Cães para chácaras: as melhores raças e suas características | CachorroGato

Cães para chácaras: as melhores raças e suas características

Tenha maior segurança para sua residência ao escolher cães para chácaras. Um cachorro pode ser o melhor mecanismo de guarda para uma residência.

A lealdade e o comprometimento de um cão para com o seu dono vão muito além de uma boa companhia ou amizade. No Brasil os cães para chácaras são constantemente usados como seguranças até mesmo nas casas urbanas. Não é necessário morder ou latir, a presença do animal já assusta os transeuntes suspeitos e, quando o cão é treinado, a sua eficiência é quase perfeita.

E, claro, o mesmo é valido para sítios, fazendas e granjas, mas com algumas diferenças, pois estes lugares contam com um espaço bem maior do que uma garagem ou quintal. E esse aspecto não deve ser ignorado, os cães para chácaras requerem espaço e lugar para correr e fazer muito exercício.

Treinamento e postura

Com o treinamento adequado o cachorro tende a se tornar um ótimo segurança para residência. Os cães para sítios geralmente são animais de porte mediano para grande. A sua postura deve ser intimidadora ao mesmo tempo em que deve ser atlética, pois o campo de atuação do animal é maior, consequentemente ele tem que estar preparado fisicamente para vigiar toda a região. O ideal seria ter mais de um cachorro para vasculhar a área.

Raças e suas características

O Pastor Alemão é uma ótima espécie para começar a falar sobre cachorros para chácaras. Como o nome do animal intuitivamente indica, o pastor é um cão de vigia criado especialmente para defesa de propriedade. Se bem adestrado a sua presença só trará benefícios ao dono. A sua única deficiência é a dificuldade de encontrar um de raça pura, pois os inúmeros cruzamentos mal feitos alteram em parte as características básicas da sua personalidade.  

Duas outras raças muito indicadas para esses casos são o Dogue Alemão e o Fila, ótimos cães para chácaras. Ambos são bons guardas, boas companhias e contam com porte grande, que ajuda a assustar possíveis invasores. As únicas ressalvas negativas, são o temperamento mais ameno e dócil do dogue, que pode não ser muito útil na hora da ação, e a passividade e mau comportamento em grupo do fila, que quando posto com outros animais não costuma ser muito simpático. Mas nada que um bom treinamento com adestradores competentes não ajude.

Leia Mais: Quando posso sair com o filhote na rua?

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/caes-chacara/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães, Fases da Vida dos Cães
Tags:
cães, cães para chácaras, chácaras, Dogue Alemão, pastor alemão, sítio

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados