Cães de quintal: rotina e saúde dos guardiões da casa | CachorroGato

Cães de quintal: rotina e saúde dos guardiões da casa

Responsáveis pela segurança da casa e da família, os cães de quintal muitas vezes são relegados a longos períodos de solidão.

Os cães de quintal são comumente animais de grande ou médio porte destinados à segurança do lar. Famílias que não dispendem de muito tempo para educar o cachorro, tendem a confiná-lo no quintal por uma questão de praticidade. Não há nada de errado com o fato, desde que se ofereça ao melhor amigo uma rotina saudável, com atividades diárias em ambiente adequado.

Assim como nós, os cães são animais sociais e precisam de contato direto com sua matilha, e isso inclui a convivência com seus donos. Cães de quintal que passam longos períodos do dia sozinhos podem ter depressão ou tornarem-se antissociais, desenvolvendo comportamentos indesejáveis. Por isso, alguns cuidados devem ser observados e incorporados ao dia a dia.

cães de quintal

Exercícios diários e cuidados que devem ser considerados

Todos os cães precisam de exercícios diários. Algumas raças de cães de guarda, como o fila brasileiro e o mastim napolitano, são extremamente preguiçosas e podem ficar deitados o dia todo. No entanto, raças mais ativas como labradores e dálmatas, podem tornar-se destrutivos na ausência de exercícios regulares ou de um quintal com espaço adequado para suas atividades.

Os cães também detestam ficar sozinhos. Se o seu companheiro é um cão de quintal e passa por longos períodos de isolamento, talvez seja o momento de considerar a adoção de um amiguinho para ele.

Higiene é fundamental!

A falta de higiene no ambiente, além de ser um risco para o animal, pode afetar a saúde de toda a família. Moscas varejeiras, vermes, fungos, ácaros e outros parasitas não somente trazem malefícios para a o bem-estar do cão de quintal como também para todos os membros da casa, que ficam sujeitos à ação de vermes e bactérias nocivas também ao homem.

Leia Mais: Equipamentos veterinários - Encontre todos os tipos e fornecedores

Manter o quintal limpo, levar o amigo para um passeio, garantir tratamento veterinário, oferecer alimentos de qualidade, providenciar local adequado, protegido do frio e da chuva, são medidas que favorecem a interação entre os cães de quintal e seus donos, fortalecendo os laços de confiança e promovendo o bem-estar de todos os membros da família.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/caes-quintal/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães
Tags:
cachorro, cães, cães de guarda, cães de quintal, guarda, quintal

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados