Entenda a Adenovirose e previna seu pet | CachorroGato

Entenda a Adenovirose e previna seu pet

Saiba que tipos de doença são desencadeados em função da adenovirose e como prevenir seu cão destes problemas

Responsável por uma série de problemas incômodos na vida de cães, a adenovirose é causada pelo adenovírus, que é dividido em dois subtipos, I e II. Provocando problemas respiratórios graves nos animais, entre outros, esse vírus é um dos principais desencadeadores de doenças como a Hepatite Infecciosa Canina e a famosa Tosse dos Canis, também chama de gripe dos cães.

Uma série de fatores pode contribuir para o surgimento da adenovirose canina, e a convivência em ambientes com muito animais, falta de higiene e baixa imunidade do cachorro fazem parte do grupo de facilitadores das doenças geradas pelo adenovírus. No entanto, por ser facilmente transmitido, o vírus também pode acometer um cão que entre em contato com ambientes e objetos que tenham sido usados por um animal doente.

Pet shops, parques, hotéis para pets e até clínicas veterinárias entram no grupo de locais de risco, assim como objetos de uso de um animal contaminado, incluindo bebedouros, tigelas e brinquedos. Cada uma das classes da adenovirose é responsável pelo aparecimento de problemas específicos e diferentes, sendo ele dividido em Adenovírus Tipo I e Adenovírus Tipo II.

adenovirose

A única maneira segura de prevenir um cão deste perigoso vírus é por meio da aplicação da vacina polivalente - que também imuniza os cachorros de problemas graves como parvovirose, coronavirose e leptospirose, entre outros - e deve ser administrada aos cães ainda filhotes, que tenham mais de 60 dias de vida. Conheça, a seguir, as principais doenças causadas pela adenovirose em cada um dos seus subtipos.

 

Leia Mais: Cães e Gatos x Cigarro – A batalha

Adenovírus Tipo I

É o principal causador da Hepatite Infecciosa Canina, que tem os cães jovens e não vacinados como os mais atingidos. Causando sintomas que incluem vômitos, diarreia, falta de apetite, cansaço, dores abdominais, presença de sangue nas fezes e febre, a doença é complicada e de fácil transmissão. Em casos mais graves, pode afetar o sistema neurológico dos cães e desencadear sinais como depressão, convulsões e coma, podendo ser fatal.

Adenovírus Tipo II

É um dos agentes que desencadeia a Tosse dos Canis nos animais, também conhecida como gripe canina, provocando complicações no trato respiratório dos cachorros. Crises de tosse seca e constante, além de espirros, são os principais sintomas da doença; que também pode se desenvolver e provocar febres, anorexia, secreções nasais e muita apatia. Em casos não tratados, o problema pode evoluir para uma pneumonia, que pode levar o cão à morte.

 

Estando atento aos sintomas da adenovirose canina, em sinal de qualquer sintoma de que há algo estranho no comportamento do seu pet, não perca tempo e consulte seu veterinário de confiança.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/adenovirose/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
adenovirose, cachorros, cães, cuidados, doenças, pets, saúde, viroses

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados