Casinha de Madeira para Cães - Cuidados ao comprar ou construir

Conheça as vantagens e desvantagens em adquirir uma casinha de madeira para o seu pet

Casas de cães são uma ótima opção para dar mais conforto e abrigo para pets, no entanto, quem busca pelo modelo ideal no mercado de hoje se depara com uma variedade imensa de opções, o que torna a decisão mais difícil. Plástico e cimento estão entre os materiais mais usados nesse tipo de artigo, no entanto, as casinhas de madeira para cães seguem como as mais populares e queridas de quem tem um bichinho de estimação em casa.

Leves e feitas nos mais diversos modelos e tamanhos, as casinhas de madeira para cães devem ser escolhidas criteriosamente para não haja nenhum risco à saúde dos pets – e quem pensa em construir por conta uma casa de cachorro, também deve se atentar a alguns detalhes importantes para que não haja acidentes.

Além do tipo de madeira a ser usado, quem está em busca (ou construindo) uma casinha desse material também deve ficar de olho no tamanho e nos acabamentos da casa – tanto internos como externos.

casinha-madeira-para-caes

Feito isso, basta escolher as cores que mais agradam o seu pet e o modelo mais adequado para o seu porte, garantindo que o cão tenha um lugar onde possa se entocar para momentos de relaxamento ou para fugir de algum estresse pelo qual ele possa passar. Confira, abaixo, os principais pontos para ficar de olho na hora de comprar ou construir a sua casinha de madeira para cachorros, e descubra se este é o material ideal para abrigar seu pet.

Leia Mais: Tapetes sanitários: usos e bons motivos pra ter um.

 

Madeira para casinhas de cães

 

O tipo da madeira a ser usado é um ponto fundamental de atenção para escolher a sua casinha de cachorro. Embora há quem acredite que qualquer tipo de madeira serve, esse pensamento é equivocado e, dependendo do material usado, pode, inclusive, causar intoxicações no animal e até levá-lo à morte – como no caso das madeiras compensadas, do tipo aglomerado (que inclui arsênio na composição de sua cola, podendo causar problemas respiratórios e de pele no cão).

O ideal é que a madeira da casinha de cães seja do tipo nobre dura, já que estas, além de serem mais resistentes, também são de alta qualidade. Maraçanduba, Ipê, Itaúba, Jatobá, Pau Roxo, Sucupira, Jarana, Jatajuba e Cumaru são algumas entre as mais indicadas para o caso, sendo que os tipos Peroba, Angico e Garapa também entram na lista. Portanto, quando for adquirir uma casinha de cão, certifique-se de que a madeira usada para a sua construção faz parte desse grupo.

 

Acabamento da casa de madeira para cães

 

É muito importante – principalmente, para os que desejam executar o projeto sozinhos – que os acabamentos da casinha de madeira para cães esteja de acordo com algumas normas, que evitam acidentes e machucados inesperados no seu pet. Na parte externa, é necessário evitar bordas muito finas e pontas, e isso pode ser feito por meio do uso de outro tipo de material para as extremidades da casa ou lixando bem os seus cantinhos.

A pintura também deve ser levada em consideração em função de prover uma maior proteção para o pet, sendo que o mais indicado é que a tinta escolhida (e própria para pintar esse tipo de material) receba, pelo menos, duas demãos de verniz com filtro solar. Na parte interna da casinha as preocupações aumentam, e é extremamente importante verificar se há a presença de qualquer prego ou farpa exposto; já que esse tipo de item é bastante atrativo para os cães, que podem se machucar bastante.

casinha-madeira-para-cachorros

A regra de pintura da parte interna segue os mesmos pontos da parte externa, e vale lembrar que, em toda a casa, a tinta usada deve ser própria para pintar madeiras. Para facilitar a limpeza da casinha, é indicado que algum tipo de enchimento preencha as frestas da madeira antes que a pintura seja feita – e massas específicas que juntam cola e pó-de-serra são as mais usadas para essa função, podendo ser encontradas em quase qualquer loja de construção.

Piso e teto da casinha de madeira também devem ser analisados. O piso deve estar, pelo menos, 20 centímetros acima do chão – evitando o contato com a umidade e bichos; enquanto o telhado deve evitar materiais como telhas (dando preferência a madeira) e ter um formato que facilite o escoamento da água em casos de chuva, sendo que os removíveis são os mais indicados para que a limpeza seja facilitada.

 

Vantagens e desvantagens das casinhas de madeira

 

A absorção de calor e a proteção contra o frio e a chuva são alguns dos pontos mais positivos das casinhas de madeira para cães – que são capazes de manter os pets quentinhos e confortáveis em tempos de temperatura mais baixa – e o baixo nível de barulho que ela produz quando habitada pelo pet é mais uma vantagem desse modelo em relação aos de plástico.

A maior desvantagem das casas de madeira de cães é, sem dúvida, o processo de limpeza, que é consideravelmente mais difícil do que nos modelos de plástico e até cimento. Isso ocorre, pois a madeira tende a acumular sujeiras e desenvolver mofos e bolor quando não é bem cuidada – além de ser sujeita ao aparecimento de cupins – fatores que podem prejudicar bastante o animal que vive na casinha, mas que também podem ser perfeitamente prevenidos e contornados com o cuidado atencioso dos donos.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/casinha-de-madeira-para-caes/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Moda e Beleza para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
acessórios, cachorros, cães, cão, casas, casinhas, cuidados, madeira, material, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados