Cão Vira-Lata: o melhor amigo do homem | CachorroGato

Cão Vira-Lata: o melhor amigo do homem

Saiba mais sobre a "raça" do cão vira-lata

Há diversas raças de cães, das mais variadas, e a maioria pensa nelas na hora de comprar um cãozinho, mas você já considerou ter um cão vira-lata? Estes cães são chamados de vira-latas por não terem uma raça definida, os SRD (sem raça definida), como são referenciados pelos veterinários, ou seja, estes cães não tem um pedigree, que é emitido por entidades oficiais para atestar a ascendência do cão (ou gato).

Mas quem precisa de um pedigree, certo? Amor não vem de um certificado e você pode apostar que o cão vira-lata tem muito amor pra dar. O cão vira-lata tem todas as qualidades procuradas num cão doméstico, são extremamente fiéis, dóceis, companheiros, etc.

Um estudo feito pela Universidade de Aberdeen e Napier, na Escócia, aplicou sete testes diferentes em um grupo de oitenta cães. O resultado mostrou que os cães chamados vira-latas apresentaram melhor noção de espaço e conseguiam resolver problemas com mais facilidade, como encontrar ossos, se saindo muito melhor do que os cães de raça, portanto são, além de tudo, mais espertos, mas lógico isto depende bastante de sua origem.

Cão vira-lata

Curiosidades sobre o vira-lata

Antes o vira-lata era chamado assim ao se referir a um cachorro de rua, que literalmente virava latas de lixo em busca de comida. Hoje em dia o termo se popularizou e os vira-latas são na verdade todos os cães SRD, sem exatamente significar um cão de rua.

Leia Mais: Equipamentos veterinários - Encontre todos os tipos e fornecedores

O cão vira-lata originalmente encontrado pelas ruas, têm expectativa de vida maior e saúde mais forte, resistem a diversas doenças e sobrevivem à condições ambientais que alguns cães de raça não suportariam. Os cães vira-latas por não terem uma raça, não possuem também características limitadas à uma raça de cachorros, ou seja, são adaptáveis a inúmeras condições de ambiente.

Conscientização sobre vira-latas tem projeto especial

Como muitos dos amantes de animais ligados no mundo vira-lata já sabem, a visão de muitas pessoas sobre os cachorros SRD (sem raça definida) ainda é um tanto equivocada – sendo que o fato de, no Brasil, o termo vira-lata ser usado de uma maneira extremamente pejorativa, também ajuda a  formar uma imagem bastante longe da realidade em relação à estes cãezinhos; que, em muitos casos, acabam abandonados pelas ruas do País.

Juliana Didone apoia o Documentário Vira-Latas

Com isso em mente, o publicitário Tiago Ferigoli criou, em 2008, um livro de imagens especial sobre o mundo dos SRD – que se transformou em um projeto muito maior e, hoje, visa a arrecadação de aporte popular para viabilizar o lançamento de um documentário sobre o tema nas salas de cinema de todo o Brasil.

Contando com a participação de personalidades brasileiras da música e da televisão na divulgação e no próprio conteúdo do longa – incluindo nomes como Caco Ciocler, Ronnie Von, Danilo Gentili, Juliana Didone e Cozete Gomes, entre outros – o projeto do Documentário Vira-Lata pretende ser o primeiro filme lançado no País com financiamento 100% popular; já que a arrecadação da verba para o projeto é feita por meio do site parceiro Kickante, que recebe doações dos interessado e apoiadores do projeto em troca de brindes especiais e menções nos créditos de agradecimento do filme.

Além de ser o principal idealizador do projeto, Ferigoli também foi o grande responsável pelo lançamento da marca batizada de Animi – que atua na confecção de peças de vestuário com as imagens de cães vira-latas e também tem parte da sua renda revertida para aportar o Documentário Vira-Lata. Clique no link e participe fazendo a sua doação para o projeto!!



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cao-vira-lata/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães
Tags:
cachorro, cachorros, cães, cão, comum, confusão, pet, pets, raça, rua, sgnificado, srd, vira-lata

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados