Cães e gatos: comuns e diferentes, veja a comparação. | CachorroGato

Cães e gatos: comuns e diferentes, veja a comparação.

Espécies diferentes, mas com origens semelhantes. Os cães e gatos são duas espécies distintas que foram domesticadas praticamente ao mesmo tempo

Cães e gatos são ótimos parceiros para ter em casa como companheiros. Embora suas famílias biológicas sejam bastante diferente, felinos e caninos, as duas espécies contam com semelhanças de evolução que os tornaram o que são hoje. Ambos são predadores naturais que foram domesticados a partir da necessidade humana de proteção. Há indícios que mostram que a domesticação dos animais começou em conjunto com a agricultura, o que faz muito sentido, pois os dois animais são ótimos vigias.

A principal diferença na evolução dos cães e gatos está na diversidade de espécies espalhadas pelo planeta. Os caninos, embora abundantes, são mais escassos do que os felinos selvagens, porem, no quesito raça, os cachorros detêm um número superior devido a certos momentos históricos em que as pessoas misturaram varias raças para conseguir grupos de cães específicos para certas atividades.

Diferença de comportamento das espécies

Caninos e felinos, desde suas origens, possuem comportamento diferenciado e isso, obviamente, afeta também a posturas dos bichinhos de estimação. O gato, por exemplo, mantém alguns hábitos noturnos de seus antecessores. O cachorro costuma preferir ser liderado e estar em família. A diferença do cão doméstico é que a família em questão é a do dono, mas ele também pode gostar de conviver com companheiros da mesma raça ou espécie.

O cão costuma precisar de um companheiro que lhe de muita atenção e, normalmente, é submisso as ordens de seu líder. O gato, por sua vez, é muito mais independente e por mais que ele goste do seu dono, isso não significa que ele vá obedecer ou simplesmente agir da maneira que o dono espera. O gato faz as coisas do seu jeito, na sua maneira e no seu tempo. Não adianta insistir.

Outra diferença importante entre cães e gatos, está no comportamento. Os cachorros não têm pudores e costumam mastigar o que estiver pela frente, basta cheirar e morder. Os sofás e os chinelos são bons exemplos disso. Os gatos têm uma postura bem diferente, são mais analistas e exigentes. Eles não vão comer qualquer coisa e só vão se alimentar o suficiente para se manter saudável. Entretanto, o comportamento pode ser diferenciado dos padrões comuns dependendo do tipo de criação feita pelo dono.

Leia Mais: Por que alguns gatos dormem muito?



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/caes-gatos/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães, Comportamento dos Gatos
Tags:
cães, cães e gatos, canino, comportamento, felino, gato

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados