Cães de caça - Você sabe quais são as melhores raças? | CachorroGato

Cães de caça - Você sabe quais são as melhores raças?

Conheça as 10 raças de cães de caça mais famosas e entenda porque são tão conhecidos e queridos

Uma das primeiras funções dos cães ao lado do homem foi de cão de caça, além de companheiro, é claro. Com o passar do tempo muitas raças foram se desenvolvendo com outros propósitos como o pastoreio, guarda, companhia e até mesmo beleza e postura para concursos animais. Apesar disso, muitos criadores continuaram desenvolvendo cães de caça, aprimorando cada vez mais suas características para atenderem todas as necessidades de seus donos caçadores.

Apesar de até hoje existirem cães de caça dos mais variados tipos e com muitos propósitos diferentes, existem aquelas raças que são as primeiras a surgir em nossas mentes quando pensamos em cães de caça. Veja aqui quais as raças mais conhecidas de cães de caça e entenda de onde veio toda essa fama.

 

  • Basset Houndcaes-caca-basset-hound

O mais conhecido cão de caça, o Basset Hound é personagem constante em desenhos animados e filmes quando se trata de caça. Com um temperamento tranquilo e por muitas vezes bastante preguiçoso, o Basset Hound é um cão de caça bastante ativo que é usado na caça de faisões, lebres e coelhos, usando seu excelente olfato para seguir seus cheiros até as tocas, não importando quão escondidas elas sejam.

O Basset Hound foi criado no século XVI, na França e até hoje é um dos cães de caça mais populares que existem.

 

Leia Mais: Equipamentos veterinários - Encontre todos os tipos e fornecedores

  • Pointer Inglêscaes-caca-pointer-ingles

O Pointer Inglês é um excelente cão de companhia quando está em casa com a família, além de também ser um excelente cão para exposições caninas, já que possui traços harmoniosos e elegantes. Mas, apesar disso, essa raça construiu a sua fama sendo um excelente cão de caça desde meados do século XVII.

Toda essa fama se deve ao fato do Pointer Inglês ter se destacado durante as caçadas por possuir um excelente olfato, além de aprender comandos rapidamente, ter uma excelente memória e estar sempre entusiasmado, nunca desistindo da caçada.

Com um corpo atlético que poderia causar inveja para outras raças, o Pointer Inglês é um cão de caça geralmente usado para abater Perdizes.

  

  • Setter Irlandês Vermelhocaes-caca-setter-irlandes-vermelho

O Setter Irlandês Vermelho é um cão de caça que foi muito usado na Irlanda a partir do século XVIII, trabalhando junto com falcões na caça de aves. De porte atlético e esbelto, o Setter Irlandês Vermelho é um cão extremamente ativo, que precisa de um dono que seja tão ativo quanto ele para conseguir ser um bom cão de companhia nas horas que não está caçando. Dentre os cães de caça, essa é uma das raças mais difíceis de ser adestrada, pois esses cães possuem um temperamento forte e livre.

 

  • Cocker Spaniel Inglêscaes-caca-cocker-spaniel-ingles

Apesar de hoje provavelmente ser mais conhecido por sua beleza, o Cocker Spaniel Inglês é um excelente cão de caça, afugentando aves como faisões, galinhas e perdizes para seus donos, recolhendo o animal abatido quer ele esteja na terra ou na água.

O Cocker Spaniel Inglês teve um papel de destaque no século XVIII, alcançando a Grã-Bretanha e seus grandes caçadores, alcançando o resto do mundo após conquistar o coração dos britânicos.

 

  • Labrador Retrievercaes-caca-labrador-retriever

Sem dúvida nenhuma o Labrador Retriever, que em muitos lugares é conhecido apenas como Labrador, é o cão mais popular de seu tipo e não é por menos. Essa raça é uma das melhores em tudo que faz, atuando como cão policial, guia para cegos e é claro, um ótimo cão de caça dentro e fora d’água, completando tudo isso como seu temperamento amigável e confiável durante as horas de descanso com a família.

O Labrador Retriever surgiu na ilha de Terra Nova, no Canadá, onde eram usados pelos pescadores locais para ajudar a trazer as redes de pesca das águas congelantes para a terra.

 

  • Bull Terrier

caes-caca-bull-terrier

Apesar da aparência exótica e de por muito tempo ter sido reconhecido por ser um excelente cão de briga, o Bull Terrier há muito tempo deixou esse papel e hoje é uma raça bastante gentil, principalmente com crianças. Os cães dessa raça foram muito usados para a caça de ratos – e um deles possui o recorde de ter caçado 500 ratos em 36 minutos, que não foi quebrado até hoje.

O Bull Terrier é um ótimo cão de caça e de companhia, desde que os donos possuam um pulso firme para manter a sua educação e temperamento forte sob controle e principalmente que tenham tempo para exercitar esses cães, que são mundialmente conhecidos por sua força, muitas vezes precisando de adestradores para aprender como lidar e controlar melhor esse cão cheio de energia.

 

  • Greyhound

caes-caca-greyhound

O Greyhound é conhecido por ser uma das raças de cães mais antigas que se tem conhecimento. Os cães dessa raça também são conhecidos como “Galgos da visão”, já que eles utilizam mais esse sentido que o olfato durante a caça. Acredita-se que o Greyhound surgiu no Oriente Médio e era uma das raças utilizadas na caça de pequenas presas, como por exemplo, lebres.

Uma característica marcante desses cães de caça é a sua força e velocidade – um cão dessa raça pode chegar a atingir os 65km/h em uma corrida.

 

  • Beagle

caes-caca-beagle

Apesar de ser extremamente conhecido por sua personalidade divertida e animada, o Beagle possui um passado de caçador. Esse cão do tipo Hound já foi muito usado para caçar lebres ou simplesmente acompanhar o caçador durante caçadas à pé e rapidamente se tornou uma mascote adorada entre membros da realeza.

Um pouco teimosos e extremamente ativos, o Beagle é uma das raças de cães mais queridas e famosas, principalmente com o desenho Snoopy, onde o personagem principal é um cãozinho dessa raça.

 

  • Jack Russell Terrier

caes-caca-jack-russell-terrier

Apesar de não ser reconhecido oficialmente como uma raça na grande maioria dos clubes de raças do mundo, o Jack Russell Terrier é um cão de caça conhecido por sua valentia, chegando muitas vezes a enfrentar cães maiores que ele sem nenhum medo.

Os cães dessa raça são muito usados na caça de raposas, mas quando não existe nenhuma raposa por perto, o pet dessa raça não vai ter nenhuma reserva para procurar e caçar qualquer outro tipo de pequeno predador que possa encontrar por perto.

 

  • Borzói

caes-caca-borzoi

O Borzói é um cachorro de caça de origem russa. Essa era uma raça bastante apreciada pela aristocracia e czares russos e era muito utilizada na caça de lobos. Os cães dessa raça são conhecidos por sua velocidade e também por seus instintos impetuosos, sendo preciso um bom adestramento para que o dono não tenha problemas em controlar o temperamento dos cães dessa raça.

Com um porte majestoso e uma personalidade um tanto complexa de se lidar, o Borzói é um cão de caça que não é recomendado para todos, principalmente por exigir vários cuidados quanto à sua pelagem, exercícios e adestramentos.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/caes-caca/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães
Tags:
caça, caçadores, cachorros, cães, cão, curiosidades, pets, raças, você sabia?

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados