Cão ou Gato - Qual o ideal para você? | CachorroGato

Cão ou Gato - Qual o ideal para você?

Descubra se você deveria ter um cão ou gato

Cães e gatos são os animais de estimação mais populares, mas surge dúvida quando a pessoa quer ter um bichinho e gosta de ambos. Qual escolher? Descubra aqui se você deveria ter um cão ou gato!

Há quem não suporte gatos e, apesar de ser difícil achar alguém que não suporte cães, há quem não quer ou simplesmente não dispõe de tempo para dar a atenção necessária a um cão e acha que um gato se viraria melhor. Entretanto, há quem seja apaixonado pelos dois, aí surge a dúvida: cão ou gato?

cao-ou-gato

Cães

 

Os cães tem fama de serem animais mais fiéis, o que atrai muitos donos em busca de um companheiro de quatro patas. A característica mais marcante dos cachorros é a constante disposição em estar perto do dono, a demonstração eterna de afeto pela família. São animais muito família mesmo, gostam de estar em meio a estes.

Leia Mais: Verdadeiro ou falso? Descubra os 7 maiores mitos sobre gatos

Uma das perguntas que você deve se fazer na hora de escolher um cachorro ou um gato é a disponibilidade de tempo que você tem. Se você passa boa parte do dia fora, mal tem tempo para respirar na correria do dia a dia, escolher um cãozinho pode não ser uma boa ideia, tanto para você quanto para ele.

Os cães são mais dependentes dos donos, emocionalmente falando, eles precisam de atenção, querem a companhia, querem brincar com os donos. Se você não puder dar um pouco do seu tempo a ele, melhor não ter um, pois o cão quando passa muito tempo sozinho pode desenvolver problemas de ansiedade pela separação e as consequências são muitas, como uma possível depressão canina e o latido em excesso.

Claro que há alternativas. Se você realmente amar cães e quer muito ter um, mas mal tem tempo pra si durante a semana, seria interessante contratar os serviços de um dog walker ou pet sitter. Cão ou gato, você deve pensar no bem deles primeiro.

Outro ponto que se deve atentar é ao gasto em cuidados essenciais. Ao contrário dos gatos, que se viram bem sozinhos na questão do banho (apesar de ser necessário que eles tomem banho com água e sabão também), os cães não fazem o mesmo, por isso é necessário levá-los ao pet shop para o banho, se você é do tipo que tem a rotina corrida.

Se você quiser um animal que, além de muito companheiro e carinhoso, proteja a casa, a resposta para a dúvida sobre cão ou gato está mais do que respondida. Seu animal é um cão. Os cães são muito protetores com relação à família e à casa.

Mais um ponto a favor do cão é para quem gosta de se exercitar. Os cães são ótimas companhias para práticas esportivas como caminhadas, corridas e até esportes especiais que envolvam o cão e o dono, que vai aproximar ainda mais você e o seu cão, como o frisbee e o flyball.

 

Dicas de raças pra quem quer um cachorro:

  • Pra quem tem criança, algumas das raças mais divertidas e brincalhonas que se dão super bem com crianças ao redor são o Beagle, o Cocker Spaniel e o Golden Retriever;
  • Para quem está na procura de um companheiro para o esporte e que sabe latir, as raças Labrador, Dobermann, Pastor Alemão e o Galgo são algumas das opções;
  • Para quem quer mais de um cão, as raças Whippet, Labrador e o Boston Terrier são algumas das que se dão muito bem no convívio com outros animais em geral;
  • Para quem mora em apartamento, o Pug, o Papillon, o Poodle e o Yorkshire são indicados, pois não precisam de muito tempo diário de exercícios na rua, meia hora já lhes é suficiente.

Confira nosso Guia Completo de Raças de Cães

por-que-escolher-cachorro

 

Gatos

 

Pra quem tá na dúvida se deve levar pra casa um cão ou gato, aqui vão os motivos pelos quais você deveria ou não escolher o gato. O gato é ideal para quem tem a vida corrida, more em casa ou apartamento, pois são animais mais independentes e não requerem tanta atenção quanto o cão.

Gatos não precisam fazer caminhadas diárias na rua e lidam bem com a ausência do dono, ou seja, por um lado você não precisa se preocupar em deixá-lo sozinho, mas por outro não pode esperar uma recepção animada quando chegar em casa.

Apesar da imagem popular que o gato tem de ser pouco amigo do dono, isso não é verdade. O que acontece é que os gatos tem um temperamento forte e não vivem para agradar o dono, eles não são traiçoeiros como alguns dizem, são tão fieis quanto os cães, o que muda é a demonstração diária desse afeto.

O gato procura o carinho do dono, gosta de brincar e demonstra amor, mas não com tanta empolgação e frequência como um cachorro. Então ao escolher um cão ou gato, você deve levar em consideração não somente o que está procurando em um animal de estimação, mas também o que ele irá precisar de você.

Outra desvantagem em optar pelo gato é que se você for uma pessoa que precisa viajar, os gatos não gostam nem um pouco de ficarem em hotéis especiais, como os cães, então você teria que contratar uma pessoa para ir até a sua casa limpar a caixinha de areia e dar comida, pois os gatos ficam estressados se são tirados de casa.

Por outro lado, se optar por um gato, você estará convivendo com um animal naturalmente higiênico, pois são bichinhos muito limpos e não precisa se preocupar em sair limpando as necessidades do animal, pois ele por natureza faz na caixinha de areia. Apenas lembre-se, sempre, de que os banhos que os gatos se dão através das lambidas não são suficientes para manter a higiene deles em dia – dar banhos com água e sabão no seu bichano pode, inclusive, evitar que alguma pessoa da casa tenha crises alérgicas ao felino.

 

Dicas para quem quer um gato:

  • Os gatos de raça gigantes, como o Ragdoll, são uma ótima opção de raça para quem mora em apartamento, pois eles estão mais acostumados a ficarem em ambientes fechados e não são passeadores noturnos;
  • Tanto os gatos de raça quanto os vira-lata são animais calmos e se adaptam muito bem aos mais diversos tipos de ambiente;
  • As raças com pelo curto dão ainda menos gastos com cuidados da pelagem, pois não cai tanto pelo, já os gatos de pelo semilongo ou longo precisam ganhar escovação com frequência, pois ao se banharem, eles engolem pelo e podem ter problemas sérios com as bolas de pelo que se formam no estômago.

 por-que-escolher-gato



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cao-ou-gato/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães, Curiosidades sobre Gatos, Fases da Vida dos Gatos
Tags:
bichanos, cachorros, cães, cão, escolher, felinos, gatos, opção, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados