Cachorros de Rua - Saiba como ajudá-los | CachorroGato

Cachorros de Rua - Saiba como ajudá-los

Veja algumas dicas para ajudar cachorros de rua

Andar pela cidade, seja interior ou capital, praia ou sítio, e encontrar cachorros de rua pelo caminho é algo muito comum. Algumas pessoas sentem medo, outras querem brincar, outras, ainda, acabam acolhendo um cãozinho que precisa de ajuda. O mais interessante de observar, porém, é o quanto todas essas coisas também são sentidas pelos próprios cães de rua.

Geralmente, cachorros de rua não nasceram por lá; ele pode ter se perdido do seu dono durante um passeio, pode ter escapado de casa e não conseguido voltar e, além disso, também pode ter sido abandonado pelos seus donos. Ainda pode acontecer de o cão ser filhote de dois cães que não foram castrados antes de se perderem.

Cachorros de Rua

O primeiro passo ao se deparar com um cachorro de rua é procurar se ele possui alguma plaquinha de identificação. Se ele tiver, é interessante entrar em contato com o telefone indicado na plaquinha e avisar o dono que o seu cachorro perdido foi encontrado.

Caso o cãozinho não possua nenhum tipo de identificação, o ideal é procurar contato com algum canil, abrigo ou associação de proteção aos animais que você conheça. Esses lugares costumam se responsabilizar pela retirada da rua e abrigam o cão até que ele encontre um novo lar. Abrigos de cachorros são encontrados facilmente em qualquer cidade.

O que mais posso fazer para ajudar um cachorro de rua?

Leia Mais: Cruzamento de animais – Saiba tudo sobre a cruza de cães e gatos

  • Além de comunicar os órgãos mencionados acima, também é possível ajudar os cãezinhos de várias formas:

  • Doação de remédios, ração, ou até mesmo dinheiro para uma associação que você considera séria e responsável;

  • Compartilhar em redes sociais quando um cão tiver sido perdido ou encontrado sem identificação nenhuma;

  • Denunciar casos de abuso ou maus tratos de cães de rua;

  • Abrigar um cão temporariamente, caso sua casa possua estrutura para isso e você possa levá-lo a uma consulta ao veterinário primeiro;

  • Adotar. Muitas vezes, nem precisamos procurar um cão para chamarmos de nosso melhor amigo, ele mesmo vem até nós. Um cachorro de rua, tendo sua saúde bem cuidada, pode ser saudável e dócil como qualquer outro cãozinho adquirido em petshop.

  • Em uma situação desse tipo, é importante que se tome cuidado na hora de uma primeira aproximação, pela segurança da pessoa e do próprio cãozinho, que pode estar assustado demais ou até machucado. O mais importante, no entanto, é agir de alguma forma, seja recolhendo o cãozinho ou, ao menos, comunicando alguma instituição responsável por isso.

O cuidado deve seguir na chegada do cachorro de rua à casa. Mesmo o animalzinho podendo parecer saudável, ele pode trazer doenças transmissíveis às pessoas e aos outros animais da casa. Antes de o cachorro tirado da rua ser deixado em contato direto com todos do lar, é importante que ele passe por uma consulta ao veterinário.

Projeto de documentário busca conscientização sobre os cães vira-lata

Frequentemente vistos no abandono e descaso total, os cachorros vira-lata encontram no projeto batizado de Documentário Vira-Latas uma nova esperança; tendo em vista que o principal objetivo da ação é, justamente, o de conscientizar a população brasileira em relação aos cães vira-latas como uma forma de tentar diminuir o pouco caso com que estes animais ainda são tratados nos dias de hoje.

Documentário Vira-Latas

Idealizado pelo publicitário Tiago Ferigoli, o projeto chega como uma nova ação de um plano que foi iniciado no ano de 2008, com o lançamento do livro de imagens chamado de “Vira-Latas: Os verdadeiros Cães de Raça” – que já tinha conscientização da população em foco. Deparando-se com o sucesso do livro, Ferigoli apostou mais uma vez no mundo dos cães SRD (sem raça definida) e construiu a marca Animi, que desenvolve e confecciona camisetas com imagens de vira-latas, tendo parte da renda de suas vendas revertida para o projeto do documentário.

Contando com a participação de diversas personalidades brasileiras e que se declaram amantes dos cãezinhos SRD – incluindo o ator Caco Ciocler, a atriz Juliana Didone, o comediante Danilo Gentili, o ex-BBB Mau Mau, o cantor e apresentador Ronnie Von e a apresentadora Babi Xavier – o Documentário Vira-Latas já é um filme pronto, e que aguarda verba para que o seu lançamento possa ser feito nas salas de cinema de todo o país.

Contando com a colaboração do site Kickante, o documentário recebe doações de pessoas que apóiem o projeto em troca de agradecimentos nos créditos do longa (e até brindes da marca Animi, de acordo com o valor doado à ação) – e deve ser o primeiro filme a ser lançado com aporte 100% popular.

Mostrando a realidade da vida dos cães vira-lata na atualidade – que engloba desde a situação de abandono até as condições que oferecem, hoje, os centros de controle de zoonoses – o Documentário Vira-Latas é uma nova esperança para mudar a vida de tantos animais que sofrem pelo simples fato de não terem uma raça definida: algo que ainda influencia muitos, embora não devesse ter relevância.

Clique já no link e FAÇA A SUA CONTRIBUIÇÃO para viabilizar o lançamento do Documentário Vira-Latas!!



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cachorros-de-rua/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
ajuda, cachorro, cachorros, cães, cão, cidade, comum, cuidados, encontrar, fornecer, importante, pet, pets, rua, tipo

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados