Antibiótico para Cães - Posso aplicar no meu cãozinho? | CachorroGato

Antibiótico para Cães - Posso aplicar no meu cãozinho?

Cuidados ao dar antibiótico para cães

Quando o assunto é a saúde do nosso bichinho de estimação, sabemos que cuidado nunca é pouco. Cuidar bem da saúde do cãozinho é fundamental para lhe garantir uma vida longa. Para as mais variadas doenças, já existe à venda o medicamento adequado. Aqui vamos falar de um desses medicamentos, o antibiótico para cães.

O antibiótico para cães serve para combater doenças causadas por bactérias, que provocam uma infecção no pet. Há bactérias no ar, na água, na terra, etc, basicamente seu animal está o tempo todo exposto a contrair uma doença bacteriana, principalmente se passa muito tempo solto na rua.

Nem todas as bactérias são maléficas, algumas pertencem à flora natural do nosso organismo e na verdade nos trazem benefícios, mas há certos tipos de bactérias que causam infecções e doenças diversas.

Antes do antibiótico para cachorros ser desenvolvido, ele era de uso exclusivo dos humanos. O primeiro antibiótico descoberto foi a penicilina, produzida a partir de um fungo. O antibiótico age matando ou inibindo o metabolismo da bactéria, e sua reprodução, desta forma o sistema imunológico consegue combater a infecção.

 

Tipos de infecções

Leia Mais: Frontline: mata pulgas, piolhos e carrapatos. Entenda como funciona

 

Existem muitos tipos de infecções, e as maneiras de contraí-las são tão diversas quanto.

Não é tão difícil notar quando o cão está apresentando sintomas de uma infecção. Nesses casos é necessário iniciar o mais rápido possível o uso de antibiótico nos cachorros. A infecção bacteriana, geralmente, é seguida de um comportamento de fraqueza, o pet estará mais indisposto, perderá um pouco do apetite. Há também sintomas mais específicos conforme o tipo de infecção bacteriana.

As infecções na pele irão apresentar vermelhidão, feridas, ele irá se coçar com mais insistência, pode aparecer bolhas com secreções, e a pelagem começa a falhar. No caso de infecção no sistema urinário, pode haver sangue na urina do cão ou a urina pode escurecer, ele pode também diminuir as vezes que expele urina, pela dor e dificuldade em fazê-lo, para isso você terá que observar o comportamento do cão.

As infecções bacterianas irão produzir secreção de pus no ouvidos, vão causar mais coceira do que o normal e excesso de cera. Quando o cão passar a vomitar com frequência, ter diarreia ou aparecer sangue nas fezes é um sinal de que ele pode estar com alguma infecção no sistema digestivo. Neste caso a visita ao médico veterinário é imprescindível, pois pode ser necessário um tratamento com antibióticos para cães.

 

antibiotico-para-caes

 

Quando o cão espirrar com frequência, é bom levá-lo ao veterinário, pois pode ser um caso de infecção nas vias respiratórias. Outro sintoma bem característico são convulsões e dificuldade de se locomover quando o cão sofrer de infecção bacteriana no sistema nervoso.

 

Cuidados e perigos dos antibióticos para cachorros

 

É de extrema importância que você tenha em mente que apesar de ser possível notar os sintomas das infecções em casa, é altamente contraindicado aplicar o antibiótico para cães por conta própria.

Somente o veterinário poderá diagnosticar se o cãozinho realmente está sofrendo de uma infecção e se estiver, ele é o único competente para indicar a medicação correta. Todas as infecções precisam ser controladas e tratadas. Uma infecção não cuidada pode se espalhar pelo organismo, chegar a outros órgãos e causar até mesmo o óbito do cão, por causa de uma infecção generalizada.

Para indicar o antibiótico para cachorros certo, o veterinário irá munir-se de um exame laboratorial, que tem o resultado coletado a partir de um teste de cultura e um antibiograma. É necessário ter certeza acerca da infecção para ser tratada com sucesso.

 

antibioticos-para-caes

 

O uso incorreto do antibiótico é extremamente perigoso ao cão. Algumas vezes a bactéria se mostra resistente ao tratamento, mas é necessário continuar o tratamento exatamente como prescrito pelo veterinário.

Tem dono que interrompe a aplicação do antibiótico para cães quando os sintomas desaparecem, antes do término do tratamento. A bactéria não foi totalmente eliminada só porque parou de causar os sintomas, a infecção só será controlada quando o tratamento terminar e isso só quem pode definir é o veterinário.

Se o antibiótico é interrompido antes do prescrito, a bactéria irá multiplicar sua resistência, continuará se multiplicando, e quando o cão voltar a ficar doente apresentando os sintomas da infecção, o tratamento será muito mais difícil porque a bactéria estará resistente àquele medicamento. Siga sempre as orientações veterinárias, pelo bem do seu cãozinho!



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/antibiotico-para-caes/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
antibióticos, cachorros, cães, cão, cuidados, doenças, medicamentos, pets, remédios, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados