Cachorro Poodle – Um amigo inteligente e amável | CachorroGato

Cachorro Poodle – Um amigo inteligente e amável

O cachorro Poodle faz parte de uma das raças mais inteligentes do mundo. Conheça as particularidades da raça e veja se ela é a ideal para você ter em casa

Encontrar um cachorro Poodle é certeza de também encontrar um dono apaixonado e amante da raça. Tida como uma das raças de cães preferidas pelos brasileiros a raça de cães Poodle é sempre uma das mais procuradas por quem busca um novo cãozinho para fazer parte da família.

A preferência nacional pelo cachorro Poodle pode ser justificada por uma série de possíveis fatores que cercam essa raça de cães, tais como o seu temperamento dócil, a sua variedade de portes – disponível em quatro portes distintos, do mini ao gigante, ele pode se adequar em qualquer tipo de espaço – e, principalmente, a sua inteligência acima da média entre outras raças de cães.

cachorro-poodle

Conheça, neste artigo, as principais particularidades da raça de cães Poodle e veja quais são os cuidados primordiais que você deve ter caso decida agregar este cãozinho à sua família, ou até mesmo se já possuir um pet desta raça em casa.

 

Os quatro portes dos cães Poodle

Leia Mais: Quando posso sair com o filhote na rua?

A raça Poodle pode ser encontrada em quatro portes diferentes: o Poodle Anão, o Poodle Toy, o Poodle Médio e o Poodle Gigante (ou Standart), sendo decisão dono qual das quatro variações cabe melhor no cotidiano da família e espaço físico da casa. Veja as principais características de cada um dos portes.

  • Poodle Anão

cachorro-poodle-anao

Sendo a menor variação entre as quatro, o Poodle Anão também é um dos mais difíceis de se encontrar para comprar. Sua aparência de bichinho de pelúcia conquista o coração de todos. A altura do Poodle Anão pode variar entre 25 e 28 cm, tendo seu peso ideal entre 6 e 8 kg, se mostrando uma raça ideal para acompanhar crianças em suas brincadeiras, que, naturalmente, devem ser sempre supervisionadas por adultos a fim de evitar acidentes.

Leia mais sobre o Poodle Anão 

  • Poodle Toy

cachorro-poodle-toy 

Possivelmente a favorita entre as variações da raça Poodle, o Poodle Toy também não é dos mais fáceis de se encontrar para comprar. Assim como acontece com o Poodle Anão – e todos os outros cães existentes -, as brincadeiras entre crianças e Poodles Toy devem ser supervisionadas por adultos. Também se encaixando em todos os espaços, o Poodle Toy chega ao máximo de 28 cm de altura, pesando cerca de 4,5 kg.

Leia mais sobre o Poodle Toy

  • Poodle Médio

cachorro-poodle-medio 

A variação mais comum da raça é, também, a mais fácil de se encontrar para comprar ou até adotar. Apesar de ser o segundo maior dos Poodles, o Poodle Médio também cabe facilmente em um apartamento pequeno, tendo entre 35 e 45 cm de altura. Muito amigo e fiel aos seus donos, ter um Poodle Médio em casa é garantia de ter um companheiro para todas as horas.

Leia mais sobre o Poodle Médio 

  • Poodle Standard

cachorro-poodle-standard

Muito ovacionado em competições caninas, a elegância do Poodle Standard é mesmo digna de aplausos. Medindo entre 45 e 60 cm, o Poodle Standard também é conhecido como Poodle Gigante e é a mais antiga entre as quatro variações desta raça. Os Poodles Gigantes são ideais para quem dispõe de bastante espaço em casa e busca um cão de grande porte para preenchê-lo.

Leia mais sobre o Poodle Standard

 

Cuidados especiais com os cães Poodle

A pelagem é, certamente, um dos maiores atrativos nestes cães e, apesar de eles soltarem muito pouco pelo, escovações são necessárias para garantir a eliminação de nós e verificar a existência de possíveis carrapatos grudados à pele do cão. Os Poodles podem ser brancos, champanhe, marrom, cinza ou pretos, e todos precisam de cuidados com seus pelos encaracolados.

No que se refere ao comportamento, a raça Poodle é considerada a segunda mais inteligente do mundo, sendo também uma das mais fáceis de se adestrar. Eles absorvem os comandos com mais facilidade e obedecem os seus donos sem problemas, principalmente pela sua constante dedicação em agradar as pessoas da casa.

Além disso, o processo de adestramento também é importante para controlar o temperamento muitas vezes ciumento da raça, tornando-o sociável e calmo na presença de outras pessoas ou animais perto de seus donos ou dentro de sua casa.

Ter um cachorro Poodle em casa, como podemos perceber, é garantia de felicidade a todo momento, por isso, lembre-se que cuidar da saúde do seu Poodle é fundamental, então leve-o periodicamente ao médico veterinário e mantenha sua vacinação em dia.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cachorro-poodle/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães, Fases da Vida dos Cães
Tags:
cachorros, cães, pets, poodle, poodle anão, poodle médio, poodle standard, poodle toy, raças

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados