Casa para Cães - Entenda os diferentes tipos

Qual a melhor casa para cães: a de madeira ou a de plástico?

Tudo o que queremos é dar o melhor para o nosso cãozinho. Sabemos que ele está sempre perto de nós para nos dar afeto, atenção e muito carinho. E dão, muito! Aliás, uma das coisas que conta positivamente na questão do relacionamento com o nosso bichinho é a qualidade do ambiente em que o cachorro vive e, aliado a isso, onde ele dorme e/ou descansa. É por isso que a escolha da melhor casa para cães que abrigará o seu pet é tão importante.

Neste artigo vamos ajudar você a escolher melhor a casa para cães te levando a refletir sobre a questão do custo-benefício e sobre o espaço que você tem para colocar a casinha.  

 

 

Leia Mais: Como fazer a melhor casinha de cães para seu maior companheiro

Além disso, é importante que antes de qualquer coisa, você entenda o porquê a casinha faz bem tanto para o animal, como também para o dono. Veja, além de ser medida de proteção para os seus utensílios domésticos, o uso da casa para cães, também dá mais conforto ao ambiente familiar. É fundamental pensar que, além de ajudar a controlar os hábitos do animal, a casinha também funciona como um espaço de recolhimento, de território, de pertencimento e ajuda em muito no adestramento deles ou quando estão doentes.

 

A casa para cães é uma jaula ?

 

Não, não é! Ter uma casa para cães não é uma medida castradora. Absolutamente! É uma forma inclusive de demonstrar para o seu cãozinho o quanto é importante para você que ele tenha um espaço que seja só dele, assim como você também tem um espaço que é só seu. Cães são animais de toca, é da natureza deles buscar um refúgio.

Desta forma, investir comprando ou fazendo uma casinha para ele, ou para ela, nada mais é do que uma ação de cuidado e de troca. Porque à medida que você diz; “olha, eu me importo com que você tenha o seu espaço” ainda que seja de uma forma indireta, o seu cãozinho vai ser muito mais feliz, mais seguro e mais alegre. Pode apostar!

O mais comum no mercado de casinhas para cães são as construções de casinhas de madeira ou de plástico. É claro, cada uma tem a sua vantagem e a sua desvantagem, mas o nosso objetivo aqui é ajudar você a entender qual é a melhor casinha para sua circunstância de vida, para o tamanho do espaço que você tem disponível, o tamanho do seu bichinho, quanto tempo diário você tem para se dedicar a esta casinha e o, principalmente, quanto você pretende investir.

Abaixo fizemos uma comparação para que você entenda um pouco mais sobre cada uma deles e que elas sirvam para te ajudar a decidir qual é a opção ideal para seu lar. Vamos lá!

 

Casas de Plástico para Cães

 

 

Na casinha feita de plástico há algo muito importante que deve ser observado e levado em consideração na hora de tomar a decisão de compra; é que a vantagem dela de ser feita deste material faz com que ela possa ser lavada com mais facilidade e mais vezes, contribuindo para a higiene não só da casinha, como também na saúde do animal.

Sendo lavada com mais praticidade, com certeza, o espaço vai ser mantido longe das sujeiras acumuladas, entretanto, o dono vai precisar de uma rotina de limpeza um pouco mais intensa. Mas, o fato é que, tendo a limpeza constante, doenças serão evitadas. 

Além disso, um ambiente limpo e que seja só dele ajuda na recuperação de qualquer momento de doença em que o seu cãozinho venha a passar. Pense quando você está doente! Prefere ou não ficar no seu canto, em um ambiente acolhedor e limpo? É a mesma coisa, funciona da mesma forma.

Então, tenha em mente que ao escolher a casinha de plástico a sua opção será pela praticidade na limpeza e um investimento um pouco mais baixo do que o de madeira.

 

Qual tamanho ideal da casinha?

 

O melhor tamanho sempre vai ser aquele em que o seu bichinho passe o tempo dele lá dento de forma confortável. Mas, veja, essa é uma medida que você deve levar em conta com ele em pé. Se está confortável em pé, é certo que a casinha tem um tamanho adequado.

Além disso, esta medida é válida tanto para as casas de plástico, como para as casas de madeira.  O material em si não interfere, neste quesito, o importante mesmo é o conforto do animal. Um modo interessante de medir é: o cachorro precisa ter a possibilidade de ficar em pé sobre as quatro patas e dar uma volta em círculo sobre o próprio corpo, não mais do que isso, pois os cães gostam da proteção que um ambiente não muito grande proporciona.

 

Quais as vantagens?

 

  • É mais higiênica e você pode lavar; já a de madeira, não;
  • É mais prática para limpar, afinal de contas, o peso do material de plástico é bem menor.

 

Quais as desvantagens?

 

  • A durabilidade é menor;
  • A quantidade de vezes que você vai precisar limpar vai ser bem maior do que na de madeira. O ideal é saber quanto tempo do seu dia você vai gastar diariamente para limpar o local, esterilizar e esperar secar.

 

Casa de Cães feita de madeira

 

 

Uma coisa interessante de você pensar sobre a casa de madeira é levar em conta se o espaço que você tem em casa reservado para a casinha é amplo ou não. No geral, elas exigem um espaço maior, se você tiver um ambiente externo que possa acomodá-la; tanto melhor.

Para pensar sobre a conservação e limpeza da casinha você deve ter em mente que as madeiras mais firmes, como ipê e peroba, evitam que mofo ou fungos se desenvolvam no local, especialmente, em dias mais frios.

Uma ideia muito legal é procurar alguma casinha que seja de material ecológico, como, por exemplo, madeira de demolição. No mercado, ela pronta deve ser um pouco mais cara do que as madeiras comuns, mas se você tiver uma ideia mínima de construção, pode construir você mesmo. Abaixo ensinamos o que você deve saber para construir!

 

Quais as vantagens?

 

  • Ela não faz tanto barulho como as de plástico;
  • Por ser de madeira, naturalmente, a durabilidade é maior;
  • Para evitar que a água seja absorvida pela madeira, causando mau cheiro e estragar a madeira em si, você pode procurar impermeabilizar, envernizar;
  • É mais fresca do que a de plástico.

 

Quais as desvantagens?

 

  • O custo é mais alto;
  • Acumula odor, então, é preciso ter muito cuidado ao escolher a madeira adequada para a confecção da casa.

 

DICA!

Uma dica super legal, para a área externa da casinha, é pintar as paredes na mesma cor da sua casa. Essa proposta faz com que o cãozinho tenha a percepção correta sobre o fato de haver uma casinha para ele. O animal identifica que realmente faz parte daquela casa, daquela família, só que tem um espaço que é só dele, evitando o estranhamento e a rejeição da casinha.

 

FAÇA VOCÊ MESMO!

 

 

Como montar uma casa para cães?

 

Pensando nas dicas que demos acima, entendemos, que de repente muita gente possa querer construir a própria casinha para o seu bichinho. Então, fizemos uma lista das coisas importantes que você deve fazer e o material adequado a ser usado. Anote aí o passo a passo!

 

  1. Tenha em mãos a medida do seu cão!

Primeiro você vai tirar as medidas do seu cachorro, em especial, altura e largura. Deixe sempre um espaço de uns 10cm da cabeça do animal para ficar um pouco mais folgado o ambiente, mas não muito.

 

  1. Antes de começar a construir pare e pense!

Escolha o material adequado para ser utilizado (demos a sugestão de madeiras nobres, mais firmes e mais resistentes, como ipê, peroba e demolição);

 

  1. Comece sempre pela base!

É onde todas as casas começam a ser construídas.

Lembre-se que você deve deixar uma distância considerável do solo para que nos dias de chuva a água não entre na casa do seu cão. Ideal 15 a 20cm.

 

  1. A entrada

A entrada da casinha deve ser na lateral e não no meio da casa para evitar que entre uma frente fria em cima do pet. Naturalmente, fazendo a porta na lateral ele vai para o canto se esquentar e se proteger.

 

  1. O telhado

Use telhas que não tem aquelas calhas por onde corre a água da chuva, você pode fazer de madeira mesmo.

 

  1. A pintura e Impermeabilização

A pintura nós já demos a dica por aqui, só acrescentamos que é importante você envernizar a madeira para evitar que ela acumule mofos.

 

E então, decidiu qual é o melhor material de casas de cães?

Qual deles você escolheria para que o seu cãozinho tivesse todo o conforto?

 

Leia também sobre os canis para cachorros e aprenda a fazer uma deliciosa caminha para o seu pet!

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/casa-para-caes/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Moda e Beleza para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cães, cão, casa, casinha, fazer, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados