Alimentação para Cães Saudáveis

Alimentação para Cães: o que meu cão deve comer para ficar saudável

Acabei de comprar um cãozinho. Como saber o que ele pode comer? A alimentação para cães é um tema muito discutido. Antigamente, a base da alimentação dos cães vinha de restos de comida e como já diziam nossos avós: “nunca fizeram mal”. Porém, sabemos que não é só para cães, mas também para seres humanos, que uma alimentação balanceada é crucial para seu bom desenvolvimento e também para a manutenção de uma vida saudável.

As rações para cachorros foram desenvolvidas exatamente pela dificuldade de se fazer uma alimentação balanceada para cachorros. Na alimentação para cães é importante sempre usar a ração para cachorros porque é criada com muitos pontos positivos: facilita o equilíbrio alimentar de uma maneira prática e à baixo custo.

Alimentação para cães

Tipos de ração para cachorros

As rações para cachorros são dividias em 4 grupos. Estes são classificadas de acordo com seus componentes e, consequentemente, o seu grau de digestibilidade, ou seja, quanto o cachorro vai aproveitar dos componentes da ração.

Leia Mais: Alimentação industrializada para recém-nascidos – Desmame do cãozinho

As rações para cachorro Populares são as com preço mais acessível, proporcionam uma alimentação para cães incompleta. É como comer todo dia mingau, você não morre de fome, mas não tem uma nutrição adequada.

As rações para cachorro Standards são as chamadas de comercial. Com forte divulgação nas mídias, são as líderes em venda. O carro chefe das grandes marcas tem uma qualidade superior em comparação às populares. Fornecem uma boa alimentação para cães, mas ainda não completamente balanceada para o cachorro.

As rações para cachorro Premium são um tipo mais completo. Promove uma nutrição balanceada. Apenas não é a mais completa devido a diferença de qualidade dos componentes e quantidade de determinados nutrientes que proporcionam a manutenção completa da saúde do cachorro. Fazendo uma analogia rápida: é como comer arroz, feijão e bife.

As rações para cachorro Super Premium realmente são uma versão de ração de qualidade: completa e balanceada. Uma ração considerada super premium tem nutrientes de boa qualidade em uma quantidade pré-determinada, garantindo a qualidade da saúde do seu pet. É como seguir à risca a dieta de um nutricionista, só que com a comodidade de vir em pacotes.

Alimentos complementares à ração do cachorro

Para não limitar o seu pet à apenas saborear uma opção de alimentação, a ração para cachorro pode ser complementada com alguns alimentos que os cachorros podem comer. E outros que não.

Os alimentos que cachorros podem comer são arroz (sempre sem o tempero), frutas não-acidas como melão, mamão, melancia, blueberry e banana, além de vegetais como batata e cenoura. Por fim, carnes (sempre cozidas e sem tempero) como frango sem pele e sem osso, filés de peixe, carne suína, peru e carneiro. É sempre importante escolher partes das carnes sem gordura ao incluir estes componentes na alimentação para cães.

Os alimentos que cachorros não podem comer são, começando pelo maior vilão da saúde do cachorro, o chocolate. Este doce tão ingerido pelos humanos, quando dado como alimentação aos cães, é altamente tóxico e pode causar intoxicação com importantes lesões no fígado. Além de outros alimentos como café, açúcar, cebola, macadâmia, ovo cru, uva-passa e abacate.

Não se esqueça de que mesmo alimentos que todas as raças de cachorros podem comer devem ser dados em quantidade moderada. A alimentação de cães à estes alimentos em exagero pode causar obesidade, uma vez que o animal já faça uma alimentação completa com a ração. Caso queira proporcionar uma alimentação sem ração, composta apenas de alimentos, o ideal é sempre consultar um veterinário para o cálculo correto em relação ao peso e condição de saúde do seu pet.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/alimentacao-caes/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Alimentação para Cães
Tags:
alimentação, cães, cão, dicas, equilíbrio, especialista, essencial, felicidade, indicação, restrição, saudável

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados