10 Raças de Cães Mais Inteligentes do Mundo | CachorroGato

10 Raças de Cães Mais Inteligentes do Mundo

Saiba quais são as raças de cães mais inteligentes e conheça as suas principais características

Que os cachorros estão entre os animais mais espertos do mundo todos já sabem, entretanto, há algumas raças que se destacam nesse quesito. Mesmo quem entende bastante sobre o mundo canino pode se surpreender com o ranking de cães mais inteligentes, que inclui algumas das mais populares e queridas raças entre os donos de pets.

Definida pelo escritor Stanley Coren – autor do livro A Inteligência dos Cães - a lista dos cães mais inteligentes foi elaborada por meio de entrevistas com juízes de competições caninas, que observaram itens específicos de comportamento e obediência em diferentes cachorros. Para que o ranking fosse composto, foram analisadas 133 raças diferentes, que receberam notas de 1 a 79 para definir suas posições na lista.

Os três fatores principais de observação para os juizes envolvidos na pesquisa foram a inteligência de adaptação dos animais (avaliando a facilidade de aprendizado e de resolução de problemas), a inteligência instintiva e o nível de obediência dos cachorros – graduados de acordo com as especificações de pontos definidas para compor o ranking.

Descubra, a seguir, um pouco mais sobre a metodologia usada para definir a lista dos cães mais inteligentes, e saiba quais são as raças consideradas mais espertas no mundo canino.

 

Avaliação das raças de cachorro mais inteligentes

Leia Mais: Equipamentos veterinários - Encontre todos os tipos e fornecedores

 

Conforme citamos acima, para que o escritor Stanley Coren fosse capaz de compor a lista dos animais mais inteligentes do mundo canino, ele contou com a ajuda de diversos juízes especializados em competições de cães que, a partir da observação de determinados quesitos, deram notas aos animais de 1 a 79, de acordo com uma tabela específica.

Dividida em seis grupos de pontuação, essa lista especial de graduação destaca as principais características levadas em consideração para a graduação de cada raça, como você confere abaixo:

 

  • Nota de 01 a 10

Se encaixam os cães de maior capacidade de trabalho e obediência, que já demonstram sinais de entendimento e compreensão de comandos depois de apenas cinco repetições. Mais de 90% dos animais que formam este grupo costumam responder adequadamente ao comando de seus donos já na primeira tentativa; sendo que, quando não o fazem, é preciso esperar apenas alguns poucos segundos para que ele obedeça o comando, mesmo que seu proprietário esteja fisicamente distante.

  • Nota de 11 a 26

Aparecem neste grupo de graduação os cachorros bastante espertos e que necessitam de cinco a 15 repetições para demonstrar alguma compreensão. Ao receber comandos complicados, os animais desta categoria pode demorar um pouco para dar uma resposta, mas com a prática esse tempo pode ser bastante reduzido. Em 85% dos casos, os animais graduados entre 11 e 26 pontos tendem a reagir da maneira desejada já na primeira ordem do dono.

  • Nota de 27 a 39

Reúne os cães que começam a assimilar comandos simples depois de mais de 15 tentativas, passando a obedecê-los sem hesitar após uma média de 20 repetições. Embora não respondam tão rápido quanto os pontuados entre 1 e 26, os cachorros desta categoria demonstram uma inteligência acima da média, e tendem a reter ensinamentos com facilidade – principalmente, quando tem reforços de treinamento – sendo que 70% deles costuma responder de maneira correta já na primeira ordem do proprietário.

  • Nota de 40 a 54

Para que obedeçam seus donos de maneira satisfatória, os cães desse grupo precisam de cerca de 40 tentativas bem-sucedidas, e em 50% dos casos são capazes de reagir de acordo com comandos determinados. Os cachorros dessa categoria tendem a responder de maneira mais lenta aos seus proprietários quando comparados aos pets nos primeiros grupos, entretanto, se treinados adequadamente, pode reter muitas ações e aprender bastante.

  • Nota de 55 a 69

A capacidade de aprendizado é reduzida nos cães desta categoria, que necessitam de até 80 repetições para que um comando possa ser respondido da maneira adequada. Mesmo quando treinados, os animais nessa linha de graduação podem apresentar dificuldades de obediência, e só respondem prontamente às ordens do proprietário em 30% dos casos – sendo que o dono deve estar, fisicamente, bem próximo do animal, para que isso ocorra; caso contrário o cão pode ignorar o comando.

  • Nota de 70 a 79

Comporta as raças tidas como menos inteligentes e mais difíceis de treinar, necessitando de até cem repetições para demonstrar sinais de compreensão e segurança em responder aos comandos do dono. Pelo menos 40 tentativas são precisas para que as raças desse grupo comecem a entender o que lhes é pedido.

 

As raças de cães mais inteligentes

 

Conforme explicado acima, os critérios de graduação das 133 raças que participaram da avaliação do escritor Stanley Corem deram origem à lista que destaca os cães mais inteligentes do mundo no sentido de compreensão, trabalho e obediência. Confira, abaixo, o ranking dos mais espertos animais do mundo canino:

 

  • Border Collie

border-collie-caes-mais-inteligentes

Bastante animado e simpático, o cão da raça Border Collie é oficialmente o mais inteligente do mundo. Costuma ser destaque em competições caninas como a Agility, já que seu nível de atividade é bastante alto – fator que impede que tenha uma boa adaptação ao morar em apartamentos. Adora carinhos e precisa constantemente de brincadeiras e exercícios; correndo o risco de ficar muito infeliz quando não tem estímulos por parte dos donos.

Conheça mais sobre o Border Collie

  

  • Poodle

caes-mais-inteligentes

Tido como um dos pets preferidos no Brasil, o Poodle conta com uma ótima capacidade de aprendizado, o que torna o adestramento de cães da raça bastante fácil e rápido. Apresenta bons resultados em diferentes aspectos nos quais possa ser treinado, podendo ser um bom companheiro, caçador e até cão de guarda.

Conheça mais sobre o Poodle Anão, o Poodle Toy, o Poodle Médio e o Poodle Standard.

 

  • Pastor Alemão

pastor-alemao-caes-mais-inteligentes

Bastante corajoso e protetor das pessoas mais próximas, o Pastor Alemão já é conhecido como um ótimo cão de guarda, e é frequentemente usado em operações policiais. Apesar disso, a raça lida extremamente bem com crianças, sendo uma boa opção para famílias. Sempre em busca de tarefas e aventuras, o cão da raça é obediente e tem muita facilidade de aprendizado, sendo fã de ações que envolvam algum tipo de ajuda às pessoas.

Conheça mais sobre o Pastor Alemão

 

  • Golden Retriever

golden-retriever-caes-mais-inteligentes

Considerado entre as raças mais populares do mundo, o Golden Retriever é extremamente dócil, carinhoso e esperto. Tem uma grande facilidade de aprendizado e, em muitos casos, é usado como cão-guia para deficientes visuais, tamanha sua capacidade – e costuma se destacar bastante em competições do mundo canino.

Conheça mais sobre o Golden Retriever

 

  • Dobermann

dobermann-caes-mais-inteligentes

Assim como o Pastor Alemão, o Dobermann tem energia de sobra e gosta de proteger as pessoas; sendo considerado um ótimo cão de guarda. Destaque em competições de Agility, precisa de proprietários que lhe estimulem a fazer atividades e que saibam se impor, podendo ser um bom companheiro para toda a família. Deve ser treinado desde filhote e tem boa capacidade de compreensão.

Conheça mais sobre o Dobermann

 

  • Pastor de Shetland

racas-mais-inteligentes-pastor-shetland

Também conhecido como Shetland Sheepdog, este Pastor é muito leal e costuma defender seus donos a qualquer custo, podendo não ser muito amigável com desconhecidos. Bastante esperto e concentrado, chega a ser considerado dono de uma inteligência humana por muitos, e necessita de estímulos físicos e psicológicos constantes para evitar que fique entediado ou deprimido.

Conheça mais sobre o Pastor de Shetland

 

  • Labrador Retriever

labrador-retriever-caes-mais-inteligentes

Popular por ser muito amável e brincalhão, o Labrador é um dos cães mais conhecidos e adorados pelos amantes de animais. Podem executar diferentes tarefas complicadas, e não é difícil serem treinados para atuar como cão-guia, de caça ou farejador. Fazem muita bagunça no ambiente que o cerca quando se sentem entediados, no entanto, a agressividade é uma característica praticamente inexistente nos cachorros da raça – que lidam muito bem com crianças e outros animais.

Conheça mais sobre o Labrador Retriever

 

  • Papillon

papillon-caes-mais-inteligentes

Muito obediente, o Papillon dificilmente precisa ser repreendido mais de uma vez para absorver uma informação, e só perde para o Poodle no quesito inteligência das raças de pequeno porte. Carinhoso e protetor, tende a ser bem desconfiado com a presença de estranhos, no entanto, se transforma em puro amor quando se acostuma com novas pessoas.

Conheça mais sobre o Papillon

 

  • Rottweiler

rottweiler-caes-mais-inteligentes

Tido como um ótimo cão de guarda, o Rottweiler é muito obediente e dedicado aos seus donos. Gosta de crianças e, desde pequeno, deve ser acostumado a elas; podendo ser um bom companheiro para toda a família. Embora tenha fama de agressivo, é dono de uma personalidade tranquila, na maioria dos casos, e é extremamente fiel.

Conheça mais sobre o Rottweiler

 

  • Australian Cattle Dog

australian-cattle-dog-caes-mais-inteligentes

Protetor e com grande capacidade de compreensão, o Australian Cattle Dog é o décimo cão mais inteligente da lista, e é usado no trabalho com rebanhos por muitos fazendeiros. Seu físico e sua mente devem ser constantemente estimulados, caso contrário pode ser tornar estressado. Por ser muito leal, costuma desconfiar bastante de desconhecidos, mas dificilmente se torna agressivo.

 

 

E então? Qual a sua raça inteligente favorita? Acha que deixamos alguma de fora? Responda nos comentários!



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/caes-mais-inteligentes/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães
Tags:
cachorros, cães, cão, inteligentes, pets, raças, ranking

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados