Certificado Zoosanitário Internacional – O que é? | CachorroGato

Certificado Zoosanitário Internacional – O que é?

Se você nunca ouviu falar e vai viajar com o seu bichinho para o exterior, saiba que você precisará dele!

Época de férias ou não, o peludo nem sempre precisa ficar em um hotel específico para ele, já que levá-lo “na bagagem” muitas vezes é possível e até mesmo necessário. Afinal, se a casa ou o local da hospedagem permitem pets, por que não fazer dele mais um membro deste time de turistas? Porém, para fora do Brasil o animal de estimação precisa do Certificado Zoosanitário Internacional (CZI).

Muitos se perguntam o motivo desta burocracia, mas o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que possui o departamento VIGIAGRO, o qual realiza o Certificado Zoosanitário Internacional, é o responsável por garantir aos demais países por meio de um documento oficial que aquele bichinho está livre de doenças (zoonoses). Diferentemente do que acontece com o ser humano, o controle de disseminação das patologias em animais é mais fácil, portanto, com esta lei as epidemias provenientes deles e para eles são mais protegidas.

 

Como conseguir um Certificado Zoosanitário Internacional?

Para fazer o exame com um veterinário do Ministério da Agricultura, primeiro o seu bichinho precisará passar com um especialista veterinário, que dará todas as indicações necessárias e o receituário para as análises dele. Assim que eles estiverem prontos, agende a avaliação com o profissional do Ministério até 8 dias antes da data do seu embarque, que é o prazo de validade máxima da certificação. Pode ser feita via telefone ou pessoalmente, que se localiza nos aeroportos internacionais da cidade.

certificado-zoosanitario-internacional

Leia Mais: Projeto de lei que proíbe testes em animais é aprovado na Câmara

Basicamente, no dia do procedimento para a emissão do Certificado Zoosanitário Internacional a pessoa terá de levar o pet juntamente à carteira de vacinação, o resultado da sorologia para a titulação dos anticorpos da raiva, o certificado de microchipagem e o atestado de saúde ou sanitário.

Entretanto, antes de viajar, procure saber quais são as exigências do país de destino, para ir com todos os documentos necessários ao Ministério da Agricultura e evitar o risco de não conseguir o seu Certificado Zoosanitário Internacional. Afinal, quem é que quer deixar o seu fiel companheiro fora da viagem familiar?

Os EUA, por exemplo, exigem a carteira de vacinação em dia, o atestado veterinário comprovando que o animal está em condições de viajar, a opção da implantação de um microchip de identificação com padrão internacional e o CZI. Já a Suécia, além do Certificado Zoosanitário Internacional, é muito mais rigorosa e tem uma lista de procedimentos enorme: pede 120 dias de quarentena, implante de chip padrão europeu, tratamento preventivo contra echinococcus sp e carrapatos, além do atestado veterinário comprovando que ele foi tratado contra estes parasitas, teste antirraiva e carteira de vacinação, incluindo a antirrábica.

Então, não hesite em tirar todas as suas dúvidas com o veterinário do seu bichinho e o do CZI, para evitar transtornos e conseguir embarcar o seu pet com toda tranquilidade!



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/certificado-zoosanitario-internacional/

Categorias:
Atividades de Cachorro, Saúde do Cachorro, Atividades de Gatos, Saúde do Gatos, Curiosidades sobre Cães
Tags:
animais, cachorros, cães, certificado zoosanitário internacional, felinos, gatos, pets, viagem, viagens

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados