Qual é o cachorro ideal para apartamento? | CachorroGato

Qual é o cachorro ideal para apartamento?

Se você quer um cachorro ideal para apartamento, conheça algumas raças e escolha a que se adequa melhor para o pet que você quer chamar de seu

Não é porque você vive em um espaço menor que precisa abandonar o seu amor pelos bichos. Basta saber qual o cachorro ideal para apartamento, a raça que tenha o perfil que você espera para todos da sua família e seja compatível com o dia a dia do lar.

Mas mesmo que ele seja considerado um cachorro ideal para apartamento, é importante lembrar que ele deve ser levado para passear, embora ainda tenha o local certo dentro de casa para fazer as suas necessidades fisiológicas, pois ele precisa ser habituado a conviver com outras pessoas e cãezinhos. Caso contrário, poderá criar um comportamento antissocial, ficar estressado com a falta de contato do “mundo lá fora” ou por não gastar energias de uma maneira que fuja da sua cotidiana.

 

Qual a raça de cachorro ideal para apartamento?

Tudo depende do objetivo de quem quer um pet. Há várias que se adaptam facilmente, como o Poodle Toy (25 a 28 cm de altura), que é bastante dócil e companheiro às pessoas conhecidas, porém, costuma estranhar quem vem de fora e pode servir como um “cão alerta”.

Para as pessoas mais velhas e que não tenham crianças em casa o cachorro ideal para apartamento pode ser o Chihuahua. Ele é independente, mas ama o seu dono incondicionalmente, além de ser resistente, mesmo tendo peso e tamanho pequenos, chegando a 3,5 kg e variando de 15 cm a 20 cm. Ele não tem o hábito de ser afetuoso com o público infantil, por isso é bom evitar este encontro, não estressando o animal e nem assustando a garotada.

Leia Mais: Quando posso sair com o filhote na rua?

cachorro-ideal-para-apartamento

Os peludos da raça Shih-Tzu também são excelentes escolhas para os que querem um amigão nestas condições, já que eles não costumam ser muito ativos, contudo, são companheiros e amáveis. Por terem pelos longos, devem ser escovados todos os dias, evitando a formação de nós.

O Pug é outro fiel e companheiro que uma pessoa que busca um cachorro ideal para apartamento pode ter. Ele tem humor estável, é apegado a todos da família, também tem facilidade no adestramento, obedecendo com respeito, aprendendo o que é proibido de fazer rapidamente. Ele é bem tranquilo, mas cuidado com os grandes pulos que ele costuma dar, principalmente se estiver no sofá ou em uma cadeira, pois podem causar desde fraturas até problemas crônicos na coluna.

 

Ele é um cachorro ideal para apartamento, mas precisa ver a rua!

cachorro-ideal-para-apartamento-west-highland

Há cães que mesmo tendo todas as características para viverem em um ambiente menor, ainda assim precisam ser levados para passear. O West Highland White Terrier, por exemplo, que tem aquela carinha irresistível, é de pequeno porte e pelagem média, o que não dificulta os seus cuidados, embora escová-lo evite nós, além de deixá-lo ainda mais lindo. Entretanto, ele é muito ativo, tendo a necessidade de mais de um passeio diário e, se possível, a caminhada deve ser longa.

O Lhasa Apso também é um cachorro ideal para apartamento, pois além de amoroso, é obediente, o que faz com que ele se adapte bem em ambientes pequenos não só pelo seu porte (25 cm de altura), mas também por compreender os comandos do seu dono. Alguns deles possuem latido bem agudo, o que pode incomodar a vizinhança e deve ser educado desde filhote, além de ele ser um bichinho que adora andar, por isso levá-lo para passear deve fazer parte da sua rotina.

cachorro-ideal-para-apartamento-bichon-havanes

Pets da raça Bichon Havanês são carinhosos, alegres, leais e de fácil convívio,  principalmente com crianças. Ele também é muito sagaz, dando sinal de que há algo estranho em qualquer circunstância, mesmo que esteja em algum momento de entretenimento. E o melhor de tudo é que ele se acomoda normalmente, seja na cidade ou no campo, desde que seja tratado com amor e dedicação.

Por fim, o Yorkshire Terrier chega a ser um dos queridinhos na escolha de cachorro ideal para apartamento e não é à toa. Eles são brincalhões, companheiros, espertos, sociáveis e inteligentes, podendo ser carregados juntamente aos donos a todos os lugares. Mas eles são bem enérgicos e necessitam de muita brincadeira (ou andar em locais diferentes), além de não serem tolerantes ao frio.

Sabendo tudo isso, basta você escolher a raça que mais te agrada e ser feliz com o novo membro da família!



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cachorro-ideal-para-apartamento/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães, Fases da Vida dos Cães
Tags:
apartamento, cachorros, cães, comportamento, convivência, guia, pets, raças

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados