10 Cachorros pequenos e suas principais características

Conheça algumas das raças mais populares entre os cachorros pequenos e decida qual o companheirinho ideal para você

Tidos como a tradução perfeita da fofura, os cachorros pequenos estão entre os preferidos de muitos proprietários de pets. Opção ideal para os que moram em apartamentos, os cães pequeninos são ótimos companheiros e, apesar do pouco tamanho, podem assumir o papel de cão de vigia com facilidade, dependendo de sua raça.

Tanto os cachorros pequenos por natureza quanto as versões miniatura - resultado de cruzas diversas entre cães de variados portes – fazem bastante sucesso no Brasil, e não só entre os que vivem em locais de tamanho limitados mas, também, entre os fãs de animais maiores e que tem espaço de sobra para as brincadeiras e atividades de seus pets.

Com diversas vantagens em função do tamanho reduzido, os cães pequeninos perdem menos pêlos, são mais fáceis de transportar e ainda passam por banhos, tosas e passeios com mais calma e facilidade que a maioria dos cães maiores.

Com peso máximo por volta de 10kg e tamanho que gira em torno de 40 centímetros (medindo o comprimento das patas até os ombros), os cachorros pequenos exigem pouco espaço para viver e dão muito amor a seus donos, sendo a opção perfeita para quem quer muito carinho e pouco tamanho.

Confira, neste artigo, as principais características de algumas das raças mais popupares, inteligentes e queridas de cães pequenos, e comece a decidir qual será o companheiro ideal para a sua família.

Leia Mais: Grande porte, maior espaço. Raças de cães para casas grandes

 

  • Maltês

cachorros-pequenos

Dono de uma pelagem longa, branca e sedosa, o pequeno cão Maltês é extremamente alegre e brincalhão. Muito agitado, precisa de passeios e atividades físicas constantes para evitar que fique estressado ou deprimido, e não é o tipo de cão que possa ser deixado sozinho por muito tempo, já que interagir com as pessoas e com outros animais são alguns de seus maiores prazeres.

Com expectativa de vida de até 15 anos, o cachorro Maltês pesa entre 2 e 4 quilos, medindo entre 20 e 25 centímetros quando adulto. Suas orelhas caídas e peludas precisam de bastante cuidado em termos de higiene e, por ter uma pelagem longa, escovações diárias são recomendadas (embora os cachorros da raça não troquem de pêlos como muitos outros).

Inteligentes, podem ser adestrados e aprender comandos mais básicos com bastante facilidade e, por serem extremamente dóceis e sociáveis, são ótimas opções para quem busca um cão pequeno de companhia para toda a família – inclusive as que contam com crianças.

Conheça mais detalhes sobre o Maltês

 

  • Pug

cachorros-pequenos-pug

O Pug é um dos cães preferidos por quem mora em apartamentos, já que seu nível de atividades e de cuidados é relativamente baixo – deixando seus donos livres da necessidade de muitos passeios ou de atenção especial para sua pelagem, que nem ao menos precisa ser escovada frequentemente para manter-se saudável.

Pesando de 6 a 10 quilos na sua fase adulta, o Pug pode atingir um tamanho de até 30 centímetros, e tem uma expectativa de vida que gira em torno dos 15 anos. Famosa nas telonas, a raça pequenina caiu ainda mais nas graças do público em geral depois de aparecer no filme MIB – Homens de Preto, com o cãozinho Frank; um extraterrestre que assumiu a forma de Pug no planeta Terra.

Dóceis e amistosos, os cãezinhos da raça são ótimos companheiros e estão sempre alertas. Podem ser um pouco agressivos com desconhecidos em um primeiro momento, no entanto, são bastante sociáveis e em pouco tempo constróem amizades com pessoas e outros cães. Por serem donos de focinhos achatados, os Pugs tem a respiração bastante ofegante, e não devem ser mantidos em locais fechados demais por muito tempo, pois isso aumenta a sua dificuldade para respirar.

Conheça mais detalhes sobre o Pug

 

  • Poodle Toy

cachorros-pequenos-poodle-toy

Embora não seja tão popular quanto seus pais, o Poodle Toy é uma ótima escolha para quem deseja um cachorro pequeno em casa. Dócil, brincalhão e muito carinhoso, o cão da raça é do tipo que adora passar tempo dando e recebendo carinho de seus donos. Fiel, costuma estar sempre atento a qualquer tipo de ameaça quando próximo a seus proprietários, e é tido como um companheiro excelente para toda a família.

Extremamente inteligente, o Poodle Toy pode ser adestrado com bastante facilidade, inclusive para latir menos – ação bastante frequente no dia-a-dia dos cães da raça, que tendem a ficar mais agressivos com a presença de desconhecidos. Com expectativa de vida de até 15 anos, o cão da raça pesa cerca de 4 quilos na sua fase adulta, medindo entre 25 e 28 centímetros. Apesar de exigir alguns cuidados com a pelagem, o Poodle Toy não faz parte da lista das raças mais complicadas de se cuidar, no entanto, a atenção deve ser redobrada em relação ao seu peso, já que a tendência a engordar demais é uma de suas principais características.

Conheça mais detalhes sobre o Poodle Toy

 

  • Chihuahua

cachorros-pequenos-chihuahua 

Um dos cachorros pequeninos mais conhecidos em todo o mundo, o Chihuahua é também um dos mais leves; pesando, no máximo, cerca de 4 quilos na sua fase adulta. Sua altura atinge até 15 centímetros e sua expectativa de vida gira em torno de 13 anos, não sendo um cão dos que necessita de muitas atividades físicas, apenas de bastante carinho.

Originária do México, a raça é bastante amável e ciumenta, valorizando cada momento ao lado do dono. Embora seja considerado entre os menores cães do mundo – tendo exemplares da raça que chegam a pesar menos de 1 quilo – o Chihuahua é bastante alerta e corajoso, enfrentando cachorros bem maiores em muitas ocasiões e latindo freneticamente ao notar o mínimo sinal de perigo.

Conheça mais detalhes sobre o Chihuahua

 

  • Schnauzer Miniatura

cachorros-pequenos-schnauzer-miniatura

Resultado da cruza entre o Schnauzer Standard e o Affenpincher, o Schnauzer Miniatura tem todas as características de seus antecessores, só que em versão menor – incluindo a longa barba e as sobrancelhas arqueadas. Vivendo cerca de 15 anos, os cães da raça atingem até 35 centímetros quando adultos, pesando entre 6 e 8 quilos na maioria das vezes.

Muito ciumento, o Schnauzer Miniatura pode se tornar agressivo com pessoas ou animais desconhecidos que se aproximem demais de seus proprietários; no entanto, são bastante dóceis e de fácil socialização com um pouco mais de tempo para se acostumar. Tidos como os 12º colocados na lista dos cães mais inteligentes, os animais da raça tem facilidade para aprender comandos e truques, e são bastante ativos, destacando-se em competições de agilidade do mundo canino.

Conheça mais detalhes sobre o Schnauzer Miniatura 

 

  • Shih Tzu

cachorros-pequenos-shih-tzu 

Originário do Tibete, esse cãozinho de pelos super longos e porte charmoso é um dos que mais necessita de cuidados com a pelagem – exigindo banhos frequentes e escovações diárias para se manter saudável. Embora sejam bastante dóceis e apegados aos donos, os cães Shih Tzu são, também, muito independentes, e não tem problemas em passar por períodos longos sozinho ou em locais pequenos – se adaptando perfeitamente com a vida em apartamentos.

Sua expectativa de vida média é de 13 anos e, na fase adulta, chega a pesar 8 quilos e medir até 27 centímetros, mantendo o porte pequeno e robusto pelo qual é conhecido. Calmo e manso, o Shih Tzu não é um cão que late muito, e pode ser uma boa opção para famílias com crianças, já que é bastante sociável.

Conheça mais detalhes sobre o Shih-Tzu

 

  • West Highland White Terrier

cachorros-pequenos-west-highland 

Popularizado no Brasil depois de um comercial de um portal da internet que tinha um cão da raça como estrela, o West Highland White Terrier é de origem escocesa e tem uma pelagem de comprimento médio e cor totalmente lisa e branca. Pesando até 10 quilos, seu tamanho chega a cerca de 28 centímetros, sendo que sua expectativa de vida é de aproximadamente 15 anos.

Bastante fiel e ágil, o cão desta raça também é relativamente independente, e necessita de poucos cuidados específicos para se manter sadio, embora sejam mais propensos a algumas alergias e problemas nos olhos que outros cães. Escovações semanais ajudam a deixar sua pelagem saudável e, segundo alguns criadores, o número de banhos nos cães da raça não deve ser muito alto, pois, isso pode prejudicar a sua delicada pele.

Conheça mais detalhes sobre o West Highland White Terrier 

 

  • Pequinês

cachorros-pequenos-pequines 

Independente e fiel, o cão Pequinês é originário da China, e é uma ótima opção para quem busca um companheirinho de quatro patas amável e sociável. Sem medo de enfrentar perigos, o cão da raça é protetor e muito corajoso e, por ser bastante ativo, necessita de alguma atividade física para se manter calmo e feliz.

Indicado para famílias com ou sem crianças, o Pequinês é um cachorro ciumento com seus donos, e pode ser um tanto teimoso em determinadas ocasiões, deixando de obedecer às ordens do dono com certa facilidade. Com expectativa de vida de até 15 anos, pesa cerca de 8 quilos quando adulto, chagando a medir até 22 centímetros.

Conheça mais detalhes sobre o Pequinês

 

  • Papillon

cachorros-pequenos-papillon 

Considerado o 8º cão mais inteligente do mundo – e o 2º entre os de pequeno porte - o Papillon pode aprender comandos e entender as ordens dos donos com muita facilidade, além de ser bastante independente. Sem problemas com a vida em locais pequenos, como apartamentos, a raça se adapta bem a quase qualquer tipo de ambiente e é bastante dócil; se dando bem até mesmo com estranhos, desde que sejam “apresentados” por seu dono.

Bastante companheiro e brincalhão, é uma ótima opção para quem busca cães companheiros, e sua expectativa de vida gira em torno de 15 anos. Quando adulto, seu peso médio é de até 5 quilos, tendo comprimento de cerca de 28 centímetros. Com propensão a problemas de alergia e luxações, o Papillon é considerado um cachorro bem frágil, e cuidados com sua pele e para evitar pancadas são importantes.

Conheça mais detalhes sobre o Papillon

 

  • Yorkshire Terrier

cachorros-pequenos-yorkshire-terrier 

Uma das raças “de bolsa” favoritas, o Yorkshire Terrier é dono de pêlos longos, finos e sedosos, que exigem cuidados constantes de escovação e limpeza. Com expectativa de vida de até 15 anos, os cães dessa pequena raça atingem um peso de até 4 quilos quando adultos, medindo cerca de 25 centímetros – o que os torna perfeitos para a vida em ambientes pequenos.

Gentil e amável, é indicado para famílias com crianças, já que adora brincar com elas e o seu nível de socialização é grande. Sem a necessidade de muitos passeios e atividades físicas, o Yorkshire Terrier gosta mesmo é de brincadeiras, e adora passar o tempo grudado ao seu dono, seguindo-o por todos os cantos da casa.

Conheça mais detalhes sobre o Yorkshire Terrier

 

E então, qual o seu pequeno favorito?

 

Quando for escolher um companheiro de quatro patas não se atente apenas ao seu tamanho, uma parte muito importante na escolha é sua personalidade. Leve em conta que tipo de cachorro você procura, se ele for ficar muito tempo sozinho prefira as raças mais independentes, que gostam do contato com seus donos, mas não se importam em ficar sozinhos ao longo do dia.

Também entenda que algumas raças precisam de mais cuidados que outras e passeios constantes, caso contrário se tornam infelizes e muitas vezes destrutivas, é importante compreender que problemas de comportamento muitas vezes são gerados pelo humano e não faz parte do temperamento do cachorro pequeno em si.

Além disso, determinadas características de um cão podem ser controladas, sendo mais uma questão de criação e treinamento, se uma raça é particularmente grudenta e gosta muito de latir, não significa que seu cão vai ser especificamente desse jeito, significa que ele tem maiores chances de ser.

Uma boa criação e adestramento podem minimizar detalhes que parecem um problema, pois dentro de certos limites um cão pode ser moldado para aquilo que esperamos dele. O mesmo vale para problemas de saúde, atenção especial e cuidados especiais podem diminuir a chance do seu cãozinho desenvolver um problema. Lembra-se que um cão, principalmente raça pequena, tem uma boa média de vida e eles se tornam parte da família, sendo de responsabilidade do dono pelo período que viver com ele. Faça a escolha conscientemente.

Para ajudar na sua escolha abaixo estão listadas algumas outras raças que são queridinhas dos amantes de cachorros.

 

  • Lulu da Pomerania (Spitz)

cachorros-pequenos-spitz 

O Spitz se apresenta de diversos tamanhos, sendo o pequeno e o anão considerados cães de pequeno porte. O Lulu passa a ideia de elegância, por isso foi cão de luxo por muito tempo. É um cão inteligente, ativo, late muito e se mostra desconfiado com relação a outros cães e estranhos, pois tem forte instinto de guarda.

Essa raça aprende fácil e cria forte conexão com o dono, sendo afetuoso e de fácil convivência. Brincar com esse cãozinho é suficiente para deixá-lo feliz, sem necessidade de grandes exercícios, vive em média 16 anos, se adapta bem à vida em apartamento e só precisa de escovação duas vezes por semana.

Conheça mais detalhes sobre o Spitz Alemão

  • Dachshund

cachorros-pequenos-dachshund 

O Dachshund se apresenta em três variações: mini, toy e padrão, definidas pelo seu peso, mas nenhuma delas passa de 9 kg quando adulto. Como a raça possui a tendência de ganhar peso, principalmente quando vivem em apartamento, exercícios e dieta são essenciais. Apesar de ativo, uma pequena caminhada supre as necessidades diária de exercícios desse pequeno cão.

É um cão afetuoso, mas de temperamento possesivo com seu território e dono. A variação de pelo longo deve receber maior atenção com seu pelo – existe também o Dachshund de pelo duro e de pelo liso. Obediência não é o forte do Dachshund, que vai precisar de bastante paciência e persistência para aprender comandos. A convivência com crianças e outros animais só funciona quando introduzida desde cedo.

Conheça mais detalhes sobre o Dachshund

  • Bichon Frisé

cachorros-pequenos-bichon-frise 

Essa raça pequena de cachorro quando adulta não vai ter mais do que 30 cm ou pesar mais do que 6 kg, é um cão charmoso de pelo branco que deve ser muito bem cuidado, com escovação diária e tosa mensal para manter sua aparência, incluindo sua cabeça arredondada.

É um cachorro brincalhão, que adora crianças desde que elas sejam cuidadosas com ele, apegado à família e meigo. Bastante ativo, deve ser levado para passear todos os dias, mas se adapta bem a vida dentro de apartamentos.

Conheça mais detalhes sobre o Bichon Frisé

  • Pinscher Miniatura

cachorros-pequenos-pinscher 

O cão adulto chega até 30 cm e pesa cerca de 6 kg, é um cão alerta que vai avisar quando algo estiver errado, mas sem grande estardalhaço, vivendo muito bem dentro de apartamentos. Esse cão de pequeno porte é alegre e bastante limpo, chegando ao nível muito parecido com dos felinos nesse quesito.

O pequeno Pinscher é um cão fiel e devotado ao seu dono, mas saiba que é necessária uma criação firme, pois essa raça não é submissa. Não seja bruto com um cão Pinscher, pois ele é incapaz de tolerar isso, além de adorar atenção. A raça vive em média 14 anos, tem baixa tolerância ao frio e precisa de contato com o ar livre para não se tornar muito nervoso.

Conheça mais detalhes sobre o Pinscher Miniatura

 

Vídeo sobre cães para quem vive em apartamento:

Fonte: YouTube

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cachorros-pequenos/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães
Tags:
cachorros, cães, pequenas, pequenos, pets, raças

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados