Alergias de Cães - Sintomas e tratamentos | CachorroGato

Alergias de Cães - Sintomas e tratamentos

As alergias de cães pode causar muitos incômodos em pets e proprietários. Conheça os sintomas e saiba como tratar o problema

Alergias de cães podem ser causadas por diversos fatores, incluindo causas ligadas à higiene, parasitas e insetos, o que acaba dificultando um pouco a identificação da origem do problema. Apresentando sintomas de irritação, descamação e até feridas na pele do animal, as doenças que causam esse tipo de patologia podem ser desencadeadas por meio de pulgas, piolhos, fungos e carrapatos, além de outros fatores totalmente diferentes, como produtos de limpeza, mofo e fumaça de cigarro, entre outros.

Alergias de cães

Tendo o diagnóstico confiável como um de seus maiores desafios, as alergias de cães não podem ter sua origem ou presença confirmada por meio de exames de laboratório, como no caso de dermatites vindas de fungos ou parasitas, o que acaba levando profissionais a buscarem o método de exclusão como prática principal na determinação de doenças do tipo.

Além de problemas mais óbvios, como coceira permanente, vermelhidão, queda de pêlos e a pele do cão visivelmente irritada sob a pelagem, as alergias caninas podem causar sintomas como perda de apetite e comportamentos atípicos dos cães, que incluem mordidas e lambidas em diferentes partes do corpo do animal. A atenção do dono a esses sintomas também se deve ao fato de que eles podem indicar problemas como a sarna canina, por exemplo.

Alimentos – principalmente os de origem animal – também estão entre as possíveis causas para as alergias de cachorro, já que até mesmo rações específicas podem conter componentes capazes de produzir histaminas (substâncias que desencadeiam alergias).

Certas raças de cachorro, como Beagle, Pastor Alemão, Poodle, Pug, Boxer, Lhasa, Shi-Tzu, Shar-Pei, Bulldog, Dálmata, Schnauzer, Golden Retriever e diferentes nomes da família do Terrier têm uma propenção maior ao surgimento de alergias atópicas, que podem ter inclusive a genética da raça como fator de causa.

Leia Mais: 3 motivos por que meu cachorro está mancando

Observar o ambiente em que o animal vive para que as causas das alergias em cachorros sejam identificadas pode ser uma boa opção para previnir seu pet desse incômodo. No entanto, a visita ao médico veterinário é sempre a melhor pedida quando se trata da saúde de seu amiguinho, até porque, como já foi dito anteriormente, a origem das alergias em cães tem um diagnóstico difícil, e só um profissional pode indicar de maneira adequada como proceder no tratamento do problema.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/alergias-caes/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
alergia, cachorro, cachorros, cães, cão, causas, diversos, doença, fatores, pet, sintomas, tratamentos

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados