Castração de Cães em Detalhe | CachorroGato

Castração de Cães em Detalhe

Dúvidas e mitos sobre a castração de cães

A dúvida mais frequente sobre o assunto da castração de cães é a idade ideal para castrar cachorros. Existem alguns mitos relacionados e que vamos desmistificar sobre o assunto de castração de cães.

Dizem em relação à castração de cães fêmea que o animal tem que ter uma cria antes de castrar. Isso não é verdade. Pelo contrário, o melhor cuidado com a saúde da cachorra seria castrá-la sem ter cria alguma. A castração de cachorras é a cirurgia ideal para maior prevenção ao câncer de mama em cachorras antes do primeiro cio, apesar de apresentar algumas contraindicações, como a infantilização das genitálias e a possibilidade do animal apresentar incontinência urinária.

Outra boa opção é a castração de cachorras entre o primeiro e o segundo cio, que já apresenta menos contraindicações e há uma boa prevenção em relação ao câncer de mama. Para a completa saúde da cachorra, seja antes do primeiro cio ou entre o primeiro e o segundo cio, é preciso realizar a castração da cadela enquanto ainda nova, pois é mais seguro em relação à anestesia e previne contra o câncer de mama e a infecção de útero.

A infecção de útero, também é conhecida como piometra, é uma das maiores causadoras de óbito em cadelas. Se você pretende cruzar sua cachorra, o indicado é que faça a partir do segundo cio e antes dos 5 anos de idade.

A regra e sugestão para a castração do cachorro é um pouco mais branda. O cão pode ser castrado desde que seus testículos já estejam na bolsa escrotal, exceto em cachorros criptorquidicos, aqueles em que o testículo não completou seu ciclo, criando a obrigação de sua extração no local onde ficou retido, geralmente localizada na região inguinal ou abdominal.

Igual às cadelas, o principal a ser levado em consideração do cão macho é a sua idade. O risco anestésico quando jovem é baixo e ainda não teve tempo de desenvolver a principal infecção em machos não castrados, o aumento de próstata, conhecido como HPB (hiperplasia prostática benigna).

Leia Mais: 4 principais causas de amputação de cabeça de fêmur em cães e gatos

O ideal a ser feito é castrar o cachorro até os 5 anos idade. No fim das contas, não importam os mitos populares, é preciso fazer a castração para garantir a saúde do seu cachorro.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/castracao-caes/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
cachorro, cães, cão, castração, curiosidade, detalhes, dúvidas, explicação, informação, mitos, pets, útil

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados