Top 10 dos cães mais carinhosos e afetuosos | CachorroGato

Top 10 dos cães mais carinhosos e afetuosos

Conheça as raças de dez dos cães mais carinhosos e companheiros do mundo animal

Quem conhece o mundo canino sabe que cada cachorro tem as suas próprias características, apresentando personalidades, comportamentos e gostos dos mais diversos. No entanto, a raça de um cão pode, de antemão, dizer muito sobre as suas principais particularidades, e as raças dos cães mais carinhosos fazem parte constante das listas que destacam os pets preferidos entre os donos brasileiros.

Considerados ótimos companheiros, os cães mais carinhosos são extremamente apegados aos seus donos, fazendo de tudo para agradá-los e receber o máximo de atenção e carinho possível. No entanto, assim como qualquer cachorro, o nível de docilidade de cada raça também é influenciado pelo tipo de criação que este animal recebe ao longo da vida – e que permite que cães tidos como agressivos se tornem dóceis e vice-versa.

Confira, a seguir, a lista top das raças de cães mais carinhosos:

  • Labrador Retriever

    Cães mais carinhosos - Labrador

    Quem já teve o privilégio de passar algum tempo em contato com um cachorro da raça Labrador sabe o quanto estes animais podem ser dóceis e brincalhões. Sempre em busca de diversão e carinho, eles são o tipo de cão com quem até as pessoas mais medrosas se sente confortáveis, apesar do grande porte; tendo em vista que o carinho e o nível zero de agressividade da raça são algumas de suas características mais marcantes.

    Usado com frequência em trabalhos terapêuticos e de auxílio a pessoas portadoras de deficiências físicas e intelectuais, os labradores são cães bastante pacientes, espertos e facilmente adestrados – ocupando a posição de número sete na lista das raças caninas mais inteligentes do mundo.

  • Lhasa Apso

    Lhasa Apso

    Totalmente apegada e companheira de seus donos, os cãezinhos Lhasa Apso são, além de dóceis, extremamente protetores – alertando seus proprietários em relação a qualquer tipo de perigo ou ameaça que possa perceber. Embora possa se comportar de maneira bastante tímida quando ainda não conhece as pessoas, bastam alguns carinhos para que ele adquira confiança e se torne um companheiro de primeira qualidade.

    Obediente e leal, o Lhasa Apso também se adapta aos mais diversos ambientes com bastante facilidade, não apresentando muitos problemas ao ficar só por algumas horas; já que, quando o seu dono chega em casa, a alegria é tanta que só pensa em brincar e receber carinhos. Dona de um nível médio de energia, a raça não necessita de muitas atividades físicas para se manter com saúde.

    Tido por muitos como ideal na função de cão de alerta, o Lhasa Apso tem, inclusive, parte de  seu nome ligado à essa característica específica – já que muitos estudiosos creem que o Apso da raça vem do seu nome nativo Abso Seng Kye, que significa “Cão-Leão Sentinela que Late”; poisos cães da raça costumavam vigiar a entrada de monastérios tibetanos em tempos passados, alertando sobre o surgimento de qualquer perigo com latidos altos e agudos.

  • Pug

    Pug

    Considerado um cachorro de temperamento bastante tranquilo, o Pug é um ótimo animal de companhia; capaz de dar muito amor e carinho aos seus donos. Sensível e brincalhona, a raça raramente deixa o seu bom humor de lado, estando sempre pronto para acompanhar seus proprietários por onde quer que forem.

    Calmo e meigo, o Pug se dá muito bem com pessoas idosas e pode enfrentar problemas ao interagir com crianças muito pequenas – mas não pela possibilidade de poder se tornar agressivo e, sim, pelo fato de não lidar bem barulhos muito altos. Silencioso, o cão da raça não costuma latir muito, e deve receber bastante atenção de seus donos; caso contrário pode se tornar depressivo.  

  • Bulldog Inglês

    Bulldog Inglês

    Embora a sua cara possa não ser muito amigável para alguns, o Bulldog Inglês é um cão extremamente afetuoso, leal e companheiro de seus donos. Mesmo sendo relativamente independente, a raça adora passar tempo na companhia de seus proprietários e se adapta com facilidade a diferentes tipos de ambientes e pessoas.

    Dócil, a raça só ataca nas ocasiões em que precisa se defender de algum ato violento, e é bastante inteligente. Apesar de ser considerado um cachorro bastante teimoso, o Bulldog Inglês é capaz de obedecer todo tipo de comando quando adestrado de maneira adequada, sendo um ótimo companheiro para quem busca um pet amigável e brincalhão.

  • Dachshund

    Dachshund

    Fã de brincadeiras e sociável com outros animais, o cão Dachshund – popularmente conhecido pelo apelido de “salsichinha” – é bastante corajoso e um tanto independente; embora adore participar das atividades realizadas em família. Considerado um cão muito companheiro, pode ser indicado tanto para crianças como para idosos como um fiel amigo.

    Curiosa, a raça tem um espírito caçador, e frequentemente pode ser vista em busca de novas aventuras ou de animais intrusos de pequeno porte, como ratos. Bastante ciumento com os integrantes de seu lar, esse cachorro é muito carinhosos e dócil com os que ama, devendo ter algum tempo para se acostumar com desconhecidos e adquirir confiança neles.

  • Old English Sheepdog

    Old English Sheepdog

    Conhecido no Brasil em função do personagem Priscila, da extinta TV Colosso, o Old English Sheepdog é um cão extremamente fiel, carinhoso e protetor com sua família; tendo uma personalidade bastante equilibrada e que exerce a função de guardião 24 horas por dia.

    Inteligente e afetuoso, pode assustar que não conhece pelo tamanho que pode atingir (acima de 60 centímetros de altura)– no entanto, sua aparência é tão calma e tranquila que pode ser confundido com um bichão de pelúcia com certa facilidade. Bastante companheiro, é muito paciente com crianças, podendo passar horas brincando com elas sem nenhum tipo de problema.

  • Beagle

    Beagle

    No foco das atenções após a invasão do Instituto Royal, o Beagle é um cachorro muito fiel e dedicado aos seus donos – embora possa apresentar alguns problemas de obediência, em função de seu temperamento teimoso. Bondosa e dócil com crianças, a raça fica amiga de pessoas e animais de todos os tipos com muita facilidade, sendo extremamente sociável.

    Considerado um cão muito companheiro e brincalhão, o Beagle é bem apegado à sua família e se adapta com facilidade a diferentes tipos de ambiente – embora o mais indicado seja que viva em uma casa com espaço grande, já que tem um nível alto de energia e precisa se exercitar para manter-se com saúde.

  • Shih Tzu

    Shih Tzu

    Bastante confundido com os cães Lhasa Apso (de onde surgiu a partir da mistura com o Pequinês), o Shih Tzu é tão carinhoso e apegado aos seus donos quanto a raça que lhe deu origem, e seu pequeno porte permite que passe horas recebendo carinhos no colo dos proprietários.

    Mesmo sendo um cão bastante dócil, manso e calmo, o Shih Tzu segue os que ama em qualquer tipo de atividade; seja ela assistir televisão ou passear e brincar em locais abertos – podendo ser considerado um ótimo companheiro, que se torna especialmente apegado aos donos que lhe dão mais atenção e carinho (embora seja independente e não sofra por passar períodos sozinho).

  • Maltês

    Maltês

    Reservado com estranhos e cheio de energia, o Maltês é dócil, companheiro e extremamente protetor em relação aos seus donos – podendo, inclusive, desafiar cães de raças muito maiores para proteger e defender os que ama. Ágil e inteligente, a raça pode ser adestrada com facilidade, e está sempre de olho nos seus proprietários e nas pessoas por quem sente mais amor.

    Mesmo tendo características fortes como as de obediência e inteligência, o Maltês é muito ativo e agitado, e necessita de atividades físicas para se manter com saúde – mas se adapta bem para viver em ambiente pequenos, como apartamentos. Feliz e sempre pronto para brincadeiras, a raça passa boa parte do tempo abanando a sua cauda e esperando por pessoas com quem possa interagir; já que é muito companheiro e não gosta de ficar sozinho por períodos muito longos.

  • Lulu da Pomerânia

    Lulu da Pomerânia

    Também conhecido como Spitz Alemão Anão, o Lulu da Pomerânia é um cão muito dócil e bonito – sendo considerado, inclusive, o cachorro mais bonito em todo o mundo nos dias de hoje. Companheira, divertida e brincalhona, a raça exige algum adestramento, pois, pode ser bastante atrevida – embora não seja nada agressiva.

    Bastante desconfiado e reservado com pessoas e outros cães desconhecidos, o Lulu da Pomerânia tem mais facilidade em fazer amizade com animais de diferentes espécies, mas é completamente fiel aos seus proprietários. Corajoso e sempre alerta, pode ser considerado um pequeno grande cão de guarda; já que sempre tenta alertar seus donos a respeito de qualquer perigo – podendo até mesmo enfrentar cães e pessoas grandes para proteger as pessoas à quem tem mais apego.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/caes-mais-carinhosos/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães
Tags:
cachorros, cães, cães carinhosos, cães dóceis, raças dóceis, top 10

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados