Cachorro sorrindo? Descubra se é mito ou verdade! | CachorroGato

Cachorro sorrindo? Descubra se é mito ou verdade!

"Eu cheguei em frente ao portão; meu cachorro me sorriu latindo!" Saiba como perceber um cachorro sorrindo.

Os relatos de cachorro sorrindo são tão comuns que viraram parte de músicas, como a música "O portão" do Rei Roberto Carlos e marcaram personagens de desenhos animados, como o cachorro Rabugento. As pessoas postam vídeos e fotos em redes sociais de cães sorrindo. Alguns juram que suas mascotes caem na gargalhada. Outros acham isso uma baboseira.

cães sorrindo

 

Um cachorro sorrindo se percebe quando eles deixam a boca semiaberta e geralmente é acompanhado pelo balançar de seu rabo, em sinal de felicidade. Mas a dúvida é persistente, afinal os cães tem a capacidade de reconhecer situações de felicidade e, efetivamente, sorrir?

Uma prova da inteligência e sentimento dos cães.

Segundo cientistas, os cães não apenas conseguem diferenciar situações tensas de situações felizes. Também conseguem reconhecer a felicidade em seus donos, isto foi apontado em um estudo no qual, através de fotos, os cães conseguiram identificar as expressões faciais de seus donos e de pessoas desconhecidas.

Leia Mais: Equipamentos veterinários - Encontre todos os tipos e fornecedores

Mas nem sempre é preciso recorrer a estudos para comprovar que os cães realmente identificam e diferenciam as situações que envolvem sentimentos. Observe quando as vozes estão alteradas, os cães tendem a se esconder ou ficar agitados, latindo. Em situações que nos dirigimos a eles com voz branda, eles respondem com carinho e fazendo festa. Isso não seria um indicio do reconhecimento de emoções?

Desmistificando o mito, ou comprovando a veracidade.

A ciência comprovou que não apenas os cães, mas outros animais como os chimpanzés e ratos emitem sons semelhantes aos da risada humana, e o fazem quando expostos a brincadeiras. Após diversos testes, para associar o "riso" com o prazer, os cientistas definiram que se expostos a situações prazerosas os cães ficam mais relaxados e este riso traz uma sensação de bem-estar.

O riso dos cães é diferente de algumas espécies animais, soltam uma baforada, deixam a boca semiaberta e ficam ofegantes, algumas vezes emitem latidos e abanam o rabinho. O fato é que cachorro sorrindo não é um mito, é realmente verdade. Mas é preciso entender que eles sorriem por associar o riso ao prazer, mas não conseguem distinguir a situação que leva a tal situação de prazer.

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cao-sorrindo/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães
Tags:
cachorro sorrindo, cachorros sorrindo, cão sorrindo, feliz, riso, sorriso, verdade

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados