Cães do Brasil - As raças brasileiras mais famosas | CachorroGato

Cães do Brasil - As raças brasileiras mais famosas

A parte verde e amarela dos caninos: as raças de cães do Brasil

Temos os estereótipos do futebol brasileiro, o carnaval, mas e quanto aos cães do Brasil? Uma das raças brasileiras mais conhecidas é a dos filas brasileiros, muito utilizados como cães de guarda, que tem como parte da sua origem a história da colonização brasileira, quando os europeus trouxeram seus cães e, numa mistura de várias outras raças como mastiff inglês, bulldogs e blood hounds veio o fila brasileiro. Esta foi a primeira raça reconhecida como brasileira pela FCI (Federação Cinelógica Internacional), em 1940.Como um cão genuinamente Brasileiro.

Algumas outras raças são bull-mastiff brasileiro, bullbras, dogue brasileiro, hound do brasil, ovelheiro gaúcho, pastor mantiqueira, rastreador brasileiro, terrier brasileiro (conhecido como fox paulistinha), veadeiro catarinense, nacional, pampeano e paulista. Mas, apesar de tantas conhecidas entre a sociedade brasileira, só três são intituladas raças de cães do Brasil reconhecidas internacionalmente: fila brasileiro, terrier brasileiro e rastreador brasileiro.

Cães do Brasil

O rastreador brasileiro foi a segunda raça reconhecida internacionalmente pela FCI, em 1967, mas menos de dez anos depois, foi declarada extinta e o reconhecimento foi revogado. Aranha Filho, um criador da raça, já tinha doado alguns filhotes da raça antes de uma epidemia colocá-la em extinção, então ainda existem alguns rastreadores brasileiros espalhados pelos cantos do país.

E assim como o terrier brasileiro, também atendem por outros nomes como Cachorro Onceior, Pantaneiro, Americano, etc. Sua origem é de uma mistura de diversas raças como veadeiro pampeano, foxhound americano, blue tick hound americano, black and tan coonhound e petit bleu de gascogne são alguns dos indicados a criadores do DNA deste cachorro brasileiro.

O terrier brasileiro, como mais comum no Estado de São Paulo, foi apelidado e é mais conhecido como fox paulistinha. Esta raça vem da mistura de raças como jack russel terrier, fox terrier e parson russel terrier. Apesar de existir há um bom tempo em nossas terras, o terrier brasileiro só foi reconhecido com uma das raças de cão do brasil em 1996.

Leia Mais: Grande porte, maior espaço. Raças de cães para casas grandes

A FCI exige alguns fatores sobre a raça antes de um reconhecimento. Detalhes como controle ou ausência de problemas genéticos e a quantidade mínima de exemplares homogênios sem parentesco próximo.

Além disso, o amor entre os brasileiros e cães nos deixa como um dos países com mais cães de estimação, são mais de 90 milhões pelos lares brasileiros, entre cachorros adotados e comprados. Fora as raças citadas no texto como reconhecidas internacionalmente, existem tantas outras com o mesmo DNA futebolístico e carnavalesco verde e amarelo por aí, porem ainda não reconhecidas pela Federação Internacional de Cinofilía (FCI). Um grande exemplo disso são os cães vira-latas, que não possuem raça definida e são originados de diversas misturas, mas são das opções prediletas dos donos de cachorros por aqui.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/caes-brasil/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães
Tags:
brasil, brasileira, cachorro, cachorros, cães, cão, existir, famosa, famosas, internacional, mistura, pet, pets, raça, raças, reconhecer, reconhecida

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados