Babá de Cães - Cuidados com o pet que fica sozinho em casa | CachorroGato

Babá de Cães - Cuidados com o pet que fica sozinho em casa

Com cada vez mais donos preocupados com seus pets, a profissão de babá de cães cresce em todo o País

Com o crescimento pelo qual vem passando o mercado pet ao longo dos últimos anos, diferentes estabelecimentos e profissões ligadas ao mundo animal passam a ser cada vez mais comuns em todo o Brasil, e o serviço de babá de cães é um ótimo exemplo de novidade nesse cenário.

Hotéis e creches para cachorros já dão as caras no mercado brasileiro há algum tempo, no entanto, são as babás de cães que começam a se destacar entre os mais variados serviços disponíveis para manter a segurança e o conforto de pets nos dias de hoje, garantindo a despreocupação de donos e a qualidade de vida de cães de todos os tipos de porte e raça.

Aumentando em popularidade, o serviço de cuidadores de cachorros já conta com profissionais que chegam a embolsar mais de 8 mil reais mensais, abrindo espaço para cada vez mais casos de pessoas que transformam seu amor pelos pets e pelo cuidado como os animais em um negócio lucrativo e cada vez mais reconhecido no Brasil.

 

baba-caes

 

Leia Mais: Cachorro Uivando - O que isso significa?

Destacando um perfil diferenciado dos já conhecidos Dog Walkers, os responsáveis pela função de babá de cachorros oferecem muito além de passeios em parques e nas redondezas da residência do pet, e podem ajudar bastante em diversos aspectos da vida canina, seja acalmando, alimentando ou até, simplesmente, fazendo companhia aos cachorrinhos.

Na capital paulista – que conta com quase 20 milhões de animais de estimação e cerca de 10 mil pet shops espalhadas pela cidade – a prática de contratar pessoas especializadas no serviço cresce a passos largos e, tendo em vista o ritmo frenético de trabalho e movimento local, a tendência desse tipo de prestação de serviços aponta para um futuro promissor.

Conheça, neste artigo, um pouco mais sobre essa nova profissão de pet-sitter, e saiba como encontrar o cuidador certo para o seu bichinho de estimação, garantindo tanto o conforto de seu pet como o seu próprio – que pode ficar tranquilo em saber que seu cãozinho está em boas mãos e receberá toda a atenção de que precisa.

 

O serviço de babá de cães

 

Para que o serviço de babá de cachorro se traduza no cuidado que os donos de pets realmente desejam, todo um processo específico é realizado antes que seu bichinho de estimação começe a ser cuidado, de fato. Ao contratar esse tipo de profissional, o primeiro passo para que as atividades sejam iniciadas é a visita da babá ao lar do cão, onde poderá observar o seu comportamento, além de familiarizar-se com quaisquer tipos de necessidades especiais que o cachorrinho possa ter.

Fatores diversos entram nessa observação, que busca detalhes sobre a alimentação, a rotina de passeios, personalidade e a necessidade de medicações do animal. Nesta ocasião, uma entrevista detalhada deve ser feita pela cuidadora de cães com o dono do pet, para que - além de descobrir detalhes sobre o animal - possam ser definidas a quantidade de visitas semanais indicadas ao pet e quais cômodos da casa terão livre acesso, já que o profissional contratado terá acesso ao lar por um bom período.

É importante citar que, como esse profissional estará em sua casa com certa frequência, a escolha de uma cuidadora para cães deve ser feita de maneira extremamente cuidadosa e criteriosa, e referências devem ser buscadas tanto no caso de contratações indicadas como nas feitas por meio de empresas especializadas no trato de pets.

Antes que o profissional possa iniciar suas tarefas como babá, também é necessário que haja um período de socialização entre a babá de cachorros e o animal, evitando o estranhamento do pet e garantindo a harmonia entre eles. Esse conhecimento prévio é bastante importante, pois, para que o animal obedeça e não fique receoso com uma nova pessoa lhe fornecendo alimentos, fazendo higienizações, administrando medicações e oferecendo brinquedos, é necessário que se sinta seguro.

 

baba-para-caes

 

O pet-sitter deve, ainda, ter em mãos os telefones e endereços de clínicas veterinárias frequentadas pelo pet em questão (ou das mais próximas do local de atuação), podendo acionar ajuda em casos de emergência. Em muitos casos, a babá de cães envia um compilado de notícias do dia sobre o pet para os donos, mantendo-os informados e, de certa forma, mais próximos de seus amigões.

Embora seja o serviço de babá de cachorros o que mais cresce atualmente, os profissionais que atuam nesse tipo de função também estão disponíveis, em boa parte das vezes, para cuidar de outros animais (como gatos e aves, por exemplo) e, cabe ao dono do pet a escolha do cuidador, já que é possível optar por um “especialista” ou até arrumar um prestador do serviço que possa dar conta de olhar mais de uma animal por vez.

Fatores como a limpeza das necessidades do animal e dos ambientes que possam ser sujos em função do pet são de responsabilidade do cuidador. No entanto, outras pequenas tarefas (como regar plantas e recolher correspondências da casa, por exemplo) não fazer parte da descrição do trabalho de babá de cães e, portanto, são fatores que devem ser previamente discutidos entre contratado e contratante para que não haja mal entendidos.

 

As vantagens de um pet-sitter

 

As vantagens de se contratar um serviço de babá para cães são muitas, e vão bem além do simples fato de garantir a alimentação correta e uma companhia para seu pet. Tendo em vista que muitos cachorros não se adaptam bem em estabelecimentos específicos como hotéizinhos e creches para cães – tanto pelo ambiente quanto pela interação com muitos outros animais – o serviço de pet-sitter se mostra uma boa solução para esse tipo de problema; já que, por poder permanecer em seu próprio lar, o cachorro se sente mais seguro e confortável, evitando casos de estresse desnecessários que podem ser de grande incômodo.

Além disso, a possiilidade de estar no ambiente em que se sente seguro dá aos cães uma sensação de tranquilidade maior, o que facilita um humor mais ameno por parte do animal, que segue sua rotina normalmente.

Um dos maiores benefícios trazidos aos cães com o surgimento das babás de animais domésticos, no entanto, é a possibilidade de não deixar seu cachorro sozinho em casa: fator que pode desencadear questões psicológicas no pet (como a depressão) e muitas outras doenças que aparecem em função desse tipo de estado.

 

baba-cachorros

 

Os cuidadores de cães também podem se fazer úteis em diversos outros momentos, como no caso de o dono do pet precisar viajar, trabalhar ou resolver alguma emergência. Com isso, hoje em dia já é muito mais fácil para que donos de pets programem saídas de suas cidades, já que podem contar com este serviço especial que garante o bem-estar de seu bichinho de estimação enquanto se ausenta.

 

Como contratar uma babá de cães

 

A melhor maneira de encontrar um profissional de confiança que possa tomar conta de seu pet é por meio da contratação de empresas e pessoas que tenham boas referências no mercado e entre outros donos de pets.

Já há uma grande variedade de empresas especializadas no mundo animal ao redor do País, que oferecem este tipo de serviço, entretanto, muitos ainda acabam preferindo encontrar o pet-sitter ideal por meio da indicação de conhecidos. Em muitos casos, esse tipo de pesquisa pode lhe levar a amantes de animais que não são, necessariamente, profissionais; mas que dedicam a vida a um trabalho que prioriza a sua paixão pelos cães.

Embora seja um pouco mais difícil, também não é impossivel encontrar médicos veterinários que tenham mudado o foco de atuação para prestar esse tipo de serviço e, nestes casos, as vantagens são ainda maiores, já que é possível deixar seu pet nas mãos de alguém que terá capacidade de enfrentar qualquer tipo de emergência que possa ocorrer.

A quantidade de visitas e o tempo passado pela babá em sua casa serão definidos na etapa de entrevista, antes que o serviço seja iniciado e, segundo as informações em relação ao preço praticado pelos que atuam nesse tipo de trabalho, uma hora de cuidados pode variar entre 30 e 60 reais, sendo que os maiores preços são adotados em períodos específicos, como finais de semana e feriados.

Na maioria dos casos, os planos de serviço estabelecem cerca de três visitas de uma hora por semana da babá de cães ao pet, sendo que isso pode ser adaptado de acordo com a necessidade dos donos e do animal, como em casos de emergências ou da necessidade de mais cuidados por problemas psicológicos dos cachorros.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/baba-caes/

Categorias:
Atividades de Cachorro, Comportamento dos Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
babá, cachorros, cães, cão, convivência, cuidados, pets, sitting

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados