Meu cachorro não come ração, o que eu faço?

Muitos donos de pets tem a dificuldade de que seu cachorro não come ração. Saiba como driblar isso!

Já se sabe que a comida de pessoas não faz bem ao cão, embora ele possa pedir, ficar de olho quando a pessoa está cortando os alimentos ou com cara de “eu quero” visando as panelas no fogão. E o maior desafio é mudar a situação quando o cachorro não come ração, a principal fonte de vitaminas e o produto certo para a saúde e bem-estar dele.

É histórico o comportamento de que o cachorro não come ração, afinal, durante a sua evolução ele precisava comer o que conseguisse para sobreviver. E a ração é fruto da sua domesticação juntamente a todos os estudos feitos para aumentar a qualidade de vida dos bichinhos. Mas e se ele é daqueles que olham para o prato e vão embora, ou ainda viram o pote, querendo falar: “isso eu não quero”?

 

Se o seu cachorro não come ração, abra o apetite dele!

Tratar o bichinho com amor e dedicação é obrigação de quem decide tê-lo, mas estas práticas devem se acentuar neste caso. Tê-lo por perto e acostumar a dar rações longe da sua vasilha de comida, uma a uma, é boa saída para que ele coma aquilo como petisco, para depois assimilar o sabor e “descobrir” que gostou da ração.

Leia Mais: Patas de cachorro e seus cuidados especiais

cachorro-nao-come-racao

Dosar a quantidade também é outra forma de fazê-lo comer o que está sendo dado, já que ele sentirá fome e não verá alternativa, a não ser comer o que está ali. Portanto, ao invés de deixar o pratinho dele disponível o dia todo, estipule horários e ofereça em menores quantidades, pois se o cachorro não come ração, ele será condicionado a ter comida apenas em algumas horas. Isto, além de educá-lo de forma a fracionar e reduzir a comilança, também fará com que ele ceda em algum momento.

 

Efeito “espelho”: seu cachorro não come ração, mas o outro come!

A competição e até mesmo o sentimento de poder podem fazer com que seu pet coma ração se houver outro cachorro comendo no prato dele. Então, caso haja mais de um peludo em casa e eles comam a do mesmo tipo, coloque apenas um recipiente ao invés de dois, o que fará com que ele veja o seu companheiro fazendo e também o fará.

Se o seu cachorro não come ração e não há mais animais em casa, vale a tentativa de trazer um peludo (manso, claro) de alguém e, supervisionando, deixar com que ele vá ao pote do seu. O instinto de concorrência fará com que ele também coma, mesmo se ainda nem experimentou, pois sabe que aquilo é dele e fará de tudo para dominar o território. Mas tudo deve ter o acompanhamento do dono, pois se ele atacar o amiguinho, o que é difícil, pois ele irá preferir ir direto ao seu potinho, a situação deve ser apartada.

Experimentar outros tipos de ração também pode ser uma alternativa, contudo, caso nada funcione e o seu pet passe a perder peso, dando sinais claros de que há algo errado com ele, não perca mais tempo e consulte um veterinário, pois só ele poderá dar um diagnóstico concreto sobre o que pode estar acontecendo.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cachorro-nao-come-racao/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Alimentação para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
alimentação, cachorros, cães, comida, não come, pets, ração, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados