Cadeira de roda para cachorro - Qualidade de pet para o pet | CachorroGato

Cadeira de roda para cachorro - Qualidade de pet para o pet

Adquirir uma cadeira de roda para cachorro é uma opção de amor

Todo dono de um cão deficiente ou que, por algum motivo, acaba ficando impossibilitado de caminhar, sabe o quanto a vida do bichinho se torna difícil até para as coisas mais simples. Há maneiras de deixar seu cão ativo mesmo com um problema físico que o impeça de caminhar normalmente, e a principal delas é o uso da cadeira de roda para cachorro.

Há donos que já adotam cães com problemas para se locomover, esses tutores normalmente já estão mais preparados para receber o animal e entendem como uma cadeira de roda para cachorro é essencial para manter a saúde dele o mais perfeita possível. Entretanto, todo dono de cão saudável deve lembrar que não está livre de ter que lidar com esse tipo de situação algum dia.

 

cadeira-roda-para-cachorro

 

A necessidade do uso de cadeira de rodas é sempre possível

Leia Mais: 3 motivos por que meu cachorro está mancando

 

Além de possíveis acidentes que possam ferir as pernas ou a coluna do animal, que às vezes não são questão de descuido, há doenças que podem se desenvolver e gerar problemas de locomoção.

As discopatias (problemas em coluna) traumáticas, por exemplo, são enfermidades que podem acontecer com qualquer raça, e as discopatias degenerativas, muito comuns nos cães Dachshund, são as maiores causadoras de paralisia em membros nos cachorros, além da displasia coxo femural que também desponta como causa de impossibilidade do cão caminhar.

Algumas raças tem predisposição a desenvolver a displasia, principalmente as maiores, mas não é uma regra. Cães sem raça definida também podem sofrer dessa condição, mesmo tendo levado uma vida sempre saudável. Já as discopatias são mais comuns em raças pequenas, mas, neste caso, não são tão especificas por porte, podendo atingir qualquer tipo.

O dono de um cão deve ter em mente que seu bichinho não está livre de sofrer com isso um dia, principalmente quando ficar mais velho, e que ele precisa de todo o cuidado possível. Muitas vezes um bom manejo diminui a chance de o animal vir a apresentar a paralisia.

 

Praticidade misturada com lazer

 

As cadeiras de rodas para cães são instrumentos que auxiliam o cão a se locomover sozinho. Mas além de propósito natural, o uso da cadeira de rodas traz muitos benefícios a um cão deficiente, sendo esses benefícios tanto físicos quanto psicológicos.

Ele continuará podendo se exercitar e mantendo o corpo dele saudável apesar da própria condição. Cães em cadeiras de roda podem passear por parques e ruas naturalmente, mantendo sua rotina normal – claro, tudo dentro do que o veterinário permitir. Isso faz com que o cão não acabe ficando obeso e indisposto, o que acarretaria outras complicações para a saúde do bichinho. Usar a cadeira para ele se manter ativo é, talvez, o principal motivo para recorrer a ela se necessário.

Também há a questão do psicológico do cão. Perder a mobilidade não é fácil, inclusive para os animais. Principalmente se o cão é ativo e alegre. Mostrando para ele que com aquele dispositivo ele poderá viver a vida como vivia, sem se sentir preso a um único lugar, faz todo o estresse da mudança de vida diminuir, evitando depressões e reações do cão que poderiam acabar gerando problemas como falta de apetite e tristeza.

 

cachorro-com-cadeira-de-rodas

 

Como escolher a cadeira ideal

 

Essa é uma conversa que se deve ter com o veterinário. Somente o médico poderá indicar o peso que a cadeira deverá sustentar, como deve ser o apoio do corpo, e, principalmente, quando é o momento para introduzir o instrumento na vida do cãozinho sem prejudicar o tratamento.

cadeiras de rodas para cães mais sofisticadas, feita de materiais resistentes e adequadas para o tamanho e a necessidade do cãozinho. Alguns cães ainda podem apoiar as patas no chão e movimentá-las enquanto caminham, precisando só de sustentação. Há segmentos para todos os tipos de necessidade, o que não significa, porém, que uma cadeira feita artesanalmente não seja boa.

Muitas ONGs trabalham na construção dessas cadeiras por um baixo custo, ou indicam voluntários que ajudam nesse trabalho. Os materiais de cadeiras de roda artesanais para cachorros são baratos, acessíveis e dão boa sustentação da mesma forma, como canos de pvc e tecido resistente. A melhor opção é procurar a organização mais séria da cidade e se informar sobre o serviço.

Jamais abandone seu cão ou queira sacrificá-lo pelo seu problema. Ter e cuidar de um cão com deficiência é puro amor. A dedicação de limpá-lo, cuidá-lo, ser os movimentos que ele perdeu é da pessoa que o ama, independente de como ele é.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cadeira-roda-para-cachorro/

Categorias:
Moda e Beleza para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cadeiras, cães, cão, cuidados, pets, rodas

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados