Complexo vitamínico para cães: cuidados indispensáveis | CachorroGato

Complexo vitamínico para cães: cuidados indispensáveis

Saiba de que forma o complexo vitamínico para cães pode ajudar a saúde do seu pet

Alimentação balanceada, ração de qualidade e água limpa e fresca são essenciais para a saúde e bem-estar dos cães. Entretanto, são necessários maiores cuidados com nossos melhores amigos e isso certamente inclui a inserção de um complexo vitamínico para cães na dieta deles. 

complexo vitaminico

O complexo vitamínico para cães não é novidade para os especialistas e amantes dos animais. Eles são inseridos na dieta para combater e prevenir diversas doenças, aumentar a resistência física, deixar a pelagem mais viva e brilhante, entre outros benefícios.

Rações são fontes de vitaminas

As rações industrializadas geralmente possuem vitaminas e demais nutrientes na sua formulação, mas é necessário ficar atento às marcas que realmente possuem o complexo vitamínico para cães. Essas são geralmente indicadas pelo veterinário. O consumidor pode ainda procurar por tais referências na tabela nutricional constante na embalagem da ração.

Outro fator importante é combinar a fase vivida pelo animal com o tipo de ração. As empresas mais conceituadas do mercado oferecem rações que combinam vitaminas, cálcio, ferro, proteínas, extratos vegetais, probióticos e outros nutrientes nas rações fabricadas, dispensando em algumas situações o uso de complementos vitamínicos para cães. Assim, existem rações específicas para o filhote, o animal na idade adulta, o animal idoso, o cão obeso, oalérgico, entre outros.

Leia Mais: Cruzamento de animais – Saiba tudo sobre a cruza de cães e gatos

As vitaminas mais indicadas

Algumas pessoas associam o uso do leite de vaca como fonte de cálcio, a carne bovina como fonte de proteína e o pão como fonte de carboidratos, mas isso pode ser muito perigoso para nossos amigos, pois podem provocar obesidade, diarreia, alergias e outras enfermidades. Por outro lado, algumas frutas e legumes não-ácidos podem ser oferecidos ao animal, já que são fontes de vitaminas. 

Entre as vitaminas mais indicadas estão as do complexo B, pois estas garantem o bom desempenho do metabolismo e sistema nervoso, além de serem formadoras do sangue, auxiliarem na manutenção dos olhos, pele, sistema digestivo, serem produtoras de energia, entre outros.

Em casos específicos, dependendo do estado de saúde do cachorro, o médico veterinário irá receitar o complexo vitamínico para cães, além de uma dieta saudável, o que contribuirá para o restabelecimento da saúde do animal.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/complexo-vitaminico-caes/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
benefícios, cachorros, remédios, saúde, vitaminas

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados