Chihuahuas - Raças de Cachorro Miniatura | CachorroGato

Chihuahuas - Raças de Cachorro Miniatura

Chihuahuas: saiba mais sobre seu perfil, características e curiosidades

Os chihuahuas são cães bastante conhecidos entre as raças de cachorros. A identificação de um chihuahua é simples, já que é um dos cachorros de se carregar no colo mais famoso no mundo. O fato da sua leveza o deixa confortavelmente repousar no colo dos donos.

Seu peso está entre 1 e 3kg e mede de 15 a 23cm. O cuidado com o seu pelo está entre os níveis de fácil e médio. O adestramento do chihuahua é de dificuldade média e podem ser encontrados em todas as cores.

As características físicas dos chihuahuas são marcantes: tamanho miniatura, leve e com olhos bem grandes e salientes. A imagem de um companheiro leal e dependente. Este tamanho e aparência indefesa criam a necessidade do dono de cuidar deles, mexendo com o seu instinto maternal ou paternal.

Este pequeno animal pertencente ao gigante mundo das raças de cachorro requer pouca atividade física e se adapta bem à vida urbana. Os chihuahuas de pelo curto precisam estar sempre agasalhados em temperaturas baixas, pois ele é muito vulnerável ao clima frio.

Por outro lado, apesar do tamanho e aparência indefesa, igual à um cão de grande porte, o chihuahua é uma das raças de cachorro com instintos de caça e proteção. A evolução da raça com os cruzamentos em busca do temperamento mais calmo têm obtido êxito, porém, em alguns cães ou momentos, o chihuahua ainda pode ser ágil e, apesar dos dentes pequenos, realizar uma mordida certeira.

Uma preocupação importante nos chihuahuas é o fato de terem epilepsia, comum também a raças parecidas que possuem o crânio arredondado.

Leia Mais: Veja as 10 raças ideais de cães para apartamentos pequenos

É um cão para um único dono e não é recomendável para famílias agitadas e numerosas, já que é propenso a lesões nas pernas.

A história desta raça de cachorro, apesar que espantosamente se sabe pouco sobre a origem desta raça tão conhecida, conta que foi levada do México aos Estados Unidos em 1850. Foi no México que o chihuahua ganhou este nome que significa lugar seco e arenoso. Cães miniaturas chagaram às Américas trazidos pelos Espanhóis no século XVI, apesar que também é falado não-oficialmente que vieram da China bem mais antigamente. Inclusive existem lendas de terem sido usados em sacrifícios pelos astecas.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/chihuahuas/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães
Tags:

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados