Conheça as raças e as habilidades dos cães pastores | CachorroGato

Conheça as raças e as habilidades dos cães pastores

Saiba tudo sobre os cachorros pastores e de que forma os seus instintos ajudam o trabalho humano até os dias de hoje

Usados até os dias de hoje para auxiliar as pessoas nas mais diversas atividades (e até em terapias de diferentes naturezas), os cachorros sempre foram extremamente úteis como ferramenta de auxílio do trabalho humano, além de carinhosos, amorosos e companheiros. No entanto, os cães pastores fazem parte de um grupo que se destaca ainda mais que os outros nesse tipo de função, fazendo com que essa denominação e tornasse popular em todo o mundo por meio das habilidades apresentadas por estes animais.

Contando com diferentes raças – donas de características e habilidades das mais diversas – o grupo dos cães pastores é usado há muito tempo pelos humanos, ajudando no controle de rebanhos de animais desde outros séculos. Confira, a seguir, cinco das mais populares raças de pastoreio, e conheça um pouco mais sobre as suas valiosas habilidades:

  • Border Collie

    Considerado o cão mais inteligente do mundo, o Border Collie é tido como o cão de pastoreio mais eficiente que existe. Originária da Grã-Bretanha, a raça foi criada com o propósito especial de ajudar no pastoreio de rebanhos, sendo usada com admiração nesse tipo de trabalho desde o século XIX. Alerta, obediente e extremamente esperto, o cão Border Collie precisa de bastante exercício físico para que se mantenha saudável e, embora não seja naturalmente amigável com estranhos, pode ser treinado para se tornar mais dócil e servir como um fantástico cão de companhia.


  • Australian Cattle Dog

    Muito indicado e usado no pastoreio de gado, tendo sido, inclusive, criado com este propósito. Resistente, leal e muito obediente, o Australian Cattle Dog já mostra as suas habilidades no pastoreio no próprio nome; que, na tradução, significa: Cão de Gados Australiano. Considerado um cão hiperativo, esse animal precisa de exercícios físicos constantes para viver com saúde, e a sua vivência em ambientes pequenos e restritos não é indicada. 

Leia Mais: Equipamentos veterinários - Encontre todos os tipos e fornecedores

  • Old English Sheepdog

    Mais conhecido no Brasil por causa do antigo personagem Priscila, da extinta TV Colosso, o Old English Sheepdog costumava ser muito usado no pastoreio de ovelhas, sendo tido, ainda, como um excelente cão de guarda. No entanto, atualmente, a raça é mais vista na função de cão de companhia, e um fato que contribui muito para isso é o temperamento dos cachorros desta raça específica: dócil, calmo e extremamente amigo de crianças.                                                                                                                                                                       
  • Pastor Alemão

    Como já diz o seu nome, o cão Pastor Alemão e tronou conhecido em todo o mundo por atuar com excelência no pastoreio – embora, nos dias de hoje, seja mais visto auxiliando os humanos em trabalhos policiais ou de guarda. Absolutamente obediente e fiel ao seu dono, o Pastor Alemão e muito atento, resistente, forte e fácil de ser adestrado – ocupando, inclusive, a terceira posição no ranking das raças caninas mais inteligentes em todo o mundo.


  • Australian Shepherd

    Versátil, o Australian Shepherd e um cão muito usado nos trabalhos de pastoreio; sendo que, nos dias de hoje, também é possível vê-lo atuando como cão-guia e como farejador – ajudando a polícia na busca de drogas e explosivos, por exemplo.

    Ágil, alerta, atento e muito fiel, esta raça é muito protetora e inteligente, sendo facilmente treinada e adestrada para as mais variadas tarefas. Fã de brincadeiras, o Australian Shepherd é um cão que se da muito bem no convívio com crianças – sendo bastante desconfiado com desconhecidos.

  • Rough Collie

    Bastante difundida em função do clássico personagem canino Lassie – famoso nas telinhas e telonas de todo o mundo – a raça Rough Collie não tem uma origem definida, no entanto, é sabido que é usada no pastoreio de ovelhas desde o seu surgimento. Extremamente companheiro, o Rough Collie também pode ser usado como cão de guarda, já que está sempre atento aos perigos que possam afetar seus donos – e precisa de muita atividade física para manter a saúde em dia.


caes-pastores-pastor-de-shetland.jpg

  • Pastor de Shetland

    Usado, especialmente, no pastoreio de animais de pequeno porte, o Pastor de Shetland pode ser treinado com facilidade, sendo altamente alerta e habilidoso em suas ações. Dono de um alto poder sonoro, o Pastor de Shetland também pode servir como um ótimo cão de guarda, alertando seus proprietários sobre a aproximação de qualquer tipo de ameaça – não sendo indicado para a vida em apartamentos por poder ser muito barulhento.

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/caes-pastores/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães
Tags:
cachorro pastor de ovelhas, cachorros e rebanhos, cães de pastoreio, cães pastores, raças de cães pastores

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados