Banho Certo para os Pets | CachorroGato

Banho Certo para os Pets

Quando e como dar banho nos meus pets?

Levar os pets para tomar banho nem sempre é uma tarefa fácil e surgem muitas dúvidas. Onde levar? Com que frequência? Qual a melhor época e idade? Posso dar banho em casa sem me preocupar? Os cães e gatos precisam de uma atenção especial na hora de tomar banho. É preciso levar em consideração algumas características de sua raça, tamanho e idade para que o banho do animal seja dado corretamente.

A recomendação dos veterinários, em caso de cães, é que tomem banho quinzenalmente. Somente aqueles que se sujam muito, ou passeiam e vão às ruas todos os dias, necessitam de banho uma vez por semana. Para os felinos a regra é diferente. Os gatos devem tomar banho somente uma vez a cada trinta dias, já que a escovação diária dos pets ajuda a eliminar os pelos mortos, e os próprios animais se higienizam através de sua saliva, quando se lambem.

Banho em casa ou em pet shop?

A preferência de muitos donos de cães e gatos é dar banho em seus pets em casa. Muitos animais ficam com medo e estressados quando saem e ficam em contato com outros indivíduos e, para isso, a melhor opção é higienizar em casa mesmo.

A limpeza junto ao dono pode trazer mais confiança ao animal e, deste modo, ser realizada de forma correta e sem riscos. Existem algumas áreas do corpo, como olhos e ouvidos, que precisam de mais atenção e cuidado na hora da lavagem. Fique sempre atento com a quantidade de água para o enxágue dos olhos e ouvidos na hora do banho.

Mas o banho em pet shops não é contraindicado. Existem muitos lugares bons para levar seus Pets, onde podem ser encontrados vários serviços adicionais além de um banho completo ou tosa especial, e a comodidade de um serviço leva e traz. Nossos pets precisam de cuidado e nem sempre temos tempo para satisfazê-los completamente.

Leia Mais: Proteção aos cães contra fogos de artifício

Qual a idade certa para começar a dar banho nos pets?

O primeiro banho dos pets pode ser dado no segundo mês após o nascimento e com as vacinações em dia. Deve-se tomar cuidado com as regiões mais sensíveis e com a temperatura da água, que deve ser morna para manter a maciez dos pelos e deixar o pet relaxado. Alguns filhotes precisam dos donos por perto para sentirem-se mais seguros e menos estressados.

Os produtos utilizados para o banho dos animais devem ser adequados para o tipo da raça e possuir capacidade de limpeza e hidratação apropriada. O shampoo para cachorros ou gatos escolhido também é muito importante na hora do banho nos pets. Após a lavagem dos cães ou gatos, os pelos precisam de secagem com toalhas e secadores (de cabelos) para que não corram o risco de adoecer.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/banho-certo-para-pets/

Categorias:
Moda e Beleza para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
banho, cachorro, cachorros, cães, cão, certo, correto, cuidados, dúvidas, idade, ideal, pet, pets, raça

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados