Adotar uma cachorra – Quais são as vantagens da fêmea? | CachorroGato

Adotar uma cachorra – Quais são as vantagens da fêmea?

Os benefícios e desvantagens para adotar uma cachorra

Tão importante quanto a decisão de adotar um animal de estimação, a escolha do sexo costuma trazer dúvidas aos futuros proprietários. Afinal, assim como homens e mulheres tem suas diferenças naturais, o mesmo acontece com os cães do sexo masculino e feminino. 

Porém, ao contrário do que acontece com os cachorros machos, em relação as cadelas existem mais dúvidas e receio em adotá-las. Nas próximas linhas vamos apresentar os benefícios e desvantagens de adotar uma cachorra.

Os cães são indicados para todas as idades de pessoas e de todos os estilos de vida. Não importa se é criança, homem ou mulher solteira, família ou um idoso. Porém, a situação de vida pode diferenciar na escolha entre um cachorro macho ou fêmea. O principal ponto é saber se você está apto para adotar uma cadela.

adotar-uma-cachorra

Ao contrário dos cães machos, as cadelas amadurecem mais rápido em seu comportamento diário. Geralmente, os cachorros tem brincadeiras mais agressivas e aparentam ser quase como eternos adolescentes. Além disso, as cachorras não tem a necessidade em demarcar territórios pelos cantos da casa, atitude comum entre os machos.

Outra atitude que diferencia os sexos e sua decisão na hora de adotar uma cachorra é que os machos tem praticamente por instinto natural a necessidade de proteção, o que lhe favorece a ser um cão de guarda e proteger a família. Mas, apesar de não ter essa característica natural, a cachorra pode ser adestrada para conseguir desempenhar essa função tão bem quanto o macho.

Leia Mais: Apelidos para pets: uma lista para ajudar na escolha

Ao mesmo tempo em que essa necessidade natural pode favorecer os machos, outra característica comum entre os cachorros é o espírito em buscar aventuras, o que pode inclusive facilitar para que ele fuja de casa. Nesse sentido, é muito menos provável que uma cachorra deixe seu lar, até por se apegar mais fácil aos membros da família.

Possivelmente a mais sensível diferença entre os machos e as fêmeas e que deve ser levada em consideração na adoção é o período de cio. Neste momento é inevitável haver mudança em suas atitudes. Outro inconveniente é a atração dos machos, porém ela pode ser amenizada com sprays que disfarçam o cheiro de cio da cadela – mas que, lembre-se, só devem ser utilizados sob orientação de um médico veterinário.  Caso não seja de desejo do dono passar por este momento, a castração é a dica mais aconselhável.

Apesar das diferenças entre machos e fêmeas, o mais importante antes de adotar uma cachorra sempre será avaliar as necessidades e as limitações que você tem em seu cotidiano e saber cuidar bem do seu companheiro dia-a-dia.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/adotar-uma-cachorra/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Fases da Vida dos Cães
Tags:
adoção, adotar, cachorras, cachorros, cadelas, cães, desvantagens, pets, vantagens

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados