Cães Policiais - A atuação de animais que também podem ser heróis | CachorroGato

Cães Policiais - A atuação de animais que também podem ser heróis

Conheça os cães policiais, a profissão canina mais famosa

Você já ouviu sobre cães farejadores usados pela força policial como meio eficaz de encontrar drogas em lugares sob revista? Pois é, esses são os cães policiais. Mas já parou para pensar como eles são treinados?

Cães Policiais

O treinamento dos cães policiais

Todos os cães são treináveis, mas para o trabalho policial algumas raças são mais aptas do que outras. As raças mais comuns treinadas para serem cães policiais são semelhantes às indicadas para serem cães de guarda são: Rottweiler, Pastor Alemão e Pastor Belga de Malinois. Tanto os machos quanto as fêmeas são treinados.

O treinamento começa com o cão ainda filhote, por volta dos dois meses de idade. Antes do treinamento específico, os cachorros policiais selecionados, baseando-se nas raças com melhor faro, passam por adestramento para socialização e obediência de comandos básicos, como responder quando o policial o chama, sentar, entre outros.

Isso serve para que ele obedeça ao policial quando estiverem em meio a muitas pessoas, evitando, assim, ataques por stress do animal em ambiente desconhecido.

Leia Mais: Complexo vitamínico para cães: cuidados indispensáveis

O treinamento específico só se inicia quando o cachorro policial tem cerca de um ano de idade, pois é necessário expor o faro do cão a odores pesados como o odor típico da droga, que são escondidas em diversos objetos para treinar o faro do cão.

Depois de um exaustivo treinamento do faro, o cão consegue captar o odor da droga até mesmo se ela estiver misturada a outros componentes com cheiros distintos na intenção de disfarçar o cheiro próprio da droga.

Após completo esse estágio, o cão policial é levado aos ambientes policiais para se acostumar com a agitação do lugar, pelos mesmos motivos do primeiro treinamento: socialização.

Quando já está trabalhando, no geral, o cão intercala períodos de descanso e trabalho de 50 minutos cada, para não afetar o faro do animal. Um cão policial costuma trabalhar ativamente até os 10 anos de idade, hoje em dia.

Os cães policiais não se limitam ao trabalho como farejadores, o treinamento completo, conhecido como “schutzhound”, inclui também o treinamento para guarda que inclui o comando de ataque e imobilização do meliante, auxiliando em uma intervenção policial quando necessário.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/caes-policiais/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
adestrar, admiração, cachorros, cães, cão, curiosidades, indicações, pets, policiais, treinamento

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados