Como escovar os dentes dos cachorros – Conheça a melhor forma | CachorroGato

Como escovar os dentes dos cachorros – Conheça a melhor forma

Aprenda como escovar os dentes dos cachorros para melhorar a qualidade de vida dos pets

Muita gente se pergunta se é realmente necessário ou se é bobagem escovar os dentes do cachorro, a resposta, segundo especialistas, é: precisa sim e é muito importante. Apesar de ser um costume ainda pouco difundido, já que muitos não sabem como escovar os dentes dos cachorros o hábito é válido não apenas para espantar o mau-hálito, mas principalmente para manter a saúde bucal do bichinho.

Após as refeições, os cães também ficam expostos aos males que os restos de comida ou ração que se depositam entre os dentes podem causar. Por isso, é importante saber como escovar os dentes dos cachorros. Trata-se de uma região onde podem se acumular milhares de bactérias capazes causar perda da dentição, inflamação, irritação e vermelhidão das gengivas e mais o acúmulo de tártaro (crosta amarelo-amarronzada), sem contar um sério risco de contrair infecções, sendo, muitas delas, fatais.

como-escovar-dentes-cachorros

Como em todo hábito, a escovação deve começar desde cedo, ainda quando seu pet é filhote. Nessa época, eles estão mais receptivos às novidades e aceitarão sem maiores problemas passar pelo procedimento.

Se o seu pet já é adulto, a tarefa fica um pouco mais complicada. Isso ocorre, em um princípio, porque como não está acostumado com a intervenção humana em escovar os dentes caninos na região da boca e ele pode estranhar, reagindo negativamente aos primeiros intentos, por mais confiança que tenha no seu dono ou cuidador. Mas fique tranquilo, nada que uma boa dose de paciência e amor não resolvam! Mãos à obra:

 

Leia Mais: Ruptura de ligamento cruzado em cães e gatos

Itens essenciais para a escovação dos dentes dos pets

Pasta: Quando vamos comprar para nós mesmos uma pasta, muitas vezes preferimos sabores refrescantes. Contudo, lembre-se que na hora de fazer a escolha do melhor creme dental para seu cachorro, de nada adianta que o sabor seja gostoso para você e não para ele. Ou seja, nada de se assustar com opções exóticas ou aparentemente estranhas como o sabor à carne, por exemplo, que para eles podem ser bem mais saborosos e instigantes.

Dedal ou escova de dentes: o dedal, ou dedeira como alguns preferem chamar, é anatômico, tem cerdas muito macias ou revestimento de silicone e você deve usá-lo no seu dedo indicador para facilitar a escovação dos dentes do bichinho. Já a escova de dentes especial para pets tem cerdas ultramacias e, em geral, um cabo longo para facilitar a ação do dono. Os dois são ótimas opções. Para escolher qual será a melhor para o seu cão já depende de você e dele, o fundamental é que ambos se sintam o mais cômodos possível durante o processo. 

 

IMPORTANTE

Jamais uma pasta dental de consumo humano deve ser utilizada para realizar a limpeza dos dentes de um cachorro. Elas possuem componentes que fazem mal ao estômago do bichinho e podem provocar doenças e desconfortos. 

 

Agora é com você!

O primeiro passo é acostumar o seu cachorro com o gosto da pasta e com o ato de escovar. Para começar, antes de escolher entre e a dedeira e a escova, você pode utilizar seu próprio dedo para escovar o dente do pet, com creme dental, introduzi-lo na boca do cachorro e realizar massagens suaves na gengiva dele.

Cada um vai reagir de uma maneira, alguns não gostam e viram a cara no começo, outros acham a brincadeira divertida e começam a lamber sua mão. O mais importante é que, mesmo que ele faça cara feia ou desvie, você deve insistir delicadamente, sem forçar e pouco a pouco. Dessa forma, ele perceberá que não tem nada a temer. Esse ritual deve ser feito sem pressa e com muita tranquilidade.

como-escovar-dentes-caes

Depois que o seu pet se acostumar com o dedo na boca dele, você pode começar a introduzir a dedeira ou a escova. Essa etapa requer muito tato e carinho, já que o cachorro pode não gostar muito no começo, de alguém colocando um objeto estranho na boca dele. Insista, brinque, faça carinho. Atenção para explorar todos os dentes e nunca pressione as cerdas da escova diretamente contra a gengiva dele.

No dia seguinte, repita o procedimento, o prazo para que os cães se acostumem varia muito em cada caso, mas em geral em uma semana eles já se deixam manipular normalmente. Se puder, realize a escovação nos dentes do pet em momentos-chave como na hora da brincadeira ou do passeio, para associar esse ato com algo prazeroso,  ele pode até gostar desse novo jogo!

Depois de escovar os dentes, não é preciso jogar água e tampouco dar algo para que ele beba já que a pasta foi desenvolvida para esse fim.

O ideal para a higiene bucal é manter uma rotina de escovação diária, mas se você achar que não dá conta, agora que você já sabe como escovar os dentes dos cachorros o melhor é realizar a limpeza três vezes por semana, com paciência, do que fazê-la todos os dias com pressa.

Gostou? Agora é sua vez! Cuide bem dos dentes do seu cachorro e aproveitem cada dia juntos com amor e muito mais saúde. Lembre-se: consultas a veterinários especializados em dentição canina podem ser garantia de uma saúde bucal excelente para seu pet.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/como-escovar-dentes-cachorros/

Categorias:
Moda e Beleza para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cães, cão, cuidados, dentes, dentistas, escovação, escovar, pets, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados