Adestramento de Filhotes - 6 Vantagens | CachorroGato

Adestramento de Filhotes - 6 Vantagens

Se um novo cãozinho está integrando o seu lar, veja quais as ações importantes a tomar quando o assunto é educação e adestramento de filhotes

Há pessoas que não levam a sério o adestramento de um cão, mas assim como é muito importante pensar nas vacinas, na alimentação saudável, nos brinquedos para deixá-los sempre ativos, também é muito importante para convívio familiar e social a preocupação com a educação dele. E o ato de tornar, desde pequenos, os cães mais bem educados, mais disciplinados e obedientes dá-se o nome de adestramento de filhotes. Tome nota e continue lendo!

Se você acabou de integrar um animal de estimação ao lar, leve em conta o adestramento de filhotes, além de dar ao seu cão instruções de como se portar em cada momento, você também vai indicar para ele em que momento é a hora de brincar, a de esperar e a de obedecer. O seu cachorro precisa entender que o (a) líder na matilha é você, e não ele.


adestramento-filhotes


É como se você estivesse educando uma criança quanto ao comportamento social e a sua autoridade sobre ela. Crianças sempre testam os limites dos adultos para saberem até onde podem ir, e o mesmo acontece com um cãozinho, pois é neste momento que você precisa ensiná-lo o que pode e o que não pode ser feito, mostrando, assim, que a sua autoridade deve ser obedecida. Ah, não confunda autoridade com autoritarismo, é bem diferente! Na autoridade você ensina aos que estão em fase de crescimento aquilo que deve ou não fazer em determinadas situações ou circunstâncias.

Leia Mais: Venda de Cães - Saiba onde comprar seu pet

Alguns comandos básicos podem ser realizados pelo próprio dono, como por exemplo:


  • Senta

Nesta ação você ensina ao seu cão a relação entre controle e obediência, você dá o comando e ele obedece;


  • Deita

Estabelece-se com o cão o princípio da hierarquia na matilha e, como dono, você consegue controlar as ações dele;


  • Aqui

Você ensina como o seu animal vai se aproximar de você e se sentar;


  • Junto

É o comando dado ao cão para que ele ande ao seu lado esquerdo, esta ação é muito comum e útil para quando você quer levá-lo para passear;


  • Fica:

Neste momento, você vai ensinar ao seu cãozinho a ficar no lugar em que foi deixado e na posição que ele foi ordenado, como por exemplo, sentado ou deitado.


Entretanto, comandos especiais são apenas realizados por quem conhece profundamente as técnicas de adestramento. É verdade que adestramento não é uma opção barata, mas se você pensar no custo x benefício vai entender que vale a pena e que acima de tudo adestrar o seu filhote vai passar a ser para você uma opção inteligente e muito menos custosa e menos constrangedora. Por quê? Você vai perceber que educando o seu cão isso vai te poupar o desgaste de ser liderado por ele.

Agora, embora a nossa intenção aqui seja a de falar de adestramento de filhotes, existem ações também para cães adultos, especialmente, para aqueles em que te colocam em uma “baita sinuca de bico” que são os que pulam nas pessoas, mexem no jardim, fogem com o portão aberto e que não fazem as necessidades em locais corretos. Para todas essas ações e também para trabalhar a questão física e mental deles existe adestramento para cães adultos.

Não existe a idade certa, existe é a idade ideal. O ideal é que o adestramento comece quando ainda são filhotes, entretanto, vale lembrar que alguns cães não tiveram essa oportunidade quando pequenos e não podemos fechar os olhos para esta circunstância. Se este é o seu caso, procure um especialista para trabalhar com os adultos.

Nos pequenos, a melhor idade para o adestramento de filhotes de cachorro é mais ou menos aos dois meses de idade, período em que eles ainda não têm ideia do que é certo ou errado e estão testando você, exatamente, como falamos, como uma criança. Assim, repreender na hora certa e elogiar são atitudes fundamentais para começar a dizer ao seu cão o que é certo ou errado e também, automaticamente, adestrá-los.


Como funciona o adestramento de filhotes?

 

O adestramento de um cão filhote começa com atitudes simples e básicas. Vamos por etapas! Se você acabou de integrar o cão à família, você já sabe que ele precisa ter um espaço que seja só dele para poder dormir e fazer as refeições, certo?! Então, este espaço precisa se tratado com atenção e muito carinho, pois é onde ele vai se voltar toda hora que quiser acolhida e para se alimentar.

Além disso, cães filhotes sentem muito sono e volta e meia vão querer tirar uma “soneca” e esta é a hora em que você deve colocá-lo na cama para que ele entenda que há um local para fazer isso. Pronto, você já começou a fazer o adestramento do seu filhote em casa. Por isso, vamos pensar de forma lógica! Se ele vai para este local procurar abrigo, proteção e alimento, por que não começar a adestrar por aí?



Os principais comandos para o adestramento dos filhotes nós colocamos no início do texto, entretanto, queremos chamar a sua atenção para outras ações importantes e que, para além daquelas que já foram citadas, também existem outras que você pode fazer por eles.

Recapitulando,

Uma parte você sabe que nós colocamos acima que são; senta, deita, aqui, junto e fica. Agora, vamos ver o que você também pode fazer para além deste comando:

 

  • Evitar com que o cão fique pulando em cima dos outros e de você. Isso é uma situação muito chata e, por vezes, constrangedora em ver o nosso cão pulando nas pessoas. Entenda, não pulando em você, ele também não vai pular em outras pessoas;


  • Aprender a usar a coleira, antes que isso se torne praticamente impossível. Toda vez que você colocar a coleira no seu filhote e ele caminhar com você, ao seu lado, você pode dar uma recompensa a ele, caso não obedeça, pare de caminhar e espere que ele olhe para você e espere pelo seu comando;


  • A relação de ação x recompensa. Os filhotes precisam entender que para toda ação sua e dele existe uma recompensa para aquilo que for certo de ser feito;

 

Quais as vantagens de adestrar os filhotes?

 

Bom, como já vimos existem muitas vantagens em se adestrar os filhotes, especialmente, se você não quer que o seu cão seja o líder da matilha da sua casa. Lembre-se o (a) líder da matilha é você, ninguém além de você, certo?!

No mais, outras vantagens importantes são percebidas quando adestramos cães filhotes, veja só:

 

  • Por ele ser filhote e estar em fase de aprendizado, com certeza, ele vai absorver tudo o que for passado para ele;


  • Como os filhotes sentem mais fome do que os adultos, especialmente, porque estão em fase de formação óssea e orgânica, esta é uma ótima oportunidade para você ensiná-lo através dos comandos de ação x recompensa;


  • E como estão em fase de formação óssea também éótimo para comando como senta e deita, já que eles ainda têm dificuldade de ficarem em pé;


  • Ensine o seu cãozinho a pegar a ração da sua mão, ele, naturalmente, quando estiver com fome, vai te dar a patinha. Não é legal?!;


  • Como você está ensinando ao seu filhote, não terá medo dele tentar se impor, diferentemente se o cão for adulto, quando é preciso muita cautela quando ele é contrariado e pode avançar em você porque não foi adestrado;


  • Outra coisa interessante é que como ele é um novo membro na família, todos estão animados em ajudar a adestrá-lo, o que naturalmente, com o tempo, vai passando. Este é um ponto importantíssimo de você observar porque levar em conta a sua disposição para adestrar é muito importante. É como uma criança, um filho! Um filho que deve ser educado e disciplinado para o bem de todos.


Então, leve a sério quando o assunto for adestramento dos filhotes, porque quem mais vai ganhar com esta ação de educação é o seu cãozinho e toda a sua família. Ah, sem esquecer que quando você estiver com ele passeando na rua o comportamento dele com você e com os outros vai ser exemplar.

Lembre-se sempre, adestramento está ligado diretamente ao estilo de vida que você quer levar com o seu cão adulto. Para toda ação de adestramento há também uma recompensa de uma vida mais tranquila.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/adestramento-filhotes/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Fases da Vida dos Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
adestramento, cachorros, cães, cão, comportamento, dicas, filhotes, pets, técnicas

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados