Cachorro que Late Muito - O que fazer com os latidos excessivos?

Descubra os motivos e saiba como adestrar em casa o cachorro que late muito

Uma das maiores queixas dos vizinhos de quem tem cães é quanto aos latidos. E realmente sempre há aquele cachorro que late muito, às vezes até o dia todo, sem que haja interrupção. E fica a questão: por quê?

A primeira explicação está no fato do animal ficar muito tempo sozinho, o que é chamado de Síndrome da Ansiedade da Separação. Então, deste modo, o cachorro que late muito mostra tristeza, frustração, tédio, angústia e até mesmo amargura. Isto também vale para os que ficam presos o dia todo, que ladram pelo confinamento e os sentimentos são praticamente os mesmos.

 

O cachorro que late muito é um “tagarela”

cachorro-que-late-muito

Leia Mais: Uivo – O que significa e por que meu cachorro uiva?

Muitos se esquecem, mas a voz do cachorro é o seu latido. Portanto, esta é a maneira dele mostrar a euforia para os seus donos, conversar com os pets da vizinhança, avisar que há pessoas estranhas na porta da casa ou conhecidas, mas que ninguém escutou a campainha tocando, entre muitas outras situações. E vale lembrar que o timbre e a potência do latido mudam de raça para raça.

Então, antes de dar bronca no peludo, avalie se ele está mesmo passando dos limites ou se é do próprio instinto natural dele este comportamento. Afinal, o cão que late muito extravasa suas emoções, porém, este “muito” deve ter seus limites. O normal é que ele lata de vez em quando, não de maneira contínua ou durante a madrugada toda. Se isso estiver acontecendo, deve-se procurar auxílio de um veterinário, que irá avaliar se há algum problema físico ou psicológico com ele e, se for o caso, encaminhar para um adestramento profissional.

 

Como treinar em casa um cachorro que late muito?

 

Um dos grandes segredos para diminuir o barulho de um cachorro que late bastante é oferecendo a ele atenção, seja fazendo carinho, brincando, dando banho ou qualquer atividade em que ele sinta a parceria do dono. Isto porque as chances dele querer chamar a atenção fazendo toda esta barulheira são enormes e, claro, a partir do momento em que você adota um pet, se compromete a dar a ele todo o amor e o carinho que ele merece.

Outra forma de adestrá-lo é dando bronca com palavras impostas de maneira firme, mostrando-se insatisfeito com tal atitude, mas jamais de forma ofensiva. E nunca recompensá-lo com petiscos ou carinhos pelo silêncio, pois ele deve sentir que este é um hábito obrigatório na sua rotina e não uma brincadeira.

Cachorro que late muito também pode estar com excesso de energia, principalmente os de grande porte. Sendo assim, levá-los para passear e cansá-los deve fazer parte do dia a dia deles. E, por fim, é importante alertar que o clima da família interfere muito no comportamento do animal. Então, caso ela viva em um ambiente de brigas, será nervoso, agitado, o que o fará latir muito. Pense nele e na família toda e busque um lar calmo, que certamente fará todos felizes.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cachorro-que-late-muito/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Comportamento dos Cães
Tags:
barulho, cachorros, cães, cão, excesso, hábitos, latem, latidos, muito, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados