Cachorros para Idosos - Raças para a Companhia Ideal | CachorroGato

Cachorros para Idosos - Raças para a companhia ideal

Conheça as características ideais dos cachorros para idosos

São diversas as opções para quem quer um companheiro de quatro patas, especialmente quando a busca é por cachorros para idosos, mas a opção de fazer uma pesquisa antes é sempre importante. Saber se a raça que deseja se encaixa com o seu estilo de vida e como é a personalidade do cachorro.

Na terceira idade, muitos idosos querem uma companhia para viver com eles, se divertirem juntos. Os cachorros para idosos também podem ajudar na saúde, baixando a pressão sanguínea e o colesterol, por exemplo. E tendo um cão que precise de algumas voltas por aí, aumentam as atividades físicas e a segurança de ter alguém para protegê-los.

Os melhores amigos de quatro patas não ajudam só o corpo, mas ao espírito também, tirando o estresse e dando o afeto, atenção e contato que muitos idosos precisam e muitas vezes não tem. Brincar com os cães também libera serotonina e dopamina, que ajudam a relaxar.

Para ter uma relação mais fácil, são indicados cachorros de pequeno porte para idosos, que não exigem muito esforço dos donos nos passeios, não são fortes o suficiente nem para correr na frente nos passeios ou muita força na hora das brincadeiras. É por serem menores e mais leves, é mais fácil para o idoso pegar o seu cão no colo, caso precise, por exemplo, levá-lo no veterinário, ou queira apenas o seu companheiro mais perto de si.

Os cães também devem ser os mais calmos e independentes. Para não dependerem dos donos para brincar ou se exercitar e que possam ficar quietos e só fazer companhia.

Leia Mais: Quando posso sair com o filhote na rua?

Se o idoso mora em uma casa de repouso, ter cães pode significar um ambiente mais calmo, caseiro e tirar a imagem de lugar impessoal ou hospital, além da alegria trazida por um pet a qualquer ambiente. Existem lugares como o Centro Integrado de Atendimento ao Idoso, em São Paulo, que leva cães por uma tarde em cada semana para visitar seus moradores. Os cães para idosos são como terapeutasadicionais aos humanos formados na área.

Com o treinamento certo, qualquer cão pode interagir com os idosos, mas os próprios animais devem ter o treinamento e saber que existem cuidados com os mais velhos, para não acabar machucando-os ou causando acidentes.

Saiba mais também sobre os cuidados com os cães idosos, pois, assim como nós precisamos de atenção especial quando entramos para a terceira idade, nossos companheiros pets também precisam.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cachorros-para-idosos/

Categorias:
Atividades de Cachorro, Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães, Fases da Vida dos Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cães, convivência, idade, idosas, idosos, para, pessoas, pets, terceira

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados