Meu Cachorro Puxa a Coleira | CachorroGato

Meu Cachorro Puxa a Coleira

Não deixe o seu cão puxá-lo durante o passeio. Confira estas dicas essenciais se o seu cachorro puxa a coleira

O cachorro puxa a coleira durante o pesseio por diversas razões. Neste artigo vamos descrevê-las e ensinar como evitar este desvio de comportamento. Veja abaixo os motivos:

  • Quando fareja, escuta ou vê algo.
  • O excesso de energia do cachorro faz com que ele queira andar mais rápido.
  • Através da experiência, o cachorro percebe que puxar a coleira faz o companheiro de passeio andar mais rápido ou ir na direção que ele quer.
  • Porque ele pode.

Se o seu cachorro puxa a coleira durante o passeio, provavelmente isto pode ter começado inocentemente, mas pode se tornar um problema para o cão e para o condutor. A pressão adicional do colar contra a traquéia do cão pode causar tosse, que pode ser apenas temporária, ou pode causar danos a longo prazo ou mesmo permanentes para seu amigão. Um cão que puxa com força pode fazer com que o condutor perca o equilíbrio e escorregue ou caia. Ser puxado fortemente por um cão de grande porte, especialmente em ruas muito movimentadas, pode causar acidentes graves.

A escolha da coleira ideal para seu cachorro

A mudança das coleiras para cães pode trazer uma solução imediata se o seu cachorro puxa a coleira . Existem coleiras especiais que envolvem o corpo do cachorro e também os famosos enforcadores. Estas ferramentas facilitam a vida do condutor e não causam dor para o cão. Usando este tipo de coleiras, imediatamente permite-se que o dono do cachorro ou o conductor do passeio controle a direção e a velocidade do cão, sem precisar de um monte de força física para conseguir isso. Mas o cão ainda precisa aprender a andar educadamente, sem puxar a todos.

Meu Cachorro Puxa a Coleira

Dicas para quando o seu cachorro puxa a coleira

Leia Mais: Uivo – O que significa e por que meu cachorro uiva?

Uma boa maneira de ensinar um cão que puxa a coleira é mostrar-lhe que puxar mais, não adianta. Quando o seu cão começa a puxar, simplesmente parar de andar. Fique parado e espere seu cão perceber que ele não está chegando a lugar nenhum.

Se o seu cão continuar a puxar a coleira depois que você ficar parado por três segundos, comece lentamente a caminhar para trás. Seu cão vai perceber que ele está perdendo terreno e não avançando para novos lugares. Quando o cão se virar para olhar para você, para entender o que está errado na outra ponta da coleira, a guia vai soltar um pouco. Nesse ponto, você pode elogiá-lo e começar a andar para frente novamente.

Repetindo este processo a cada vez que o cachorro puxa a coleira, seu amigão irá perceber que puxar a coleira ativa seus "freios" e não o "acelerador". Com o tempo a frequencia com que seu cachorro puxa a coleira irá diminuir e o problema pode até desaparecer para sempre.

Uma vez que seu cão entenda como andar sem puxar usando uma coleira de cabeça ou cervical, você vai ser capaz de fazer com que ele caminhe educadamente utilizando uma coleira comum.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cachorro-puxa-a-coleira/

Categorias:
Comportamento dos Cães
Tags:

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados