Cachorro inteligente – Quais são as raças mais espertinhas? | CachorroGato

Cachorro inteligente – Quais são as raças mais espertinhas?

Conheça os quesitos que fazem com que o peludo seja considerado um cachorro inteligente e quais raças estão nesta lista

Todo pet é adorável, independentemente da sua personalidade, do seu jeito de ser e das suas manias. Aliás, assim como os humanos, eles também adquirem hábitos no decorrer da vida, como levar um bichinho para comer junto a eles (mesmo sendo macho), resmungarem por determinadas situações ou terem uma maneira específica e única para conseguir dormir. Mas será que no meio disto tudo ele pode ser considerado um cachorro inteligente?

Que eles são companheiros, isso é fato, mas algumas habilidades especiais fazem do animal um cachorro inteligente. O Pastor Alemão é um dos exemplos, que é avaliado assim porque tem por objetivo trabalhar. Sim, exatamente essa função: trabalhar. Seja protegendo o seu dono ou na caça em situações diversas (como no desaparecimento de pessoas), a coragem e a perspicácia desta raça fazem com que ela fique entre as que tem mais aptidões.

 

Cachorro inteligente: quais são essas raças?

cachorro-inteligente

Há vários cães que se encaixam no quesito inteligência, mesmo que não sejam das raças que os especialistas afirmam serem os mais espertos. Afinal, se em toda regra há exceção, por que um Yorkshire Terrier ou um Vira-Lata não podem ser super astutos? 

Leia Mais: Equipamentos veterinários - Encontre todos os tipos e fornecedores

Entretanto, o Border Collie leva a medalha de ouro na questão de cachorro inteligente, pois aprende com facilidade, se treinado é capaz de reconhecer mais de 200 comandos, além de ser altamente talentoso para esportes, como o agility, freestyle, frisbee, entre muitos outros adjetivos. E engana-se quem pensa que ele só sirva para isso: é um grande companheiro, com temperamento amigável, porém só necessita gastar seu enorme estoque de energia, fazendo com que o seu dono dê atenção especial a esta exigência.

A medalha de prata fica com o Poodle, que tem uma memória extraordinária, o que faz dele fácil de ser adestrado. Também por isso é muito usado como cão-guia para cegos, já que passando por um caminho uma única vez, sabe o fazer para sempre. Fora isso é alegre, afetuoso, leal e sociável, tornando-se uma ótima escolha para quem quer um bichano que alie amor à esperteza.

O terceiro lugar fica com o Pastor Alemão, que como já foi citado, é um cachorro inteligente por ser extremamente altruísta. Ele dá a vida pelo seu dono, o que faz dele um cão de guarda sem igual, também tendo sempre objetivos a serem alcançados. Se o sonho dele é conseguir pular de um determinado local, enquanto não o fizer não deixará de raciocinar a maneira mais prática para a sua meta. E vale lembrar que ele é muito utilizado como pastoreiro, cuidando do rebanho em muitos centros pecuaristas do mundo.

Entre as outras raças também estão o Dobermann, Golden Retriever, Pinscher, Pastor de Shetland, Labrador e o Rottweiler. E é por estes e outros motivos que estes cães sempre estão em propagandas publicitárias, filmes ou como ajuda em ocasiões de perigo: eles captam as sensações e assimilam as necessidades mais rapidamente do que muitas pessoas.

Conheça mais sobre estas e muitas outras raças em nosso Guia Completo de Raças de Cães 

 

O que torna um cachorro inteligente?

Todos os cachorros vêm da mesma história, com os mesmos ancestrais, porém a genética conta muito para que ele seja considerado um cão inteligente. As capacidades de responder aos estímulos com agilidade, a memorização intensiva, as velocidades em tomar decisões e agir em momentos específicos tornam uma raça mais destacada do que as outras.

Mas vale lembrar que assim como qualquer outro cão, todos são muito companheiros, fieis, necessitam de carinho, atenção, cuidados especiais e paciência, pois embora possam ser considerados mais espertos que os demais, ainda são bichinhos. E na hora de escolher qual a melhor opção, sempre avalie o temperamento das raças, pois nem sempre só estar na lista dos mais sagazes basta.

O Labrador, por exemplo, é um cachorro inteligente, carinhoso, ótimo até para crianças, porém precisa de bastante espaço e atividades constantes, já que é bem ativo. Neste mesmo contexto se insere o Border Collie, que se não tiver onde gastar sua energia, pode chegar a destruir a casa toda. Já o Dobermann é uma caixinha de surpresas, pois pode ser o pet mais manso do mundo ou tornar-se muito agressivo depois de adulto.

Se o seu amigão não está nesta lista, saiba que ele ainda pode ser treinado. Buscar um adestrador é uma excelente escolha, que ensinará exercícios físicos e mentais para que ele não só fique mais educado, como também mais inteligente!

caes-inteligentes



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cachorro-inteligente/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães
Tags:
cachorros, cães, comportamento, inteligência, inteligentes, personalidade, pets, raças

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados