Cachorro Ciumento - Entenda de onde vem o ciúme do seu cachorro | CachorroGato

Cachorro Ciumento - Entenda de onde vem o ciúme do seu cachorro

Ter um cachorro ciumento muitas vezes é um problema que o dono não sabe resolver, veja algumas dicas de como lidar com um cão ciumento

O ser humano quando tem ciúmes já é difícil de lidar, agora, como fazer quando nos deparamos com um cachorro ciumento? Como o cão fica assim e o que podemos fazer para reverter esse caso?

A princípio, certa dose de ciúme é desejável para o cão, principalmente se for um cão de guarda. Afinal, um cão que ama e que não deseja que estranhos se aproximem de seu território é um melhor cão de guarda do que aquele que confia em todos.

Porém, se o cão não passar por um adestramento correto e contínuo, o sentimento de posse pode se tornar tão grande que se torna um empecilho até mesmo dentro da família, quando o cão decide que não quer que se aproximem de determinado membro da família, por exemplo, comportamento típico de um cão ciumento.

 cachorro-ciumento

Como o cão fica ciumento?

O ciúme e sentimento de posse em um cão não são como uma doença, algo que ele desenvolve de um momento para o outro. Por serem animais acostumados a viverem em bandos – eles consideram a família como o bando deles –, da mesma forma que os seus ancestrais lobos, os cães precisam sempre de uma pessoa de autoridade dentro da casa – que devem ser todos os adultos da casa e não apenas o dono, para quando o seu dono não estiver por perto.

Leia Mais: Cães e gatos: comuns e diferentes, veja a comparação.

Dessa forma, eles sabem que devem sempre obedecer àquela pessoa e se sujeitar às regras que o dono estipular. O problema começa quando o cão perde essa figura de autoridade ou quando o dono dá a impressão de que a sua autoridade é contestável, dando espaço para o cachorro se tornar dominante naquele local e por isso, se comportar como um cachorro ciumento, que controla e estipula as regras da casa.

 

Como evitar que meu cão se torne ciumento?

É importante que desde o primeiro momento dentro da nova casa o cão entenda quem é que manda ali, aprendendo a respeitar o seu dono e as ordens que recebe. Algumas ações como ter um local próprio para o cão ficar quando não tiver mais ninguém em casa ajudam a evitar que o cão se torne muito ciumento – se o cão ficar solto dentro de casa enquanto estiver sozinho, na cabeça dele vai se formar a imagem de que aquele é o território dele e que é ele quem manda em tudo, o que desencadeia o comportamento ciumento no cão.

Outra forma de evitar que o cão se torne muito ciumento é prestar atenção no  comportamento do seu pet, para ser capaz de identificar as primeiras demonstrações de ciúme e posse e já começar a treinar o cão desde o primeiro momento, assim ele vai perceber que o posto de liderança da matilha não está livre e que ele deve permanecer obedecendo os seus donos.

cao-ciumento

 

Meu cão é muito ciumento, o que eu faço?

O primeiro passo é que o dono e todos os moradores da casa entendam que o ciúme exagerado não é uma característica positiva e que cão ciumento não sente todo esse ciúme por amar a sua família e a sua casa – é claro que esse também é um dos motivos, mas não é exclusivamente o único –, o cão ciumento se acha o líder e está agindo como tal e esse comportamento é prejudicial para todos os membros da família.

Para os casos em que o cão já estabeleceu o seu papel de líder da casa, é importante que o dono use técnicas de adestramento para reestabelecer a ordem dentro de casa, o que consequentemente vai fazer com que seu pet deixe de ser um cão ciumento.

Outra técnica importante é não fazer o que o cão quer no exato momento que ele exige isso – o seu cão está querendo carinho enquanto você conversa com alguém, pulando em suas pernas e latindo para conseguir sua atenção? É muito importante nesses casos que o que quer que o cão deseje seja negado, porque se for atendido imediatamente o cachorro ciumento vai entender que aquele comportamento dele é aceitável e que será sempre recompensado se agir daquela forma, entrando em um círculo vicioso bastante prejudicial.

Incentivar os bons comportamentos dos cães é a melhor técnica – sendo usada inclusive durante adestramento com profissionais – então a cada vez que o cão obedecer após ser repreendido, é importante que ele receba algum afago ou petisco próprio para cães, assim ele perceberá que essa atitude é favorável e irá obedecer mais tranquilamente.

Na dúvida, se achar que o cão não está respondendo bem às dicas acima, o aconselhado é sempre procurar um especialista em comportamento e adestramento de cães.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/ciumento/

Categorias:
Comportamento dos Cães
Tags:
adestramento, cachorros, cães, cão, ciume, comportamento, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados