Cachorro com diarreia – Qual pode ser a causa?

Conheça os principais motivos que deixam um cachorro com diarreia e saiba como tratar esse problema

Um cachorro com diarreia não é algo tão incomum na vida dos pets; no entanto, as causas desse tipo de problema podem ser muitas e, em alguns casos, bastante sérias. Por isso, a questão jamais deve ser ignorada e, assim como no caso do aparecimento de outros sintomas atípicos no seu amigão, a clínica veterinária deve ser o local de destino ao notar esta ocorrência.

Embora o motivo de um cachorro com diarreia possa ser algo corriqueiro e simples – como uma mudança na dieta ou a ingestão de alimentos não apropriados em alguma ocasião – as causas que desencadeiam esse problema também podem ter vermes e parasitas como responsáveis, exigindo uma investigação e um tratamento apropriado para que o quadro não evolua e afete a saúde do seu pet.

Muitos donos de bichinhos de estimação não veem necessidade em consultar um profissional quando a diarreia ocorre nos seus pets, e isso pode ser explicado pelo fato de essa ocorrência ser considerada algo relativamente comum, e que pode acontecer, até mesmo, pelo simples exagero de comidas em uma só refeição.

cachorro-com-diarreia

Entretanto, a diarreia em cães também pode ser o sinal de alguma doença mais grave e até fatal – incluindo insuficiência renal, tumores no intestino, intoxicações e Parvovirose – e com a ajuda de um médico veterinário, tanto o diagnóstico como o tratamento de qualquer possível doença se torna muito mais fácil, evitando complicações maiores na saúde do pet.

Leia Mais: Tudo sobre cães: cuidados para deixar seu cãozinho feliz

Podendo se apresentar na forma de fezes pastosas, aquosas e até com sangue (chamada de melena), a diarreia pode dar bons indícios de que tipo de problema possa estar acontecendo com o seu cãozinho. Portanto, ao notar esta ocorrência no seu pet, fique de olho nas suas características e passe essa informação ao veterinário, pois isso pode facilitar bastante a investigação do problema.

Conheça, neste artigo, algumas das principais causas que deixam um cachorro com diarreia, e saiba como proceder para tratar o problema e evitar consequências mais graves à saúde do seu pet.

 

O que causa a diarreia em cães

Conforme explicado anteriormente, a diarreia em cães pode ter uma série de motivações, que vão das mais simples até as mais graves e até fatais. Gerando no animal uma necessidade constante de defecar, além de fezes pastosas e amareladas (na maioria das vezes), a diarreia também pode se apresentar de outras maneiras, e as suas características podem revelar bastante sobre o tipo de complicação que a desencadeou. Abaixo, você confere uma lista das principais doenças e motivos que podem causar a diarreia em cães:

  • Alimentação

Mudanças na dieta e a alimentação inapropriada ou exagerada são algumas das causas mais comuns para a diarreia canina. Facilmente identificado como causa quando mudança é proposta pelo dono do pet, o fator alimentação pode desencadear o problema nos cães mesmo quando o seu proprietário nem se deu conta de que uma alteração foi feita.

Comer exageradamente, por exemplo, é algo que pode passar desapercebido pelos donos de cães e levar à diarreia; no entanto, o motivo principal da ocorrência em função da alimentação está nos eventos promovidos no lar que abriga o cãozinho com a presença de pessoas de fora. Como todos sabem, reuniões de amigos na casa de quem possui um pet são a oportunidade perfeita para que os bichinhos de estimação possam chamar a atenção de novas pessoas e ganhar alguns petiscos – e é justamente aí que está o problema.

Nesse tipo de evento (como um churrasco, por exemplo), é comum que praticamente todos os convidados acabem jogando os famosos pedacinhos de gordura para que o pet coma, mesmo quando avisados pelo dono do animal que isso não deve ser feito. Conquistando a simpatia dos novos amigos com muito charme e brincadeiras, os pets aproveitam seus petiscos durante o evento, “conquistando” uma diarreia canina como consequência. 

Outro fator alimentar que pode causar o problema é a ingestão de comidas estragadas ou de lixo, já que, cãezinhos mais curiosos tendem a mexer em lixeiras e acabar comendo o que não devem.

  • Estresse

Assim como diversos outros sintomas – incluindo depressão e falta de apetite – o estresse em cães pode ser um fator importante para o aparecimento da diarreia. Mudanças de rotina, moradia, um novo membro na família ou a ausência constante do dono são fatores que frequentemente causam estresse nos cães, e esse sentimento de ansiedade e nervosismo pode provocar algumas mudanças no organismo do bicho, levando-o a sofrer com o problema de maneira pontual.

diarreia-caes

  • Intoxicações

A curiosidade dos bichinhos de estimação caninos, além de levá-los a fuçar no lixo, pode fazer com que eles explorem outras partes da casa, como os locais onde ficam guardados produtos de limpeza e venenos para insetos, entre outros; e a ingestão desse tipo de substância pode causar a intoxicação do animal, tendo como consequência o aparecimento da diarreia. Clique aqui e saiba mais sobre os produtos químicos proibidos para pets.

Além dos produtos industrializados comumente usados para limpeza, algumas plantas também podem contar com substâncias tóxicas nocivas aos cães. Portanto, tanto os produtos tóxicos como as plantas devem ser mantidos fora do alcance dos pets para evitar casos de diarreia nos cachorros.

  • Parasitas intestinais

Transmitidos aos cães pelo contato com os excrementos de um animal infectado, os parasitas intestinais também entram na lista de grandes causadores da diarreia canina. Podendo causar doenças como a giardíase, a presença de parasitas no trato intestinal dos cães pode ser fatal quando não cuidada de maneira correta.

Além do contato direto com material contaminado, a transmissão também pode ocorrer durante a amamentação de filhotes por mães infectadas – sendo esta uma das principais causas de morte de crias. A variedade de vermes e parasitas que se alojam no trato intestinal dos cães é bastante ampla, e inclui nomes como giárdia, tênia, lombriga e coccidia, entre outros; sendo que todos eles têm na diarreia canina um dos seus sinais mais característicos.

  • Viroses

A quantidade de viroses que podem causar a diarreia em cães é bem grande e, na maioria das vezes, podem resultar em consequências bastante graves para a saúde do animal. Parvovirose, coronavirose e cinomose são alguns dos nomes mais comuns e temidos entre as viroses caninas, e só podem ser prevenidos por meio da vacinação.

Sintoma comum a todas as doenças citadas acima, a diarreia canina, nestes casos, pode ser um importante sinal de alerta; já que boa parte de tais complicações pode levar o animal ao óbito, como você confere a seguir:

  • Parvovirose

Doença bastante comum e que causa a morte de até 80% dos filhotes infectados. A diarreia é o seu principal sintoma, gerando fezes líquidas, mal cheirosas e com sangue.

Leia mais sobre a Parvovirose

  • Coronavirose

Os sintomas da doença são muito similares aos da Parvovirose, porém de uma forma mais branda pois sua fisiopatogenia afeta partes mais fáceis de serem repostas pelos cães. Exames específicos são necessários para o diagnóstico da doença, que também pode ser fatal; no entanto, tende a ser menos preocupante que a temida Parvovirose.

Leia mais sobre a Coronavirose

  • Cinomose

Altamente contagiosa, a doença causa uma série de sinais além da diarreia, como febre, vômitos, secreções nasais e oculares; podendo afetar, inclusive, o sistema nervoso do animal. Frequentemente fatal, pode deixar sequelas neurológicas irreversíveis nos pets que conseguem se curar do problema.

Leia mais sobre a Cinomose

  • Disfunções de órgãos

Doenças do fígado, do pâncreas e dos rins também podem ter na diarreia canina uma forma de manifestação e, nestes casos, na maioria das vezes as fezes chegam acompanhadas de sangue.

Por terem mais uma série de outros sintomas associados, estas doenças podem ter um diagnóstico complicado para leigos e, independentemente desse fator, ao notar a combinação de diarreia e sangue no seu pet, ele deve ser levado imediatamente à uma clínica veterinária, já que estas complicações podem causar consequências bastante sérias e, inclusive, levar o animal ao óbito.

 

Como tratar um cachorro com diarreia

Conforme repetimos por muitas vezes, a melhor solução para tratar a diarreia nos cães (e quaisquer outros sintomas de doenças caninas) é contar com a ajuda de um profissional veterinário; já que, só ele terá condições de identificar e diagnosticar o que leva o pet a sofrer com o problema, além de indicar o tratamento mais adequado.

No entanto, nos casos em que a diarreia canina é leve e o dono do pet tem certeza de suas causas (em função de uma alimentação incorreta, por exemplo), há algumas medidas que podem ser tomadas para aliviar os sintomas do cão sem prejudicá-lo.

Como em casa, sem o conhecimento técnico, não é possível diagnosticar a causa da diarreia, o indicado é sempre levar o cão ao médico veterinário para uma avaliação e, aí sim, estipular o tratamento. Em casa devemos tentar manter o animal hidratado, em um local de temperatura amena e alimentá-lo de acordo com o indicado pelo profissional. Filhotes são muito mais sensíveis à diarreia, por isso, com eles não devemos perder o mínimo de tempo antes de levá-los ao veterinário.

diarreia-canina

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cachorro-com-diarreia/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cães, canina, causas, cuidados, diarreia, doenças, pets, saúde, sintomas

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados