Coleira para cachorro: conheça os tipos e usos de cada modelo | CachorroGato

Coleira para cachorro: conheça os tipos e usos de cada modelo

Cada cachorro pede um tipo diferente de coleira. Confira aqui quais são os modelos existentes de coleira para cachorro e qual a melhor para seu pet.

Um dos itens mais importantes para se comprar na hora de adquirir um cão é a coleira. Porém não uma coleira para cachorro qualquer, pois cada cãozinho é compatível com um tipo específico. Caso use uma coleira inadequada, a mesma pode machucar o cão ao invés de deixá-lo seguro. Por isso, deve-se escolher atentamente.

coleira para cachorro

Antes de comprar uma coleira para cachorro, considere os seguintes fatores: porte (pequeno, médio ou grande), peso e necessidade. Por mais incrível que pareça, nem todo cachorro precisa obrigatoriamente de uma coleira. Os cuidados com a segurança são necessários, mas em determinadas circunstâncias (filhotes muito novos ou criados em quintais seguros, por exemplo) elas não são necessárias o tempo inteiro.

Tipos de coleiras mais comuns

Existem diversos tipos de coleiras para cães, cada uma com objetivos bem definidos. A mais comum delas é a tradicional, que pode ser usada tanto para passeios, com o complemento de uma guia, ou em casa, para ajudar na identificação: muitas vezes o cachorro pode acabar fugindo de casa e ter informações, como telefone, endereço ou o nome do dono ajudam a resgatá-lo. As coleiras tradicionais – e as guias - podem ser feitas de vários materiais, como nylon, couro, entre outras, cada uma de acordo com o seu cachorro.

Uma coleira para cão muito comum é a peitoral. Esta pode ser usada por todas as raças, principalmente as que possuem dificuldades de respiração, pois não apertam nem enforcam o animal. Ainda assim, encontre o modelo certo para seu cão, pois alguns deles não são recomendados, por exemplo, para cães de pelos longos.

Leia Mais: Piercing para cães? Acessório vira febre em pet shops

Coleiras para cães de maior porte

Outros tipos de coleiras incluem os Headcollars e os Enforcadores. Os Headcollars são indicados para cães de comportamento instável, normalmente de grande porte, pois a coleira passa pelo focinho, e diferentes da focinheira, não tampam a boca do animal, podendo inclusive beber e comer. A focinheira é obrigatória para algumas raças, mas apenas em passeios em locais abertos.

Já o enforcador é a coleira para cachorro menos indicada. De fato, muitos veterinários mal a recomendam devido aos riscos que pode causar a um "cãozinho". O motivo do nome é que a coleira causa ao cachorro uma sensação de enforcamento, embora isso não ocorra. Ainda assim, se não houver uma folga adequada, pode sufocar o cachorro de verdade. Portanto, evite este tipo de coleira e procure outras que proporcionem ao cão e ao dono a mesma sensação de segurança.

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/coleira-caes/

Categorias:
Moda e Beleza para Cães
Tags:
acessórios, coleira, coleira cachorros, moda, raças

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados