Alimentos proibidos para cachorros | CachorroGato

Alimentos proibidos para cachorros

Conheça os alimentos proibidos para cachorros e evite cometer erros na hora de alimentar os seus pets

Os amigos de quatro patas sempre querem tudo o que estamos comendo. E muitas vezes é difícil resistir ao olhar pidão deles. Porém, é sempre importante saber quais são os alimentos proibidos para cachorros, porque mais do que agradá-los, o importante é preservar a saúde deles.

Sabe quando você está degustando chocolate ou uma uva bem fresquinha e ele te pede? Nem pense em dar um pedacinho, pois são grandes vilões e estão no topo da lista de alimentos proibidos para cachorros. O chocolate tem teobromina, uma substância tóxica para animais, o que pode trazer graves consequências a eles. E a fruta em questão, mesmo sendo a uva passa, podem causar infecções renais agudas.

alimentos-proibidos-cachorros

 

Afinal, quais são os alimentos proibidos para cachorros?

Mesmo existindo a ração, a melhor e mais indicada nutrição para os bichanos, ainda há aqueles que pensam em dar algo fora desse “cardápio”, com a ideia de que um pouquinho não fará mal. Mas faz! O miolo do pão, por exemplo, que parece tão inofensivo, pode se expandir no estômago do cão depois de fermentada e causar muita dor abdominal, chegando até a romper o intestino.

Leia Mais: Cães e Gatos x Cigarro – A batalha

Outros dois inimigos e que são alimentos proibidos para cachorros, embora o cheirinho deles refogados seja encantador, são o alho e a cebola. O primeiro destrói as células vermelhas dos pets, enquanto a segunda contem tiossulfato, um componente químico que não faz mal aos humanos nas dosagens usadas, mas que na sua forma natural é usado para a diminuição do teor de cloro e qualquer quantidade para os peludos pode ser fatal. E mais: ambos podem causar anemia neles.

Mais algumas comidas que devem passar longe dos cães são: abacate (tem a substância persina, que desarranja o intestino), café (que afeta os sistemas nervoso e urinário), além de todos os produtos dietéticos, que por possuírem xilitol, causam problemas hepáticos.

 

Ossinhos: eles podem ou estão no grupo dos alimentos proibidos para cachorros?

É difícil achar um pet que não passe horas e horas roendo ou brincando com os ossinhos de couro, seja ele de qual tamanho for. Ele não chega a ser um dos alimentos proibidos para cachorros, mas deve ser consumido com cautela e, principalmente, com a supervisão de alguém. Isto porque ao mastigá-lo, ele vai amolecendo, podendo ser engolidos com facilidade, sem que o bichano tenha controle e bloqueando a sua garganta. Claro que isso não ocorre sempre, por isso às vezes ele merece esse mimo.

Se você tiver dúvidas quanto ao tamanho e tipo do ossinho correto para o seu cão, consulte o veterinário, que saberá indicar o mais adequado. Além disso, há outras opções para agradar ao amigão, como biscoitos, palitinhos, petiscos de carne ou frango e até alternativas naturais.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/alimentos-proibidos/

Categorias:
Alimentação para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
alimentação, alimentos, alimentos proibidos, cachorros, cães, cão, cuidados, doenças, pets, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados