Cuide de seu melhor amigo: como acabar com os carrapatos em cães | CachorroGato

Cuide de seu melhor amigo: como acabar com os carrapatos em cães

Saiba mais sobre estes inimigos dos nossos pets e entenda como acabar com carrapatos em cães de uma vez por todas.

Se os cães são tradicionalmente conhecidos como os maiores amigos do homem, os carrapatos podem ser considerados como o pior inimigo dos nossos cachorros de estimação. Esses parasitas podem acabar com a tranquilidade não apenas do nosso animal, mas também com a de toda a família. Por isso, é muito importante entender como acabar com carrapatos.

como acabar com carrapatos

Os carrapatos são insetos que dependem basicamente dos cachorros para conseguir sobreviver, já que se alimentam basicamente de sangue. Vale ressaltar que não são encontrados apenas nos cães e também surgem em outros animais, mas como os cachorros estão mais presentes no convívio das pessoas no dia a dia, acabamos percebendo com mais frequência nos cães. Mas antes de entender como acabar com carrapatos é importante que as pessoas entendam os reais perigos que estes parasitas representam.

Por que os carrapatos são tão perigosos?

Pense em uma picada de mosquito. Nenhum humano gosta de ser picado pelo inseto, já que, na maioria dos casos, terá coceira naquele local. Agora pense se o mosquito tivesse a capacidade de se prender no corpo de um humano e ficasse ali por muito tempo sugando o seu sangue e causando dor e coceira. É o que o animal sente quando está com um carrapato.

Além de causar um grande incômodo e prejudicar a qualidade de vida do hospedeiro, o carrapato também é o principal transmissor de algumas das doenças mais comuns que encontramos nos cães, como é o caso da Babesiose. Em alguns casos, também podem transmitir doenças para os humanos que entram em contato com o cão.

Leia Mais: Cães e Gatos x Cigarro – A batalha

Primeiro passo: Remover o carrapato

A primeira coisa que deve ser feita assim que um carrapato é detectado no cão é a sua remoção. Perceber que está presente no couro do animal pode ser uma tarefa mais complicada para os cães peludos, mas desconfie sempre se estiver se coçando muito em um determinado local.

Para correta remoção do carrapato, utilize sempre uma pinça sem corte e de preferência esteja de luvas e com o animal no chão. Segure com um pinça o carrapato próximo da sua base para evitar arrancar somente a cabeça e deixar o corpo do parasita no piso. Retire fazendo uma pressão constante. Depois, lembre-se de sempre matar o carrapato, nunca jogue ele vivo dentro do lixo, por exemplo.

Segundo passo: tratando o animal

O segundo passo é tratar o animal para que ele não tenha mais carrapatos. Hoje em dia existe uma série de produtos no mercado, como soluções, talcos, shampoos ou coleiras que ajudam a manter o cachorro afastado dos parasitas. Uma dica é levar o cachorro ao veterinário, especialmente se estiver com muita coceira, para descobrir um método que não lhe traga problemas.

Terceiro passo: trate o ambiente

Mesmo sabendo como acabar com carrapatos no corpo do nosso amigo cão, ainda existe uma importante tarefa que deve ser feita: o tratamento do ambiente. Limpe bem o chão da sua casa com uma vassoura e depois com um aspirador de pó para eliminar os possíveis ovos de carrapato que tenham ficado para trás. Além disso, aplique no chão produtos específicos para limpeza do ambiente.

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/como-acabar-carrapatos/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, carrapatos, cuidados, saúde, técnicas

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados