Banho seco para cães – O que é o banho seco? | CachorroGato

Banho seco para cães – O que é o banho seco?

Aprenda como dar o banho seco para cães, uma utilidade no inverno

Quem já passou um período de inverno com um cãozinho em casa sabe que pode acontecer de o cão ficar resfriado por conta da umidade e da própria temperatura. O banho deve ser evitado no inverno – não totalmente, claro – e a tosa não é aconselhada. Então o que fazer com um cão que está com a pelagem total e precisa tomar banho no frio? Banho seco para cães é a resposta.

O banho seco para cães também é aconselhado como uma alternativa, em qualquer época do ano, ao banho comum. O banho normal que costumamos dar nos nossos bichinhos, se for dado com muita frequência pode até prejudicar a saúde do cão. Isso ocorre porque no banho o cão perde um pouco da camada de gordura que protege a pele dele.

Com isso, o cão ficará mais exposto às doenças de pele, como fungos e alergias. Mas, entenda, isso só acontece quando a frequência de banhos é muito alta – os cães precisam tomar banho, não deixe de banhá-los acreditando que está fazendo um bem à saúde deles.

banho-seco-caes

Para dar o banho seco em cães, se utiliza produtos que não requerem o enxague posterior. Limpam tão bem quanto os produtos utilizados em banhos comuns e também deixam um cheirinho muito bom no seu cãozinho!

Os produtos usados para o banho seco para cães são vendidos em pet shops em forma de spray e basta aplicá-los diretamente na pele do cão. Alguns precisam ser levemente esfregados para que o produto reaja, mas nenhum precisa de lavagem para ser retirado.

Leia Mais: Proteção aos cães contra fogos de artifício

Para evitar que o próprio banho seco prejudique a saúde do pet, é recomendado que ao comprar um produto dessa linha pela primeira vez, o dono aplique uma pequena porção em uma área da pele do cão e espere, ao menos, um dia para garantir que o cão não vai desencadear nenhuma reação alérgica ao produto.

 

Banho seco caseiro para cães

Outra opção é dar o banho seco para cães com produto feito em casa mesmo! A receita é misturar um tanto de água, digamos 1l, com metade desse tanto de vinagre branco (500ml) e a mesma quantidade (500ml) de álcool de cereais. A água deve estar quente, mas não ao ponto de fervura.

Molhe um pano com o produto e passe, com suavidade, na pele do cão, bem rente à raiz do pelo. A diferença do produto industrializado e do caseiro é que quando você utilizar o caseiro será necessário secar o cão com mais atenção.

O produto não tem grande durabilidade, portanto utilize nas duas aplicações imediatamente seguintes.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/banho-seco-caes/

Categorias:
Moda e Beleza para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
banho seco, banhos, cachorros, cães, cão, cuidados, fazer em casa, higiene, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados