Como Fazer o Cachorro Fazer as Necessidades no Lugar Certo

Veja dicas e sugestões sobre como fazer o cachorro fazer as necessidades no lugar certo.

Um dos maiores desafios do dono de um filhote é ensinar como fazer o cachorro fazer as necessidades no lugar certo, como um jornal, principalmente se o cão mora em um apartamento ou casa sem jardim. É um trabalho complicado e muitas vezes demorado, mas existem formas eficazes de conseguir ensinar o bichinho.

 

Fazer xixi fora do lugar não é falta de educação do cão

 

A relação que os cães têm com suas necessidades é diferente dos humanos. Entender essa relação é o primeiro passo para saber como fazer o cachorro fazer as necessidades no lugar certo, pois assim o dono pode saber como lidar com os momentos em que o cão quiser fazer xixi por aí.

Leia Mais: Venda de Cães - Saiba onde comprar seu pet

 

como-fazer-cachorro-fazer-necessidades-lugar-certo

Cachorros costumam urinar onde querem marcar o território. Por se relacionarem entre si basicamente pelo olfato, urinar nos lugares faz com que eles fiquem com o cheiro daquele cachorro, o que faz outro perceber que aquele território já pertence a outro cão. Naturalmente, estando em sua própria casa, seu próprio território, o cão vai querer marcar todos os cantos possíveis e móveis novos. É uma necessidade institiva do animal.

Quando filhote, o cão ainda não tem esse instinto territorialista, então é mais fácil orientá-lo sobre onde deve fazer as necessidades. Claro, sem esse instinto o filhotinho acaba por ficar perdido e acaba fazendo necessidades em qualquer lugar que estiver. Cães adoram usar a grama para esse tipo de coisa, é por isso que seu filhote adora usar o carpete, que se assemelha mais à grama do que o chão gelado.

É importante que o dono tenha em mente que o cão macho só pode ser realmente educado a fazer no jornal até começar a levantar a perna, que é quando ele mais começa a marcar o território.

 

Ensinando o filhote a fazer as necessidades no jornal

 

Requer paciência e dedicação tentar ensinar o cãozinho a fazer as necessidades no jornal. Principalmente se ele tiver menos de dois meses. Quando muito filhote, o cão não deve ficar solto pela casa, para sua própria segurança, por isso, delimite um local onde ele vai ficar, seja em um cômodo, área de serviço ou varanda. Lá deve ficar o jornal e a comida, o mais afastadas possível, pois o cheiro pode interferir no apetite.

É indicado que se deixe jornais espalhados pela área onde o cachorrinho vai ficar, sempre trocando quando usado. Com o tempo, vá retirando os jornais e acrescente a caminha para ele dormir. Assim, ele vai acostumar a usar o jornal com mais facilidade. É bom prestar atenção em quanto tempo o cãozinho demora para fazer as necessidades depois de comer e beber água.

 

ensinar-xixi-lugar-certo

Depois desse tempo, deixe-o mais solto pela casa. Continue prestando atenção no tempo que ele leva até sentir vontade de usar o jornal. Se vir o cão rodando e cheirando o chão, faça um som que prenda sua atenção e o leve até o jornal, pois provavelmente ele precisa usar. 

Sempre que o cachorrinho usar o jornal corretamente, o agrade com alguma comidinha e carinho, para ele entender que fez no lugar certo. Repreender e brigar com o cãozinho quando ele fizer xixi pela casa não é o mais indicado, porque dificilmente ele irá entender o que fez. O certo é o uso de petiscos sempre que o cão usar o jornal. Com o tempo, ele o procurará sozinho.

 

Os passeios são indispensáveis

 

Logo após tomar todas as vacinas necessárias, o cãozinho estará pronto para passear na rua. É importante acostumá-lo 

Essa passagem do jornal para fora de casa deve ser feita gradualmente, muitos cães acostumam com o jornal e sentem dificuldade em fazê-lo fora de casa. Utilize a mesma técnica de observação do tempo que ele demora para sentir vontade de usar o jornal e o leve para passear nesse momento.

O cão vai cheirar todos os lugares, descobrir o ambiente, ele vai ficar desconfiado no começo, mas insista no lugar, esperando o tempo que for necessário até ele se sentir à vontade. Com o tempo, o cãozinho irá gostar dos passeios, entenderá para que eles servem e esperará por eles.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/como-fazer-cachorro-fazer-necessidades-lugar-certo/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Comportamento dos Cães, Fases da Vida dos Cães
Tags:
adestramento, cachorros, cães, cão, certo, ensinar, hábitos, lugar, pets, xixi

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados